Limpar / recuperar contactos
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
- Registado: 22 nov 2008, 17:12
Limpar / recuperar contactos
Boa tarde,
Que tipo de lixa posso utilizar (e se se pode utilizar) para contactos eléctricos?
Obrigado,
Pedro
Que tipo de lixa posso utilizar (e se se pode utilizar) para contactos eléctricos?
Obrigado,
Pedro
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Limpar / recuperar contactos
nenhuma....é um erro lixar contactos....porque ao fazê-lo está a retirar material...ora se o contacto está feito para passar uma certa corrente....ao usar a lixa, está a diminuir essa corrente admissível....
de qualquer, não é de brio esse procedimento, ou substitui, ou usa kit de reparação proprio, se a marca do equipamento permitir...
de qualquer, não é de brio esse procedimento, ou substitui, ou usa kit de reparação proprio, se a marca do equipamento permitir...
Jaime Reis
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
Pois, eu bem sei que existem os kits, mas os kits são só os contactos principais.
https://mall.industry.siemens.com/Datas ... control%3E
Como podem ver nessa datasheet.
Mas depois, dentro da cabeça do contactor, quando se tira logo a cabeça principal, lá por dentro tem estes contactos:
http://web.ist.utl.pt/pedro.m.s.oliveira/contactos.jpg
e (contactor mais pequeno)
http://web.ist.utl.pt/pedro.m.s.oliveira/contactos2.jpg
estão um bocadinho com uma cor amarelada alguns deles... não sei se os continue entao a utilizar assim.
Pedro
https://mall.industry.siemens.com/Datas ... control%3E
Como podem ver nessa datasheet.
Mas depois, dentro da cabeça do contactor, quando se tira logo a cabeça principal, lá por dentro tem estes contactos:
http://web.ist.utl.pt/pedro.m.s.oliveira/contactos.jpg
e (contactor mais pequeno)
http://web.ist.utl.pt/pedro.m.s.oliveira/contactos2.jpg
estão um bocadinho com uma cor amarelada alguns deles... não sei se os continue entao a utilizar assim.
Pedro
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Talvez usando SPRAY DE CONTACTOS ELÉCTRICOS, consiga resolver o seu problema
Por exemplo da Wurth, etc.
Talvez usando SPRAY DE CONTACTOS ELÉCTRICOS, consiga resolver o seu problema
Por exemplo da Wurth, etc.
Pedro Oliveira Escreveu:Boa tarde,
Obrigado,
Pedro
Cpts.
Energy
Energy
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
Já o fiz, ficou bem melhor, mas ainda assim ficou com um ou dois contactos amarelados, como se vê na foto.
À partida, tal como diz, a massa/volume do contacto é a mesma, apesar de ter sofrido uma corrente elevada, pelo que internamente deve estar bom e deve continuar a ser possível utiliza-lo, certo?
Obrigado,
Pedro
À partida, tal como diz, a massa/volume do contacto é a mesma, apesar de ter sofrido uma corrente elevada, pelo que internamente deve estar bom e deve continuar a ser possível utiliza-lo, certo?
Obrigado,
Pedro
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
As fotos são de contactos? Para mim não são, mas posso estar enganado.Pedro Oliveira Escreveu:Já o fiz, ficou bem melhor, mas ainda assim ficou com um ou dois contactos amarelados, como se vê na foto.
Obrigado,
Pedro
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
Como é que isto se chama então?
Isto está na parte de dentro do contactor. Desaparafusa-se a "cabeça" central, e se olharmos lá para dentro, (da parte que desaparafusámos) está lá isto.
Isto está na parte de dentro do contactor. Desaparafusa-se a "cabeça" central, e se olharmos lá para dentro, (da parte que desaparafusámos) está lá isto.
- Mário
- Team Apoio
Oh Pedro, vê a imagem que da siemens e diz se é igual, não é. O que está da Siemens são os contactos moveis e os fixos.Pedro Oliveira Escreveu:Como é que isto se chama então?
O que mostras nas fotos, são os dissipadores de sopro (para anular o arco eléctrico no momento de fecho ou de abertura).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
Boa tarde, Mário,
Se então ler melhor o que escrevi, estou a dizer que eu sei que existem os kits, mas os kits, tal como mostro na datasheet, são só os contactos principais!!
Claro que o que está depois nas fotos (Que é o que vim perguntar o que era) não é igual ao da datasheet... "DAAAH"...
Obrigado,
Pedro
PS - no entanto passei a saber o nome das ditas peças, que agradeço. Não era preciso era vir com a tentativa de humilhação para me dizer o nome disso! Posso ser desconhecedor de muita coisa, mas burro não sou!
Se então ler melhor o que escrevi, estou a dizer que eu sei que existem os kits, mas os kits, tal como mostro na datasheet, são só os contactos principais!!
Claro que o que está depois nas fotos (Que é o que vim perguntar o que era) não é igual ao da datasheet... "DAAAH"...
Obrigado,
Pedro
PS - no entanto passei a saber o nome das ditas peças, que agradeço. Não era preciso era vir com a tentativa de humilhação para me dizer o nome disso! Posso ser desconhecedor de muita coisa, mas burro não sou!
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
A AzulPedro Oliveira Escreveu:Grande Mário, consigo é logo com sete pedras na mão! Olha que não.
Se então ler melhor o que escrevi, estou a dizer que eu sei que existem os kits, mas os kits, tal como mostro na datasheet, são só os contactos principais!! Correcto.
Claro que o que está depois nas fotos (Que é o que vim perguntar o que era) não é igual ao da datasheet... DAAAH... Pois não percebi, como a pergunta era como limpar os contactos.
Epá se é para continuarem todos sempre a vir com sete pedras na mão para cima de mim, ou não me respondam ou então eu deixo de cá vir... Eu por mim, respondo quando quero, posso e a quem quero.
Obrigado,
Pedro
1º Não sou de chamar nomes a ninguém, muito menos em publico, se tiver que dizer algo a alguém é em privado que falo.
2º Nunca encontrei ninguém tão burro que eu não tenha apreendido algo com ele, ninguém sabe tudo, e tento todos os dias ir aprendendo.
3ºSe quiseres que não te responda mais, basta dizeres uma só vez.
Cump.
Mário
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
Como pode verificar corrigi o meu post anterior.
Fico aborrecido porque já é a terceira vez que alguém neste fórum me tenta fazer passar por burro.
Há, tal como já dissemos, uma diferença entre desconhecedor e ser-se burro e não gosto muito que façam chegar a esse limiar.
Agradeço, como sempre o escrevi, todas as ajudas que me deu até agora, tem sido dos que mais me tem respondido.
Está tudo esclarecido. Desde que não seja para me fazer passar por burro, tenho todo o gosto que me continue a ajudar, que acho que é para isso que existem estes foruns.
Obrigado,
Pedro
Fico aborrecido porque já é a terceira vez que alguém neste fórum me tenta fazer passar por burro.
Há, tal como já dissemos, uma diferença entre desconhecedor e ser-se burro e não gosto muito que façam chegar a esse limiar.
Agradeço, como sempre o escrevi, todas as ajudas que me deu até agora, tem sido dos que mais me tem respondido.
Está tudo esclarecido. Desde que não seja para me fazer passar por burro, tenho todo o gosto que me continue a ajudar, que acho que é para isso que existem estes foruns.
Obrigado,
Pedro
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Respira Pedro! Não te isaltes que a malta está aqui para ajudar. Vamos ao que interessa:
Para mim, para saber se o contacto está bom, é com ele em carga e instalado na máquina. Medesse a queda de tensão e determinamos se está bom ou não. Não se chega lá pela cor ou aspecto.
Se for um contactor de potência, notasse logo uma diferença nos valores de tensão entre os terminais. Se for um contacto de um contactor para comando, faz-se um shunt a ver se a máquina fica boa ou não.
As máquinas da industria gráfica tinham muitos contactores e tinha que usar este método para despistar qual era o que estava a dar problemas.
Às vezes o próprio mecanismos, que atraca quando a bobine é energizada, não está a operar em condições. Pode prender a atracar ou a desatracar.
Para mim, para saber se o contacto está bom, é com ele em carga e instalado na máquina. Medesse a queda de tensão e determinamos se está bom ou não. Não se chega lá pela cor ou aspecto.
Se for um contactor de potência, notasse logo uma diferença nos valores de tensão entre os terminais. Se for um contacto de um contactor para comando, faz-se um shunt a ver se a máquina fica boa ou não.
As máquinas da industria gráfica tinham muitos contactores e tinha que usar este método para despistar qual era o que estava a dar problemas.
Às vezes o próprio mecanismos, que atraca quando a bobine é energizada, não está a operar em condições. Pode prender a atracar ou a desatracar.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
- Mário
- Team Apoio
Boas "Pedro Oliveira"
Ok, vamos continuar como antes. Seguindo em frente.
Há marcas de contactores que não têm contactos de substituição. Se os dissipadores de sopro estiverem queimados, raspa o carvão e torna a montar, se estiverem muito queimados, vais ter que substituir o contactor.
Normalmente os contactos duram anos e anos se não houver acidentes com eles (curto-circuitos, muitas manobras em carga etc.)
Tenho substituído alguns e não mais de 3 ou 4 vezes (de um motor de 250kW estrela triangulo do ano de 1990 até hoje.) e as câmaras de sopro são as mesmas.
Cump.
Mário
Ok, vamos continuar como antes. Seguindo em frente.
Há marcas de contactores que não têm contactos de substituição. Se os dissipadores de sopro estiverem queimados, raspa o carvão e torna a montar, se estiverem muito queimados, vais ter que substituir o contactor.
Normalmente os contactos duram anos e anos se não houver acidentes com eles (curto-circuitos, muitas manobras em carga etc.)
Tenho substituído alguns e não mais de 3 ou 4 vezes (de um motor de 250kW estrela triangulo do ano de 1990 até hoje.) e as câmaras de sopro são as mesmas.
Cump.
Mário
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
Exacto. Seguir em frente. Confesso que exagerei um pouco, devido à soma das situações, com pessoas diferentes, pelo que peço desculpa.
Certo.
Neste caso os tais dissipadores de sopro parece-me que estão razoavelmente bem, apenas com uma cor amarelada.
Os contactos têm mesmo que ser substituídos pois já nem fecham bem, têm grande desgaste, e levaram com o CC.
Obrigado,
Pedro
Certo.
Neste caso os tais dissipadores de sopro parece-me que estão razoavelmente bem, apenas com uma cor amarelada.
Os contactos têm mesmo que ser substituídos pois já nem fecham bem, têm grande desgaste, e levaram com o CC.
Obrigado,
Pedro