Boa tarde,
Antes de mais peço desculpa pois não sei se é o sitio indicado para expor o meu problema e então aqui vai:
Comprei uma casa em que a cave que também serve de garagem esteve a ser usada pelo antigo proprietário como oficina auto pois é um espaço bastante grande. No entanto, quando a casa foi construida, não foi a pensar em habitação + oficina pelo que existe apenas uma instalação elétrica única em toda a casa e como tal, um contador.
Recentemente o antigo dono teve de entregar a casa ao banco por impossibilidade de a pagar, e achou por bem levar a instalação elétrica que tinha na oficina/garagem (na parte da habitação existe toda a rede elétrica).
Acontece que atualmente eu gostaria de arrendar todo aquele espaço para outro negocio seja oficina auto ou não uma vez que oferece as condições necessárias, mas para isso está a faltar a parte elétrica sobre a qual gostaria que fosse independente da casa.
O que gostaria de realmente perguntar, é se é possível pedir à EDP um outro contador só para a parte de baixo da casa e uma instalação elétrica independente nessa zona. É possível? E a nível de custos também é possível estimar?
Obrigado.
dividir casa
Re: dividir casa
Boa tarde,
Gostaria de pedir uma outra opinião sobre outra possibilidade caso seja para simplificar.
Tenho o contador EDP no exterior da casa mas tenho os disjuntores todos dentro de casa logo na entrada (R/C).
Gostava de saber se é possível acrescentar mais 3 disjuntores (2 para a cave e 1 para o sótão que irá funcionar como uma sala)
Estou a pensar num gasto máximo de energia para a cave de 12 000 w pelo que pensei em duas áreas nessa cave 6000w cada. Cada uma com o seu disjuntor e 4 tomadas para cada disjuntor.
No sótão, também pensei num máximo de 3000 w com 4 tomadas.
Quanto a distancias não sei ao certo o caminho que os cabos teriam d percorrer pelo que não consigo precisar a distancia, mas julgo que não será mais de 15 metros cada.
Então, seria para acrescentar 3 disjuntores que estarão a cerca de 15 metros das tomadas, e 12 tomadas.
Alguém me sabe dizer se isto é uma hipótese viável e ja agora se for possível, um valor aproximado de custos?
Obg.
Gostaria de pedir uma outra opinião sobre outra possibilidade caso seja para simplificar.
Tenho o contador EDP no exterior da casa mas tenho os disjuntores todos dentro de casa logo na entrada (R/C).
Gostava de saber se é possível acrescentar mais 3 disjuntores (2 para a cave e 1 para o sótão que irá funcionar como uma sala)
Estou a pensar num gasto máximo de energia para a cave de 12 000 w pelo que pensei em duas áreas nessa cave 6000w cada. Cada uma com o seu disjuntor e 4 tomadas para cada disjuntor.
No sótão, também pensei num máximo de 3000 w com 4 tomadas.
Quanto a distancias não sei ao certo o caminho que os cabos teriam d percorrer pelo que não consigo precisar a distancia, mas julgo que não será mais de 15 metros cada.
Então, seria para acrescentar 3 disjuntores que estarão a cerca de 15 metros das tomadas, e 12 tomadas.
Alguém me sabe dizer se isto é uma hipótese viável e ja agora se for possível, um valor aproximado de custos?
Obg.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
O melhor é obter a opinião de um técnico que se desloque e que verifique a instalação, de forma a propor e aconcelhar o quer que seja antes deprocurar ajuda assim à distância. As variaveis são muitas, que só podem ser resolvidas presencialmente
Não é assim tão simples.nelmindo Escreveu:O melhor é obter a opinião de um técnico que se desloque e que verifique a instalação, de forma a propor e aconcelhar o quer que seja antes deprocurar ajuda assim à distância. As variaveis são muitas, que só podem ser resolvidas presencialmente
Tem que ser criada propriedade horizontal onde é separada a parte para comercio (Garagem) e a parte habitacional, isto é se a câmara autorizar.
Tive o mesmo problema com um armazém que dividi em dois e só assim a que consegui ter outro ramal.
Boa noite,
O que é necessário fazer para mudar de eletricidade trifasica para monofásica?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Deverá alterar o Q.E ou seja os circuitos trifasicos que existirem devem passar a monofásicos e as respetivas proteções.
Quanto ao ramal de alimentação, ou derivação a partir da caixa de coluna, se a secção dos condutores for suficiente, não precisa fazer mais nada, agora se a secção dos condutores for insuficiente vai ter de fazer nova derivação.
Deverá alterar o Q.E ou seja os circuitos trifasicos que existirem devem passar a monofásicos e as respetivas proteções.
Quanto ao ramal de alimentação, ou derivação a partir da caixa de coluna, se a secção dos condutores for suficiente, não precisa fazer mais nada, agora se a secção dos condutores for insuficiente vai ter de fazer nova derivação.
pedropx Escreveu:Boa noite,
Cpts.
Energy
Energy