Duvida sobre colunas home cinema
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 10 fev 2015, 18:45
Duvida sobre colunas home cinema
Boa tarde!!
Podem me dizer como calculo a tensao, tendo como valores 10W e 8Ohms?
São colunas de home cinema
Já agora, qual a tensao media destes sistemas de som?
é corrente continua ou alternada?
Não tou conseguindo medir com o multimetro...
Muito Obrigado!
Podem me dizer como calculo a tensao, tendo como valores 10W e 8Ohms?
Já agora, qual a tensao media destes sistemas de som?
é corrente continua ou alternada?
Não tou conseguindo medir com o multimetro...
Muito Obrigado!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Duvida sobre colunas home cinema
Respostas muito genéricas a azul. Rever o assunto relacionado com o som. As dúvidas que coloca, são demasiado superficiais.GreenSpider Escreveu:Boa tarde!!
Podem me dizer como calculo a tensao, tendo como valores 10W e 8Ohms? a tensão é variável de acordo com o amplificador.
Já agora, qual a tensao media destes sistemas de som? variável no tempo, com a forma da onda so som a reproduzir e de amplitude dependendo da potência sonora debitada
é corrente continua ou alternada? alternada...
Não tou conseguindo medir com o multimetro... nem vai poder medir... só estiver a sair um sinal puramente sinusoidal, a 50Hz...que fica na faixa dos baixos...
Muito Obrigado!
Boas GreenSpider,
permita-me que lhe pergunte para que fim deseja calcular/medir a tensão média de um sistema de som?
Caso deseje visualizar a amplitude e a frequencia dos sinais numa coluna (altifalante) de som deverá usar um osciloscópio.
Um abraço
permita-me que lhe pergunte para que fim deseja calcular/medir a tensão média de um sistema de som?
Caso deseje visualizar a amplitude e a frequencia dos sinais numa coluna (altifalante) de som deverá usar um osciloscópio.
Um abraço
-
Muito obrigado pela ajuda!nelmindo Escreveu:Respostas muito genéricas a azul. Rever o assunto relacionado com o som. As dúvidas que coloca, são demasiado superficiais.GreenSpider Escreveu:Boa tarde!!
Podem me dizer como calculo a tensao, tendo como valores 10W e 8Ohms? a tensão é variável de acordo com o amplificador.
Já agora, qual a tensao media destes sistemas de som? variável no tempo, com a forma da onda so som a reproduzir e de amplitude dependendo da potência sonora debitada
Não tou conseguindo medir com o multimetro... nem vai poder medir... só estiver a sair um sinal puramente sinusoidal, a 50Hz...que fica na faixa dos baixos...
Muito Obrigado!
Eu estou agora iniciando a aprendizagem sozinho sobre eletricidade e sempre que tenho duvidas vou pesquisando e aprendendo
Por exemplo neste caso, se não se consegue usar o multimetro para ver a tensao, como posso identificar a polaridade dos cabos? não se consegue ver no multimetro se ta numa tensao negativa ou positiva...
outra questão, eu liguei em paralelo uma coluna de 10W e 8Ohms a uma outra que vem incluida no sistema home cinema (5+1subwoffer) cada uma delas com 4ohms e 8w... será que estou a prejudicar? Na pratica, o som estou bom! nada de ruidos e interferencia por ter ligado a outra coluna
No caso dos auto radios, a corrente tambem é alternada nas colunas?
-
Estou so a aprender com vocesjustme Escreveu:Boas GreenSpider,
Um abraço

- nelmindo
- Team Apoio
Mais uma vez, é alternada. Se não fosse alternada, a membrana não se mexia. Pode alegar que tem componente continua, mas a membrana iria ter uma posição média fora da posição quando está desligada.GreenSpider Escreveu:Muito obrigado pela ajuda!nelmindo Escreveu:Respostas muito genéricas a azul. Rever o assunto relacionado com o som. As dúvidas que coloca, são demasiado superficiais.GreenSpider Escreveu:Boa tarde!!
Muito Obrigado!
Eu estou agora iniciando a aprendizagem sozinho sobre eletricidade e sempre que tenho duvidas vou pesquisando e aprendendo
Por exemplo neste caso, se não se consegue usar o multimetro para ver a tensao, como posso identificar a polaridade dos cabos? não se consegue ver no multimetro se ta numa tensao negativa ou positiva...
outra questão, eu liguei em paralelo uma coluna de 10W e 8Ohms a uma outra que vem incluida no sistema home cinema (5+1subwoffer) cada uma delas com 4ohms e 8w... será que estou a prejudicar? Na pratica, o som estou bom! nada de ruidos e interferencia por ter ligado a outra coluna
No caso dos auto radios, a corrente tambem é alternada nas colunas?
A questão de cumprir a polaridade na maioria dos casos é para o som não ser anulado por outra de polaridade contrária. É muito raro, porque precisam de se reunir a condições ideais para isso acontecer, mas se resolvermos o problema à cabeça, não vamos ter surpresas depois.
Boas,...outra questão, eu liguei em paralelo uma coluna de 10W e 8Ohms a uma outra que vem incluida no sistema home cinema (5+1subwoffer) cada uma delas com 4ohms e 8w... será que estou a prejudicar? Na pratica, o som estou bom! nada de ruidos e interferencia por ter ligado a outra coluna...
Essa é uma coisa que não deve fazer se não for aconselhado pelo fabricante do sistema ou não souber qual a impedancia de saida da fonte de sinal (amplificador). Isto porque ao fazer o paralelo de duas resistencias (altifalantes) de 4 Ohms tem como resultante uma resistencia de 2 Ohms, o que sobrecarrega o amplificador caso não esteja preparado para um impedancia tão baixa. Corre o risco de queimar o amplificador se o mesmo não tiver proteções internas. Este risco aumenta á medida que aumenta o volume (potencia de saida) do som.
Sim a corrente nas colunas deve ser alternada para que possa vibrar com a finalidade de produzir sons....No caso dos auto radios, a corrente tambem é alternada nas colunas?
Um abraço
PS Na verdade o assunto deste topico pertence à area de eletronica pelo que devia ser transferido para aí.
-
Muito obrigado pelas vossas respostas, estao me ajudar bastante
Mais umas duvidas se poder ser
1-Da para saber qual a impedancia minima que o amplificador suporta? ou so mesmo atraves do fabricante?
2-No caso da corrente no autoradio do carro para as colunas, eu posso medir a tensao certo? pk aí ja devo ter as tais frequencias que o multimetro le... mas qual a melhor forma de usar o multimetro para medir a tensao, usar as pontas de prova com a colunas desligadas dos fios e o radio ligado, ou pode se mesmo medir com as colunas ligadas aos fios?
1-Da para saber qual a impedancia minima que o amplificador suporta? ou so mesmo atraves do fabricante?
2-No caso da corrente no autoradio do carro para as colunas, eu posso medir a tensao certo? pk aí ja devo ter as tais frequencias que o multimetro le... mas qual a melhor forma de usar o multimetro para medir a tensao, usar as pontas de prova com a colunas desligadas dos fios e o radio ligado, ou pode se mesmo medir com as colunas ligadas aos fios?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
GreenSpider Escreveu:Muito obrigado pelas vossas respostas, estao me ajudar bastante
1-Da para saber qual a impedancia minima que o amplificador suporta? ou so mesmo atraves do fabricante?sim, tem que ver as caracteristicas do amplificador...o fabricante pode informa-lo
2-No caso da corrente no autoradio do carro para as colunas, eu posso medir a tensao certo? pk aí ja devo ter as tais frequencias que o multimetro le... mas qual a melhor forma de usar o multimetro para medir a tensao, usar as pontas de prova com a colunas desligadas dos fios e o radio ligado, ou pode se mesmo medir com as colunas ligadas aos fios?não, como lhe foi dito anteriormente só com um osciloscopio.....o multimetro não tem capacidade para ver correntes alternas que "rodam" em altas frequencias
Jaime Reis
-
Acerca do autoradio, li varias vezes na net sobre como identificar a polaridade dos cabos e fala sempre em ver a tensao neles, se der - é porque esta invertido... entao como poderei identificar os cabos, positivo e negativo??jaimereis Escreveu:GreenSpider Escreveu:Muito obrigado pelas vossas respostas, estao me ajudar bastante
1-Da para saber qual a impedancia minima que o amplificador suporta? ou so mesmo atraves do fabricante?sim, tem que ver as caracteristicas do amplificador...o fabricante pode informa-lo
2-No caso da corrente no autoradio do carro para as colunas, eu posso medir a tensao certo? pk aí ja devo ter as tais frequencias que o multimetro le... mas qual a melhor forma de usar o multimetro para medir a tensao, usar as pontas de prova com a colunas desligadas dos fios e o radio ligado, ou pode se mesmo medir com as colunas ligadas aos fios?não, como lhe foi dito anteriormente só com um osciloscopio.....o multimetro não tem capacidade para ver correntes alternas que "rodam" em altas frequencias
- nelmindo
- Team Apoio
É respeitar as cores, mas uma das técnicas (mas pode não funcionar, porque depende dos circuitos electrónicos internos) é verificar a continuidade com o chassi exterior do autorádio. Geralmente esse é o "pólo" negativo. Volto a dizer a corrente de saída para a colunas é alternada, mas é imaginar que o sistema se comporta como se um dos condutores fosse ligado ao terra como na distribuição de energia eléctrica nas nossas casas. O neutro está ligado ao planeta terra...GreenSpider Escreveu:Acerca do autoradio, li varias vezes na net sobre como identificar a polaridade dos cabos e fala sempre em ver a tensao neles, se der - é porque esta invertido... entao como poderei identificar os cabos, positivo e negativo??jaimereis Escreveu:GreenSpider Escreveu:Muito obrigado pelas vossas respostas, estao me ajudar bastante
A polaridade nas colunas não é importante, desde que seja igual para todas!!! Se fizer mal numa, tem que fazer mal nelas todas. As colunas não avariam por isso...
- nelmindo
- Team Apoio
e isso de lêr na internet, muito cuidado com as informações encontradas na rede. É como andar à pesca, na rede aparece de tudo...
por exemplo, estes textos nem sei por onde pegar: http://campodocs.com/tudosobre/artigo-537.html
http://forum.caraudiopt.com/index.php?topic=1344.5;wap2
Um à parte, o mundo do som é tão amplo e melindroso, que por vezes é muito difícil convencer determinadas pessoas, que determinadas acções não valem o esforço, mas há pessoas que continuam a enterrar dinheiro à procura do som diamantino (melhor que cristalino...)...
Mas isto é tema para um tópico na pasta "conversas de café"...
por exemplo, estes textos nem sei por onde pegar: http://campodocs.com/tudosobre/artigo-537.html
http://forum.caraudiopt.com/index.php?topic=1344.5;wap2
Um à parte, o mundo do som é tão amplo e melindroso, que por vezes é muito difícil convencer determinadas pessoas, que determinadas acções não valem o esforço, mas há pessoas que continuam a enterrar dinheiro à procura do som diamantino (melhor que cristalino...)...
Mas isto é tema para um tópico na pasta "conversas de café"...
-
Podes ler me este link no 9º post
http://www.htforum.com/forum/threads/de ... ios.56975/
Como é possivel o senhor ter medido a tensão aí? "Resultado: mediu aprox. + 3 Volts"
Mais uma vez obrigado!!
Como é possivel o senhor ter medido a tensão aí? "Resultado: mediu aprox. + 3 Volts"
Mais uma vez obrigado!!
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
GreenSpider Escreveu:Podes ler me este link no 9º post
Mais uma vez obrigado!!
bom....o que ele mediu foi um valor qualquer....como já lhe disseram ...medir a saida de um amplificador com um multimetro não vai conseguir ver nada pois alem de ser corrente alterna, não tem polaridade, estamos a falar de gamas de altas frequencias...um multimetro vulgar NÂO mede isso....só com um osciloscopio...
agora se quer "bater" a fiarada, pode usar uma pilha como sugerido...mas com o autoradio DESLIGADO das colunas....
Jaime Reis
-
Vocês têm toda razão... fui tirar as duvidas eu mesmo e de facto não existe tensao entre os dois cabos de cada alto falante, e reparei k não ha polaridade, medi cada cabo separadamente com a ponta de prova preta no cabo ground do carro e todos os cabos deram 12 V mesmo os cabos supostamente negativos...
Outra coisa que reparei foi que medindo a tensao entre o positivo e o negativo em DC, com a ponta vermelha no cabo positivo e a ponta preta no cabo negativo, aparece um sinal - 0.01 no multimetro e trocando aparece 0.01, ou seja devia ser ao contrario, porque será que aparece estes valores?
Outra coisa que reparei foi que medindo a tensao entre o positivo e o negativo em DC, com a ponta vermelha no cabo positivo e a ponta preta no cabo negativo, aparece um sinal - 0.01 no multimetro e trocando aparece 0.01, ou seja devia ser ao contrario, porque será que aparece estes valores?