Disjuntor Diferencial: Fase/Neutro com Terra não dispara

Responder
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2014, 14:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 20 times

Disjuntor Diferencial: Fase/Neutro com Terra não dispara

Mensagem por Quintas »

Tenho a casa protegida com vários disjuntores diferenciais (iluminação, tomadas, casas de banho). Há algum tempo, ao ligar um candeeiro, encostei o neutro ao terra e o diferencial disparou. Recentemente, ao encostar o neutro com o terra numa tomada, o diferencial não disparou.

Estive a testar em várias tomadas ligadas a disjuntores diferenciais distintos e não disparou.
Fase com terra dá leitura da tensão, igual a fase com neutro.
Neutro com terra não dispara.

Os botões de teste de todos os diferenciais funcionam.

É mesmo assim ou neutro com terra deveria disparar?
E fase com terra não deveria disparar também?
Então o que é que o diferencial protege?

Obrigado e cumprimentos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Disjuntor Diferencial: Fase/Neutro com Terra não dispara

Mensagem por nelmindo »

Quintas Escreveu:Tenho a casa protegida com vários disjuntores diferenciais (iluminação, tomadas, casas de banho). Há algum tempo, ao ligar um candeeiro, encostei o neutro ao terra e o diferencial disparou. Recentemente, ao encostar o neutro com o terra numa tomada, o diferencial não disparou.

Estive a testar em várias tomadas ligadas a disjuntores diferenciais distintos e não disparou.

Obrigado e cumprimentos.
É normal o diferencial (quer ele seja disjuntor, interruptor ou relé) disparar quando se encosta o neutro à terra, mas não é obrigatório.
Agora fase e terra, está na condição extrema de funcionamento ou seja, deveria disparar em 100% das vezes e o mais rápido possível.
Se não dispara, mas dispara no botão de teste em todas a vezes que fez o teste, o melhor é confiar no dif e reparar a instalação. A instalação não garante segurança.
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

Os circuitos estavam em carga? se não haver corrente a circular o diferencial não dispara, o deferencial actua pela comparação da corrente que circula na fase e no neutro que em funcionamento normal deve ser igual, o diferencial entre fase e neutro é zero, ao haver uma fuga para a terra as correntes desequilibram, passando a ser diferentes entra a fase e o neutro, criando um campo magnético que faz disparar o diferencial. Se não estiver corrente a circular no circuito não há fuga porque a corrente é zero, logo o diferencial não dispara.
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Quintas »

Obrigado pelas respostas, mas a dúvida persiste.

Em relação ao contacto neutro/terra consigo perceber que o diferencial não dispare, pela explicação de cima. Só não entendo porque disparou quando fiz o mesmo ao ligar o candeeiro.

Já em relação ao contacto fase/terra, admitindo que o circuito não tem corrente a circular, quando eu ligo o multímetro numa tomada, entre a fase e o terra, ele mede a tensão, logo eu estou a fazer a corrente circular entre a fase e a terra, mas o neutro continua sem corrente a circular, certo?
Então o diferencial não deveria disparar, por haver corrente fornecida pela fase e que não chegou ao neutro pois foi para a terra?

Quanto à instalação, se o mesmo sucede com todos os diferenciais, não é certamente um problema do seu funcionamento, mas será sim alguma ligação errada feita pelo eletricista. Têm ideia do que possa ser?

Obrigado e cumprimentos.
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

Quintas Escreveu:Obrigado pelas respostas, mas a dúvida persiste.

Em relação ao contacto neutro/terra consigo perceber que o diferencial não dispare, pela explicação de cima. Só não entendo porque disparou quando fiz o mesmo ao ligar o candeeiro.

Já em relação ao contacto fase/terra, admitindo que o circuito não tem corrente a circular, quando eu ligo o multímetro numa tomada, entre a fase e o terra, ele mede a tensão, logo eu estou a fazer a corrente circular entre a fase e a terra, mas o neutro continua sem corrente a circular, certo?
Então o diferencial não deveria disparar, por haver corrente fornecida pela fase e que não chegou ao neutro pois foi para a terra?

Quanto à instalação, se o mesmo sucede com todos os diferenciais, não é certamente um problema do seu funcionamento, mas será sim alguma ligação errada feita pelo eletricista. Têm ideia do que possa ser?

Obrigado e cumprimentos.

Ao medir tensão com um multímetro, está a utiliza-lo na escala de volts, os voltímetro têm uma resistência interna muito alta, para influenciarem o mínimo possível as leituras, logo ao estar a medir a tensão a corrente circulante são de micro ou em alguns aparelhos nano amperes, o que não tem influencia no circuito. Ao contrário se estiver a medir amperes, neste caso a resistência interna do aparelho é quase nula, para do mesmo modo não influenciar as medições.
jpto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 fev 2008, 10:42

Mensagem por jpto »

Neste caso acho que deveria começa por ver a sensibilidade do diferencial.Se calhar tem um diferente do outro e por isso um disparou logo e o outro não.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Been thanked: 3 times

Mensagem por maceira.87 »

Quintas Escreveu:Tenho a casa protegida com vários disjuntores diferenciais (iluminação, tomadas, casas de banho). Há algum tempo, ao ligar um candeeiro, encostei o neutro ao terra e o diferencial disparou. Recentemente, ao encostar o neutro com o terra numa tomada, o diferencial não disparou.

Obrigado e cumprimentos.

Boa tarde,
os condutores que encostas te foram os da tomada ou do candeeiro?
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Quintas »

Os que encostei e fizeram o diferencial disparar foram os do candeeiro.

Os diferenciais da iluminação e das tomadas são de 30 mA.

Obrigado.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Been thanked: 3 times

Mensagem por maceira.87 »

Quintas Escreveu:
Os que encostei e fizeram o diferencial disparar foram os do candeeiro.

Os diferenciais da iluminação e das tomadas são de 30 mA.

Obrigado.
Ok, como o parceiro Nelmindo disse nem sempre dispara encostando neutro e terra(o porquê,não faço ideia :mrgreen:) já tive alguns caso em que disparou e outros que não, mas penso que , só havendo uma intensidade a circular e que faz disparar neutro e terra, isto apenas suspeito pois não tenho certezas.
Só por curiosidade não terás algum condutor trocado? ou seja em vez de teres tensão no castanho / preto , teres no azul?
Mediste alguma coisa? por exemplo com o multímetro medir, 1º entre castanho e terra se te dá os 230V, e entre azul e terra se tens alguma tensão.
MAS SE O FIZERES CUIDADO NÃO FIQUES COMO O "GATO" :mrgreen:
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Quintas »

Ao medir tensão com um multímetro, está a utiliza-lo na escala de volts, os voltímetro têm uma resistência interna muito alta, para influenciarem o mínimo possível as leituras, logo ao estar a medir a tensão a corrente circulante são de micro ou em alguns aparelhos nano amperes, o que não tem influencia no circuito. Ao contrário se estiver a medir amperes, neste caso a resistência interna do aparelho é quase nula, para do mesmo modo não influenciar as medições.
Obrigado a todos pela ajuda, em particular ao ezer, que me tinha dado a resposta há muito tempo, e ao jpto e ao maceira.87, que tentaram ajudar tanto tempo depois.

O problema mesmo é a minha ignorância em eletricidade.

O que se passa é que, quando encostei neutro/terra ao ligar um candeeiro, o diferencial disparou.

Depois, na tomada, eu não encostei os fios diretamente. Estava a medir a tensão com o multímetro encostei uma pinça ao neutro e outro à terra e não disparou. Depois, todas as experiências que fiz foi com o multímetro e nunca disparou pelos motivos apresentados pelo ezer, mas que eu não tinha percebido.

Só agora, ao ler mais algumas coisas, acendeu-se uma luzinha e percebi a resposta do ezer. Fui então experimentar com um cabo elétrico em vez do multímetro e está tudo bem, dispara sempre.

O que sucede é que neutro/terra dispara o meu diferencial (Lerlin Gerin multi9, 30mA) do meu quadro, mas não o da EDP (ACTARIS DG4 30 CD, de 500mA). Mas fase/terra dispara o diferencial da EDP, e o diferencial do meu quadro não chega a disparar.

É estranho, porque o meu é de 30 mA e o da EDP de 500mA. Poderá ter a ver com o tempo de disparo, só não entendo o comportamento diferente em neutro/terra e fase/terra.

Será que este meu raciocínio tem lógica? -> Em fase/terra, a corrente desviada é grande, pelo que o Dif. da EDP dá bem por ela e dispara 1.º porque deve ter tempo de disparo menor. Mas em neutro/terra, a corrente desviada é menor e o meu Dif (30mA) dá por ela e o da EDP (500mA) não dá por ela, mesmo tendo tempo de disparo menor, ou só dá por ela mais tarde, devido às características da sua curva de disparo. Se calhar, noutras circunstâncias em que o neutro tenha mais tensão já o Dif. da EDP poderá também disparar antes do meu Dif..

O que interessa mais é que sei que estou protegido, por um diferencial ou pelo outro, mas já agora gostava de perceber a diferença de comportamento (???).
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por damon »

boas,

pois nem sempre dispara o dif shuntando neutro/terra, porque esta ao mesmo potencial, e deve disparar com um dif de 10mA.
mas no seu caso funciona com 30mA, assim tudo bem
agora tb deveria disparar com fase/terra, que seja de 30mA ou o da EDP, o mais rapido é de 30mA, portanto verifica outra vez a tua instalação. o que acontece muitas vez é que dispara os 2 ao mesmo tempo
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”