Tensão neutro elevada periodicamente

migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Tensão neutro elevada periodicamente

Mensagem por migjac »

Boa tarde,

Numa grande instalação no centro de lisboa verifica-se que periodicamente a tensão de neutro sobe para perto dos 90V medido no QGBT e com a instalação toda desligada. Nas imediações a EDP anda em obras com substituição de cabo de média tensão. Nesta instalação existe 2 transformadores, e dois QGBT e acontece o mesmo nos dois dai a certeza que provem da rede. Durante 1 minutos a tensão no neutro sobre para os 90V, depois está 1min ou dois nos 2V, e continua assim...
A Tensão nas fases também sobre, se medir entre fase e neutro tenho sempre 230V mas se medir entre fase e terra sobre para os 280V.
Que pode estar acontecer?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Tensão neutro elevada periodicamente

Mensagem por Mário »

Boas
Desliga um transformador e mede, e depois troca de transformado e mede novamente. Tens bateria de condensadores? vê se está a descargar.
Há gerador?. A tensão pode estar a vir pelo solo de outro consumidor. Já verificaste se tens corrente no terra?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

migjac Escreveu:Boa tarde,

Numa grande instalação no centro de lisboa verifica-se que periodicamente a tensão de neutro sobe para perto dos 90V medido no QGBT e com a instalação toda desligada. Nas imediações a EDP anda em obras com substituição de cabo de média tensão. Nesta instalação existe 2 transformadores, e dois QGBT e acontece o mesmo nos dois dai a certeza que provem da rede. Durante 1 minutos a tensão no neutro sobre para os 90V, depois está 1min ou dois nos 2V, e continua assim...
A Tensão nas fases também sobre, se medir entre fase e neutro tenho sempre 230V mas se medir entre fase e terra sobre para os 280V.

Boas,

Tensão do N = 90V (Medido em relação à terra?)

Tensão entre fase/neutro = 230V (OK)

Tensão fase/terra = 280V (em todas as fases?) se calhar não!?

A instalação tem dois transformadores, estamos a falar de um paralelo?

Ohmico
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

ohmico Escreveu:

Boas,

Ohmico
A instalação tem dois transformadores alimentando um QGBT separado por interbarras.
Apenas numa fase/terra aparece o valor de 280V.
Poderá ser uma bateria de condensadores? Harmónicas? Existindo esse problema num barramento, é normal influenciar o outro?
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Só mais uma achega: Medi a terra de serviço dos transformadores com a pinça de Chauvin Arnoux CA6412 que mede os eletrodos de terra, e esta apresentava a indicação de ruido e o valor da terra estava sempre a variar entre 5 e 10 Ohm. Penso que se deve a existir escoamento de correntes para a terra dai existir essa oscilação de tensão no neutro. A análise que faço é que se deve a algum problema na instalação com harmónicas ou alguma bateria de condensadores. Estamos a falar de uma grande instalação que toda a gente conhece localizada em lisboa. Estando o neutro ligado á terra no neutro do transformador não deveria existir esta variação de tensão no neutro. Só entendo esta influencia acontecer nos dois transformadores já que estão os dois ligados á mesma terra de serviço.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Apenas numa fase/terra aparece o valor de 280V.? Não é em duas?. Com o Qgbt desligado?
Mediste com analisador? ou multimetro. Se for com o analisador vê a onda do neutro/terra.
Mede os amp. no terra com descrevi acima.
Temperatura das ligações (pontos quentes)?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Foi medido com o multímetro.
Não medi pontos quentes.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

migjac Escreveu:
ohmico Escreveu:

Boas,

Ohmico
A instalação tem dois transformadores alimentando um QGBT separado por interbarras.
Apenas numa fase/terra aparece o valor de 280V.
Poderá ser uma bateria de condensadores? Harmónicas? Existindo esse problema num barramento, é normal influenciar o outro?

Boas,

essa tem 280V e as outras duas?

Estão os dois transformadores ligados à mesma terra de serviço e alimentam quadros de BT independentes?

Seria aconselhável poder desligar completamente um TR de cada vez, inclusivé o neutro da terra de srerviço e verificar através de qual deles está a surgir este problema pois ele tem de ser interno à instalação.

Já agora, este problema já acontece há muito tempo?

Ohmico
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

hmm,

Fiquei um pouco pensativo com este post. Se a instalação está toda desligada, como é que pode haver consumo de corrente pelo neutro? Se recebe em MT há isolamento galvânico das restantes instalações. Estou a ver isto mal?

Será que tem um grupo gerador? Quando está tudo desligado, já verificou se tem consumo por fase? e no cabo do neutro? Se os cabos aquecem, como referido pelo Mário, aí pode ter um problema que causa estas situações. Não pode haver harmónicas injectadas na sua rede pois os transformadores não as "deixam passar".
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
BLima Escreveu:hmm,
Fiquei um pouco pensativo com este post. Se a instalação está toda desligada, como é que pode haver consumo de corrente pelo neutro? Se recebe em MT há isolamento galvânico das restantes instalações. Estou a ver isto mal? Técnicamente é isso mesmo. Mas se houver avaria no TR, pode estar com passagem, e o terra estar mais ou menos.

Será que tem um grupo gerador? Quando está tudo desligado, já verificou se tem consumo por fase? e no cabo do neutro? Se os cabos aquecem, como referido pelo Mário, aí pode ter um problema que causa estas situações. Não pode haver harmónicas injectadas na sua rede pois os transformadores não as "deixam passar". Harmónicas só se a entrada for em estrela, não creio mas é possível.
A Azul, o melhor é irmos todos fazer uma visita de estudo ao local.

Cump.
Mário
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

BLima Escreveu:hmm,

Fiquei um pouco pensativo com este post. Se a instalação está toda desligada, como é que pode haver consumo de corrente pelo neutro? Se recebe em MT há isolamento galvânico das restantes instalações. Estou a ver isto mal?Não se trata de consumo (A) mas sim de tensão (V) e esta está na terra pois deve existir uma deficiencia de isolamento em qualquer lado, mas na BT, não tem nada a vêr com MT.
O problema parece estar restringido ao PT uma vez que ele afirma que o mesmo persiste com os quadros de BT desligados.
De qualquer maneira falta garantir que na BT estaria mesmo tudo desligado, isto é, não disse nada sobre eventual correcção de FP.

Será que tem um grupo gerador? Quando está tudo desligado, já verificou se tem consumo por fase? e no cabo do neutro? Se os cabos aquecem, como referido pelo Mário, aí pode ter um problema que causa estas situações. Não pode haver harmónicas injectadas na sua rede pois os transformadores não as "deixam passar".
A azul.

Ohmico
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Desculpem, expliquei mal. A instalação está toda ligada á exceção da parte que a minha empresa tem responsabilidade, dai ter explicado mal.
A instalação de baixa tensão está ligada. Peço desculpa pela confusão.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

migjac Escreveu:Desculpem, expliquei mal. A instalação está toda ligada á exceção da parte que a minha empresa tem responsabilidade, dai ter explicado mal.
A instalação de baixa tensão está ligada. Peço desculpa pela confusão.

Boas,

o que é que isto quer dizer?

Se procura ajuda deve fazer uma descrição rigorosa da instalação, se possível postando um "boneco" esclarecedor, sob pena de as ajudas serem tempo perdido.

Ohmico
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

Se bem entendi, a instalação é abastecida em média tensão, possui dois transformadores. Pelo que entendo, deverão existir dus terras (proteção e serviço). Não se terá criado uma malha de terras, que induz uma tensão na instalação? Em meu entender poderá ser uma possibilidade.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

São dois transformadores ligados a barramentos diferentes ( 1 QGBT com dois barramentos separados por um interbarras que está aberto). Os dois transformadores tem a mesma terra de serviço e a mesma terra de proteção. Estou inclinado para a existência de algum equipamento na instalação que esteja a induzir harmónicas no neutro e como os dois transformadores tem a mesma terra de serviço dai manifestar-se nos dois barramentos.
Responder

Voltar para “Dúvidas”