Bom dia,
Gostaria de saber se é possível adicionar um programador horário para controlar um painel solar.
Resumindo a pessoa em questão tem um disjuntor a controlar o painel, e quer colocar um programador para os paineis ligarem e desligarem às horas que ele programar.
Posso substituir o disjuntor pelo "relógio" ou coloca-lo em paralelo com disjuntor?
Obrigado e cumprimentos.
Duvida: Relógio para controlar paineis solares
-
- Curioso
- Registado: 10 abr 2008, 20:03
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 1 time
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Duvida: Relógio para controlar paineis solares
Boas
Cump.
Mário
A AzulBlackMetal Escreveu:Bom dia,
Gostaria de saber se é possível adicionar um programador horário para controlar um painel solar. Sim
Resumindo a pessoa em questão tem um disjuntor a controlar o painel, e quer colocar um programador para os paineis ligarem e desligarem às horas que ele programar.
Posso substituir o disjuntor pelo "relógio" ou coloca-lo em paralelo com disjuntor? Não. Tem que ficar em "serie". O disjuntor é para proteção o relógio é para comando.
Obrigado e cumprimentos.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
Os relógios geralmente estão preparados até 16A ! o painel solar tem resistência que anda média 2200W, mas se o relógio tiver a comandar um contactor para o painel seria bom! o relógio só dava informação a bobine do contactor.
-
- Curioso
Bom dia aos dois camaradas que me responderam, agradeço os vossos esclarecimentos.
É o seguinte, vou por um contactor de 25A, protegido com um disjuntor de até 20A, ponho o relógio, neste caso digital, com um disjuntor até 6A por exemplo e acho que fica optimo.
Que acham?
Abraço.
É o seguinte, vou por um contactor de 25A, protegido com um disjuntor de até 20A, ponho o relógio, neste caso digital, com um disjuntor até 6A por exemplo e acho que fica optimo.
Que acham?
Abraço.
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
Claro! veja qual a potência do painel solar? pode ser que não seja necessário por um disjuntor de 20A? o relógio só faz a função de ligar o contactor que por sua vez esta protegido pelo dito disjuntor de 20A que tenciona colocar! e o relógio não é necessário ser digital que são bastante caros pode ser analógico! o amigo é que sabe os euros que pode gastar!
-
- Curioso
Obrigado a todos os camaradas que me responderam.
Resumindo o sujeito desistiu do trabalho que me pediu.
Obrigado.
Resumindo o sujeito desistiu do trabalho que me pediu.
Obrigado.