Técnico Responsável Exploração de Inst. Eléctricas S. Partic
-
- Curioso
- Registado: 18 ago 2008, 10:22
Técnico Responsável Exploração de Inst. Eléctricas S. Partic
Caros,
Não sei se sou só eu que tem esta sensação, mas acho que a maior parte dos técnicos responsáveis não está convenientemente preparada, nem tão pouco efectua todas as verificações que deveria nas instalações pelas quais é responsável, especialmente se forem extensas e complexas.
Começo pelo aspecto formativo, pois acho que a maior parte das universidades não disponibiliza prática suficiente aos seus alunos sobre os ensaios a efectuar em instalações eléctricas, nomeadamente aquando da exploração.
O problema é agravado pelo facto de no mercado a oferta formativa sobre este assunto ser praticamente inexistente - pelo menos que eu conheça - dificultando quaisquer esforços no sentido de melhorar competências.
No terreno depara-mo-nos depois com instalações não documentadas, onde nunca ninguém sabe dos esquemas, nem da TF e quando existem estão completamente desactualizados, pois a Instalações já sofreram numerosas alterações. Acresce ainda a necessidade de continuidade das instalações, não havendo qualquer disponibilidade para as parar para efectuar ensaios.
Se o técnico responsável também for demasiado rigoroso, vê-se na contingência de ter de elencar inúmeras não conformidades, especialmente em instalações mais antigas, que em nada abonam a favor de "quem lhe paga" e até lhe poderão colocar sérios problemas, pois muitas dessas não conformidades não são de fácil resolução.
Por tudo isto, e também pelo que é pago ao técnico, tenho a sensação que muitos dos técnicos responsáveis acabam por medir as terras e pouco mais. Faço o mea culpa, não sendo deste extremo reconheço que, também, não faço tudo o que devia.
Qual a vossa opinião e já agora sabem de formações sobre esta temática?
Cpts,
Johny
Não sei se sou só eu que tem esta sensação, mas acho que a maior parte dos técnicos responsáveis não está convenientemente preparada, nem tão pouco efectua todas as verificações que deveria nas instalações pelas quais é responsável, especialmente se forem extensas e complexas.
Começo pelo aspecto formativo, pois acho que a maior parte das universidades não disponibiliza prática suficiente aos seus alunos sobre os ensaios a efectuar em instalações eléctricas, nomeadamente aquando da exploração.
O problema é agravado pelo facto de no mercado a oferta formativa sobre este assunto ser praticamente inexistente - pelo menos que eu conheça - dificultando quaisquer esforços no sentido de melhorar competências.
No terreno depara-mo-nos depois com instalações não documentadas, onde nunca ninguém sabe dos esquemas, nem da TF e quando existem estão completamente desactualizados, pois a Instalações já sofreram numerosas alterações. Acresce ainda a necessidade de continuidade das instalações, não havendo qualquer disponibilidade para as parar para efectuar ensaios.
Se o técnico responsável também for demasiado rigoroso, vê-se na contingência de ter de elencar inúmeras não conformidades, especialmente em instalações mais antigas, que em nada abonam a favor de "quem lhe paga" e até lhe poderão colocar sérios problemas, pois muitas dessas não conformidades não são de fácil resolução.
Por tudo isto, e também pelo que é pago ao técnico, tenho a sensação que muitos dos técnicos responsáveis acabam por medir as terras e pouco mais. Faço o mea culpa, não sendo deste extremo reconheço que, também, não faço tudo o que devia.
Qual a vossa opinião e já agora sabem de formações sobre esta temática?
Cpts,
Johny
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Re: Técnico Responsável Exploração de Inst. Eléctricas S. Pa
A única formação que conheço é a do ISQ e que já frequentei mas que me desiludiu em termos de qualidade:
http://www.isq.pt/formacao/catalogo/det ... curso=4892
Alem de medir as terras há mutos aspetos a ter em conta nos PT, como ver se os acessórios regulamentares estão presentes, etc.
Normalmente associada ao PT está também a instalação de utilização de baixa tensão e ai há um sem numero de aspetos que temos de ter em atenção.
Alem de medir as terras há mutos aspetos a ter em conta nos PT, como ver se os acessórios regulamentares estão presentes, etc.
Normalmente associada ao PT está também a instalação de utilização de baixa tensão e ai há um sem numero de aspetos que temos de ter em atenção.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
Outro aspeto a ter em conta é que o técnico de exploração deverá de intervir sempre que exista alguma alteração/remodelação da instalação.
Deve analisar a respetiva documentação e opinar sobre a mesma.
Muitas das vezes nem é chamado (pelo cliente), para dar o seu parecer.
Eu não sou TRE, mas possivelmente para os valores que são pagos atualmente não deve dar para muito mais que medir as terras.
Deve analisar a respetiva documentação e opinar sobre a mesma.
Muitas das vezes nem é chamado (pelo cliente), para dar o seu parecer.
Eu não sou TRE, mas possivelmente para os valores que são pagos atualmente não deve dar para muito mais que medir as terras.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
infelizmente não, a formação é extremamente cara, só os grandes grupos económicos tem departamentos dedicados a isso.....e restrito , grande parte , ao material que produzem ou vendem, que é o caso das empresas de elevadores e outras do género...
de ver que , também, em Portugal a inspecção e fiscalização pela parte da autoridades é deficitária(muito)......criando aqui uma lacuna para que os gestores(donos) de empresas fujam à dita formação
nestes últimos 20 anos a politica de ensino em Portugal tem sido extremamente destrutiva nos cursos tecnológicos, principalmente nos de cariz profissional, pois tinham uma carga de horas de oficina bastante boa, era aqui que todas as técnicas da pratica profissional eram exploradas.....actualmente grande parte dos que existem hoje, são , como diz um colega nosso, cursos de power-point....
de ver que , também, em Portugal a inspecção e fiscalização pela parte da autoridades é deficitária(muito)......criando aqui uma lacuna para que os gestores(donos) de empresas fujam à dita formação
nestes últimos 20 anos a politica de ensino em Portugal tem sido extremamente destrutiva nos cursos tecnológicos, principalmente nos de cariz profissional, pois tinham uma carga de horas de oficina bastante boa, era aqui que todas as técnicas da pratica profissional eram exploradas.....actualmente grande parte dos que existem hoje, são , como diz um colega nosso, cursos de power-point....
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
É pena.
Sim os cursos cada vez têm menos horas e a velocidade que se dá as matérias acabam por ser insuficiente.
Eu tive sorte. Acabei o curso em 1998.
E neste momento em cima da minha secretárias tenho os cadernos de REE, PSEE, MEIII e o livro do Chagas Gomes. De vez em quando tenho de recorrer-me deles.
Bem que dizia um professor nosso (Didi de REE): Vão lá para fora e têm de fazer os cálculos.
E é verdade, eu desde que comecei a trabalhar em projetos, aparecem-me sempre cálculos pela frente.
Sim os cursos cada vez têm menos horas e a velocidade que se dá as matérias acabam por ser insuficiente.
E neste momento em cima da minha secretárias tenho os cadernos de REE, PSEE, MEIII e o livro do Chagas Gomes. De vez em quando tenho de recorrer-me deles.
Bem que dizia um professor nosso (Didi de REE): Vão lá para fora e têm de fazer os cálculos.
E é verdade, eu desde que comecei a trabalhar em projetos, aparecem-me sempre cálculos pela frente.
-
- Curioso
Essas sebentas por melhor que estejam não substituem a componente prática, que era o que pretendia evidenciar com este tópico.parreirajoao Escreveu:É pena.
Cpts,
JM
-
- Curioso
Obrigado, mas fica-me um pouco longe. Alguém sabe de algum aqui na zona de LX?migjac Escreveu:A única formação que conheço é a do ISQ e que já frequentei mas que me desiludiu em termos de qualidade:
Cpts,
Johny
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
O problema é que os clientes desses cursos (os alunos...) querem é ter o curso mais depressa o possivel e o estado pelo seu lado, quando menos tempo estiverem lá melhor, mais barato lhe fica. Como o cliente não reclama, está tudo bem, não vai ser o estado a mudar...parreirajoao Escreveu:É pena.
Re: Técnico Responsável Exploração de Inst. Eléctricas S. Partic
Os técnicos responsáveis por Execução ou Exploração (especialmente estes últimos) devem ter um seguro de responsabilidade cívil.
Agum dos senhores sabe qual o valor habitual de cobertura para este tipo de seguro?
Obrigado
Agum dos senhores sabe qual o valor habitual de cobertura para este tipo de seguro?
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boasd
Rebentas-te com um PT, és o culpado. Quanto custa? e a paralisação da empresa? e vidas humanas?
Cump.
Mário
O seguro deve de cobrir os valores do que possas vir a ser acusado de ter causado.mpinto Escreveu:Os técnicos responsáveis por Execução ou Exploração (especialmente estes últimos) devem ter um seguro de responsabilidade cívil.
Obrigado
Rebentas-te com um PT, és o culpado. Quanto custa? e a paralisação da empresa? e vidas humanas?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Até aí já tinha chegado, pode ser astronómico. Perguntei o habitual. Pensei que houvesse um minimo obrigatório. Entretanto vi aqui no Forum que, para individuais seria € 50 000 e para empresas € 200 000. Só queria ter a certeza.
Tenho outra questão. Para ser técnico responsável por exploração não basta ter habilitação própria, experiência comprovada e estar inscrito na OET, OE, ou DGEG?
Tenho outra questão. Para ser técnico responsável por exploração não basta ter habilitação própria, experiência comprovada e estar inscrito na OET, OE, ou DGEG?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Simmpinto Escreveu:Até aí já tinha chegado, pode ser astronómico. Perguntei o habitual. Pensei que houvesse um minimo obrigatório. Entretanto vi aqui no Forum que, para individuais seria € 50 000 e para empresas € 200 000. Só queria ter a certeza.
"Sim", basta, ou, "sim", não basta?nelmindo Escreveu:Simmpinto Escreveu:Até aí já tinha chegado, pode ser astronómico. Perguntei o habitual. Pensei que houvesse um minimo obrigatório. Entretanto vi aqui no Forum que, para individuais seria € 50 000 e para empresas € 200 000. Só queria ter a certeza.
A dúvida surge do outro post "Novo Estatuto do Técnico Responsável" onde a dado passo é dito que o técnico responsável por exploração tem que estar inscrito no INCI. Presumo que isso possa ser obrigatório para técnicos trabalhadores em nome individual. No caso de técnicos por conta de uma empresa, seja esta a estar iscrita no INCI e não o técnico
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
A Azulmpinto Escreveu: "Sim", basta, ou, "sim", não basta?
A dúvida surge do outro post "Novo Estatuto do Técnico Responsável" onde a dado passo é dito que o técnico responsável por exploração tem que estar inscrito no INCI. Presumo que isso possa ser obrigatório para técnicos trabalhadores em nome individual.
Correcto. E tem que ter Alvará ou titulo de registo.
No caso de técnicos por conta de uma empresa, seja esta a estar iscrita no INCI e não o técnico
Correcto, mas o nome do técnico vai constar no registo do INCI.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."