Recentemente dediquei-me a estudar o que se poderá passar na iluminação da minha casa e aqui neste fórum espero encontrar soluções ao meu problema.
Tenho na minha cozinha uma luminária com 2 lâmpadas fluorescentes T8 de 30W cada, com balastro eletrónico. O meu problema são as vezes que tenho de trocar de balastro e lâmpadas pois eles queimam constantemente. Estamos a falar de uma período de 6 meses ou até, como já aconteceu, semanas.
Também tenho pela casa vários candeeiros com lâmpadas incandescentes que a qualquer momento queimam ao ligar o interruptor.
Na minha garagem tenho uma pequena oficina e quando ligo máquinas (compressor, serras elétricas, etc..) reparo que a iluminação pisca. O mesmo acontece quando ligo o aspirador por exemplo.
Picos de tensão que provavelmente queimam as lâmpadas e eletrónica.
Na minha pesquisa que fiz encontrei este texto: http://dicasdogilsoneletricista.blogspo ... ro-de.html e parece-me que a solução do meu problema será a instalação de um DPS.
A minha duvida é: A instalação de um DPS resolveria os problemas de balastros queimados e lâmpadas a piscar em manobras de ligar/desligar?