Ajuda , motor trifásico

Responder
ferreiraa
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2014, 20:44

Ajuda , motor trifásico

Mensagem por ferreiraa »

Amigos, tenho 2 motores 220-380 num compressor já com uns 15 anos que comprei há uns meses. Um deles fazia disparar o quadro, deixou-se desligado porque o compressor podia trabalhar bem só com um, são 2 cabeças separadas.
O outro motor funcionou bem durante umas 2 semanas, o tempo que o tenho vindo a usar, até que ouvi um barulho quando parou, abri e tá queimado, vê-se mesmo que ardeu. Aproveitei e abri o que estava desligado, não se ve absolutamente nada de errado, fiz teste de continuidade e dá valores aceitáveis e não está em curto. 3 ohms em 2 das bobinas, 2,5 ohms na terceira, penso ser aceitável. O que poderá causar isto? Na caixa tem estas chapas assim, acho que estão bem para 380 e os fios das duas fases e neutro se tivessem sido mal ligados, ou não andava ou podia andar pro lado errado, certo? Imagem

já agora, tenho aqui outro motor,Imagem
os 3 fios de baixo estão todos encostados numa "carapuça". Isto já vinha assim, é um motor 220-380 de uma máquina de lavar à pressão. Não sei se estaria a trabalhar em mono ou trifásico... podem dar uma ajuda? Obrigado
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Ajuda , motor trifásico

Mensagem por jaimereis »

já mediu com um mega para despiste de defeito de isolamento?

esse valor de enrolamento é muito subjectivo, nós não sabemos a potencia do motor....e depende de construtor para construtor....
Jaime Reis
ferreiraa
Curioso
Curioso

Mensagem por ferreiraa »

Olá, vou postar aqui a foto das chapinhas dos 2 motores, a minha área é a mecânica e pintura, faço instalações mas de 6 e 12 volts, electrónica e electricidade são áreas que domino muito pouco, tenho apenas alguns meses de estudo em electrónica e um diploma de montagem de hardware e soldadura smd.
O que é essa técnica de medir com um "Mega"?
JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

"Mega"
um ohmímetro que serve para medir resistências altas neste caso para testar alguma fuga á terra/carcaça
ferreiraa
Curioso
Curioso

Mensagem por ferreiraa »

Obrigado, lembrei-me de pesquisar pela net só depois de fazer a pergunta, há pelo menos um à venda mas só para testar uma vez ou duas não me compensa.
É de excluir a dúvida sobre a possiblidade de ser a humidade criada pelo orvalho causar esta avaria nao é? O motor esteve a funcionar debaixo de um telheiro, não se nota lá qualquer humidade em volta...
Aqui está a chapa desse motor Imagem

Aproveitando para perguntar sobre o outro da máquina de lavar, cuja ligação não sei descobrir, está aqui a chapa dele:
Imagem
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Viva.
Com o mesmo aparelho que usou para leitura de continuidade entre bobines, pode verificar
entre cada bobine e o ponto de aperto da linha de terra dentro da caixa de ligações do motor; a diferença
de 0,5 Ohm entre bobinagens pode ser já um indicio de qualquer coisa...

O facto de esses motores terem escrito 220V, não significa que são monofásicos... ou que possam ser ligados em monofásico.

Aparentemente, aos fios Azul, Vermelho e Branco ligam as três fases, uma em cada fio. As outras pontas,
as que têm a "carapuça" estâo ligadas em estrela; esta faz o mesmo que as chapinhas no 1º motor

Cps
A. Castro
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas,

Como diz o CF,Lda não é normal essa difereça de 0,5 ohms. Pode ser indicador de espiras em curto. Volte a medir novamente as resistencias das bobinas tentando estabelecer bem os contactos entre as pontas do aparelho de medida e os terminais do enrolamento.
Entretanto esclareça que proteção disparava: disjuntor ou diferencial?

Quanto à questão do motor da maq. de lavar ligue cada uma das 3 fases a cada uma das pontas soltas. As outras 3 pontas que estão shuntadas assim se devem manter. Se o motor estiver bom deve funcionar.

Um abraço
Responder

Voltar para “Dúvidas”