Manutenção Elevadores

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ENERGY
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Manutenção Elevadores

Mensagem por ENERGY »

Boas pessoal

Alguem sabe informar, se as empresas que fazem manutenção de elevadores, no seu centro de assistência, têm conhecimento se a linha telefónica instalada nos elevadores dos quais são responsavéis pela manutenção, está a funcionar nas devidas condições?
Cpts.
Energy
pr0z
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Re: Manutenção Elevadores

Mensagem por pr0z »

Podem sempre fazer um teste de linha, X em X horas (não necessita de ser 24 em 24, mas 48 em 48 um teste seria seguro e viável) e penso que deveria ser obrigatório (no meu entender) mas não tenho a certeza.
A manutenção é anual.

Agora em resposta à tua pergunta, pode não haver boa comunicação ou até ser outsourcing, o call-center. Recebem uma formação em relação ao produto e respondem-te sobre ele, mas pode não ser directamente a empresa.

Deveriam saber. Mas podem não saber. Pelo menos como fizeste a pergunta. Tiveste alguma chatice?

A linha é fornecida pela PT (MEO), analógica. Há responsabilidade da PT em reparar avarias, quando são reportadas pelo cliente.
ENERGY
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Re: Manutenção Elevadores

Mensagem por ENERGY »

Boas
O problema é que uma pessoa amiga, ficou retida dentro do elevador cerca de 4 horas no prédio aonde habita, devido a não ter telemóvél consigo, e não existir ninguém no prédio, portanto fartou-se de carregar no alarme do elevador que funciona, mas como não estava ninguém no prédio, ninguém socorreu.
A tecla de telefone dxentro da cabine do elevador não funcionou, apesar desta tentar várias vezes durante as 4 horas que esteve presa dentro do elevador , e nada, pois não tinha linha telefónica ligada, o prédio tem 2 elevadores e a pessoa que entretanto entrou no predio, e verificou que um vizinho estava retido dentro do elevador, chamou o outro elevador e tentou pedir assistência premindo a tecla do outro elevador, e verificou que tambem não funcionava.
Como não havia comunicações nos 2 elevadores teve de usar o seu telemovél para chamar a assistência técnica dos elevadores, para virem ao local.
Acredito que tudo isto se verifique, devido à constante mexida, nas cablagen de telecomunicações do prédio, em que todos os meses os inqulinos/condominos, mudam de operadores, os operadores procedem a cortes de fornecimento de serviços, e à ligação de serviços, e portanto alguém inadevertidamente deve ter desligado as duas linhas de telecomunicações no repartidor do edificio.
Agora deveria existir algo que preveni-se tal situação, ou chama-se à atenção da empresa de manutenção, ou dos utentes dos elevadores de que a linha telefónica se desligou.
Pois em caso de pessoa com determinados problemas de saude, poderia necessitar de ajuda, e por irresponsabilidade de alguém, esta vir a morrer dentro do elevador por falta de assistência devido a não haver comunicação telefónica com o exterior (empresa de manutenção).
A administração diz pagar a fatura referente as linhas telefónicas, e declina a responsabilidade para a empresa de manutenção, que vem ao predio todos os meses, prestar manutenção.
O melhor seria usarem comunicação via GSM, e já não se colocava a questão da irredsponsabilidade dos vários operadores em desligarem linhas de uns ao instalarem serviçoa a outros, parece-me uma situação comum em vários prédios com bastante inquilinos.

pr0z Escreveu:Podem sempre fazer um teste de linha, X em X horas (não necessita de ser 24 em 24, mas 48 em 48 um teste seria seguro e viável) e penso que deveria ser obrigatório (no meu entender) mas não tenho a certeza.
A manutenção é anual.

Agora em resposta à tua pergunta, pode não haver boa comunicação ou até ser outsourcing, o call-center. Recebem uma formação em relação ao produto e respondem-te sobre ele, mas pode não ser directamente a empresa.

Deveriam saber. Mas podem não saber. Pelo menos como fizeste a pergunta. Tiveste alguma chatice?

A linha é fornecida pela PT (MEO), analógica. Há responsabilidade da PT em reparar avarias, quando são reportadas pelo cliente.
Cpts.
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Re: Manutenção Elevadores

Mensagem por pr0z »

GSM acaba por ficar caro. É tudo sempre uma questão de custos.

Por vezes, inadvertidamente, a PT (através de outsourcing), faz mexidas em linhas telefónicas e como muitas vezes não há uma identificação no RGE, e HAVER TANTA GENTE com chaves de acesso aos RGE, há pares que são desligados, só porque sim, e só quando o cliente se queixa é que alguém liga a linha novamente. Tem que haver uma queixa, infelizmente.

Quem foi a ultima pessoa a mexer em linha telefónicas? Quando há comunicações cruciais, podem ser imputadas responsabilidades criminais.

Como já disse, deveria ser obrigatório um teste de linha de X em X horas. No entanto, teriam que alterar provavelmente o telefone simples para um comunicador que aceitasse voz/dados (custos mais elevados). Mas mesmo que fosse em novas instalações, já iria a algum lado.

A questão agora seria mover um processo contra a empresa de elevadores e/ou condominio. Teria que se apurar responsabilidades. No entanto, e como todos sabemos, vão todos fugir com o rabo à seringa, como se costuma dizer. Ou seja, não se irá descobrir o verdadeiro culpado. E essa pessoa amiga, felizmente que foi apenas um susto. Ir para tribunal com um caso destes provavelmente não iria dar em nada.

Infelizmente, só a TV costuma dar visibilidade e resolver estes casos.
pr0z
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Re: Manutenção Elevadores

Mensagem por pr0z »

há uma solução simples, até.
Um alarme de falta de linha telefónica.
Mas isso implica mudar de "telefone simples" para um comunicador mais complexo (teste de linha e falta de linha telefónica, ou FTC)
Talvez surja legislação nesse sentido, mas terá que haver pressão nossa, POVO.
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