Anti geada caseiro
Anti geada caseiro
Bom dia, sou um agricultor e não eletricista.
Estou a tentar fazer um sistema anti geada caseiro.
Comprei um termostato evco EVK201N7 com sonda alguém me poderia dar uma ajuda de como ligar o termostato a uma electroválvula.
Estou a tentar fazer um sistema anti geada caseiro.
Comprei um termostato evco EVK201N7 com sonda alguém me poderia dar uma ajuda de como ligar o termostato a uma electroválvula.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Anti geada caseiro
Boas
É ligada em série, mas atenção à tensão da electroválvula.
Cump.
Mário
É ligada em série, mas atenção à tensão da electroválvula.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas, pois bem, o mini projeto consiste num termostato que irá ativar uma electroválvula de 1", a qual será alimentada por uma bomba espa de 4cv a funcionar com uma pressão de 6 bars. A agua será conduzida por cerca de 1400m de tubo polietileno de 25mm colocado sobre postes a 3m de altura onde estarão instalados aspersores da flliper para nebulização com um consumo de 30l/h.
Os mesmos irão fazer a nebulização da cultura a partir do 0C até +1C.
Já agora são 7ha de kiwi, mas como já referi não sou eletricista, se conseguir fazer a instalação elétrica ótimo se não logo peço a um eletricista mas gosto de arriscar; na pior das hipóteses queimo algum válvula o termostato. Por isso vim pedir ajuda aos caríssimos membros deste fórum.
Os mesmos irão fazer a nebulização da cultura a partir do 0C até +1C.
Já agora são 7ha de kiwi, mas como já referi não sou eletricista, se conseguir fazer a instalação elétrica ótimo se não logo peço a um eletricista mas gosto de arriscar; na pior das hipóteses queimo algum válvula o termostato. Por isso vim pedir ajuda aos caríssimos membros deste fórum.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Uma situação a ter cuidado é que a agua a 0ª começa a solidificar (congela). Depois de passar o ponto de orvalho a tubagem deve ficar vazia para não congelar a água nos tubos e aspersores.
Deves de ter mais que um circuito de agua, dado que a extensão ainda é grande.
Cump.
Mário
Uma situação a ter cuidado é que a agua a 0ª começa a solidificar (congela). Depois de passar o ponto de orvalho a tubagem deve ficar vazia para não congelar a água nos tubos e aspersores.
Deves de ter mais que um circuito de agua, dado que a extensão ainda é grande.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Desculpe a minha insistencia mas é para ligar a válvula quando a temperatura sobe a cima dos +1 ou quando desce abaixo desse valor?
A. Castro
Desculpe a minha insistencia mas é para ligar a válvula quando a temperatura sobe a cima dos +1 ou quando desce abaixo desse valor?
CpsMarko8 Escreveu: Os mesmos irão fazer a nebulização da cultura a partir do 0C até +1C.
A. Castro
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Quando for menor.CF,Lda Escreveu:Vivam.
Desculpe a minha insistencia mas é para ligar a válvula quando a temperatura sobe a cima dos +1 ou quando desce abaixo desse valor?CpsMarko8 Escreveu: Os mesmos irão fazer a nebulização da cultura a partir do 0C até +1C.
A. Castro
Cump.
Mário
boas, o que eu quis dizer é que o sistema de nebulização desliga a +1C e é acionado a 0C no ponto de fusão.
Neste momento tenho já 1,5ha meio plantado e está quase todo queimado da geada.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam
Esse termostato está preparado para fazer o contrário daquilo que pretende: está preparado para ligar quando
a temperatura sobe e não o contrário. trata-se de um termostato de controlo de refrigeração...
Na minha opinião não é aconselhavel utilizar para o efeito o contacto normalmente fechado do relé de saída para evitar,
em caso de avaria do dito cujo, que a valvula esteja permanentemente ligada.
Outra dúvida que me surgiu entretanto: o que vai controlar a bomba? Quando a valvula fechar a água, a bomba vai
continuar a trabalhar ou tem um pressostato que a desliga?
Cps
A. Castro
Era o que eu temia!...Marko8 Escreveu:boas, o que eu quis dizer é que o sistema de nebulização desliga a +1C e é acionado a 0C no ponto de fusão.
Esse termostato está preparado para fazer o contrário daquilo que pretende: está preparado para ligar quando
a temperatura sobe e não o contrário. trata-se de um termostato de controlo de refrigeração...
Na minha opinião não é aconselhavel utilizar para o efeito o contacto normalmente fechado do relé de saída para evitar,
em caso de avaria do dito cujo, que a valvula esteja permanentemente ligada.
Outra dúvida que me surgiu entretanto: o que vai controlar a bomba? Quando a valvula fechar a água, a bomba vai
continuar a trabalhar ou tem um pressostato que a desliga?
Cps
A. Castro
- Mário
- Team Apoio
Boas
Se for de contacto inversor dá. Mas deve de contactar um electricista.
Cump.
Mário
Se for de contacto inversor dá. Mas deve de contactar um electricista.
Cump.
Mário
bom dia, a bomba tem um controlador de pressão electronico, quanto ao termostato não ser o indicado
foi na própria loja, rolear que mo aconselharam, que não é material muito caro gosto de arriscar. Aproveito as noites frias
Se não for pedir demais será que alguém com tempo podia no paint ou de alguma forma indicar-me onde ligar os fios.

Se não for pedir demais será que alguém com tempo podia no paint ou de alguma forma indicar-me onde ligar os fios.