escolha de diferencial...
- Miguel Alves
- Aprendiz
- Registado: 16 fev 2009, 19:07
- Been thanked: 9 times
escolha de diferencial...
Boa tarde a todos os colega.
estou aqui com uma duvida... Pediram-me pra fazer o pedido de certificação de uma garagem á Certiel.
a potencia contratada é 3,45 Kva, ao fazer a medição da terra de proteção tenho o valor de 78,2 Ohmios , agora a minha duvida é qual o diferencial indicado e se este valor de terra é aceitável...?
Miguel Alves
estou aqui com uma duvida... Pediram-me pra fazer o pedido de certificação de uma garagem á Certiel.
a potencia contratada é 3,45 Kva, ao fazer a medição da terra de proteção tenho o valor de 78,2 Ohmios , agora a minha duvida é qual o diferencial indicado e se este valor de terra é aceitável...?
Miguel Alves
Re: escolha de diferencial...
Boas,
um com sensibilidade inferior a 640mA.
O valor padrão imediatamente inferior é 500mA.
Um abraço
um com sensibilidade inferior a 640mA.
O valor padrão imediatamente inferior é 500mA.
Um abraço
A tensão de referência é de 50 V agora?
Mesmo assim aconselho um diferencial de
300mA e 40A de corte
Mesmo assim aconselho um diferencial de
300mA e 40A de corte
Depende das situações, para este caso e sem mais pormenores que levem a pensar na referencia mais rigorosa (25V) a referencia serão os 50 V.zegogas Escreveu:A tensão de referência é de 50 V agora? ...
Um abraço
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Esse valor é aceitável ou até superior,
Coloque um Int/diferencial 300MA/40A
Para dormir descansado um 30/MA/40A - Mais uns euros o cliente paga!
Cumprimentos
Coloque um Int/diferencial 300MA/40A
Para dormir descansado um 30/MA/40A - Mais uns euros o cliente paga!
Cumprimentos
- Miguel Alves
- Aprendiz
- Registado: 16 fev 2009, 19:07
- Been thanked: 9 times
-
- Curioso
- Registado: 12 fev 2015, 23:06
diferencial
Bom dia a todos.
Gostaria de fazer uma pergunta.
Ao fazer a instalação de um quadro eléctrico novo e que vá ser certificado este precisa entre outras coisas um corte logo à entrada depois do limitador, até ai tudo. Até este ponto eu entendo, claro que como agora a EDP não instala limitador diferencial nós técnicos temos de o fazer, e ai está a minha questão, numa habitação com um contrato de 6,90kva depois do limitador eu terei de instalar um diferencial de 40, mas porquê?
Peço desculpa pela ignorância
Ao fazer a instalação de um quadro eléctrico novo e que vá ser certificado este precisa entre outras coisas um corte logo à entrada depois do limitador, até ai tudo. Até este ponto eu entendo, claro que como agora a EDP não instala limitador diferencial nós técnicos temos de o fazer, e ai está a minha questão, numa habitação com um contrato de 6,90kva depois do limitador eu terei de instalar um diferencial de 40, mas porquê?

- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: diferencial
Lá por a EDP instalar antigamente DCP com função diferencial, a instalação não ficaria automaticamente dispensada de ser protegida com diferencial a jusante!!! A função diferencial do DCP da EDP era pra proteger os interesses económicos dela e não do cliente... e muito menos proteger as pessoas contra contatos indiretos...Carlos Sousa Escreveu:Bom dia a todos.
É obrigado a instalar diferencial de 40, porque a instalação deve ter sido certificada para um potência que assim obriga.
-
- Curioso
Obrigado pela sua resposta.
No entanto eu fiz pergunta porque a minha entidade patronal que é "Eng. Electrotécnica" fez uma questão que passo a citar. " se eu tenho o diferencial da companhia a 30 porque tenho de instalar um diferencial a 40 e qual a diferença de um para o outro"? E depois de uma pergunta destas fiquei sem saber responder pelo menos à diferença, eu até entendo a pergunta porque se tem o diferencial da companhia porque tem de instalar outro?
E não tem de instalar diferencial só quando o limitador não é diferencial?
No entanto eu fiz pergunta porque a minha entidade patronal que é "Eng. Electrotécnica" fez uma questão que passo a citar. " se eu tenho o diferencial da companhia a 30 porque tenho de instalar um diferencial a 40 e qual a diferença de um para o outro"? E depois de uma pergunta destas fiquei sem saber responder pelo menos à diferença, eu até entendo a pergunta porque se tem o diferencial da companhia porque tem de instalar outro?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Não. Como já foi dito tem que instalar sempre, bastando que a instalação seja em regime TT. Em caso de acidente, vai imputar culpas a um dispositivo da propriedade de terceiros e que nem sequer está dimensionado para a instalação?Carlos Sousa Escreveu:Obrigado pela sua resposta.
No entanto eu fiz pergunta porque a minha entidade patronal que é "Eng. Electrotécnica" fez uma questão que passo a citar. " se eu tenho o diferencial da companhia a 30 porque tenho de instalar um diferencial a 40 e qual a diferença de um para o outro"? E depois de uma pergunta destas fiquei sem saber responder pelo menos à diferença, eu até entendo a pergunta porque se tem o diferencial da companhia porque tem de instalar outro? A razão já foi dada. O da EDP não é para proteger pessoas, animais e bens.
-
- Curioso
Muito obrigada pela resposta
Um bom fim de semana.
Cumprimentos, Carlos Sousa
Um bom fim de semana.
Cumprimentos, Carlos Sousa
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 mar 2015, 09:35
-
- Curioso
- Registado: 18 mar 2013, 22:42
Instalações que disponham de zonas consideradas temporariamente húmidas, convém , no mínimo 30mA...nelmindo Escreveu:Depende.Marco Maia Escreveu:Um Int/diferencial 300MA é o mais indicado !