Trifásico ou monofásico?

Responder
jla
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 fev 2010, 10:50

Trifásico ou monofásico?

Mensagem por jla »

Bom dia,

Tenho 3 torres de iluminação, uma a 100 mts do gerador, outra a 200 mts e outra a 300 mts ligadas em paralelo. Cada uma consome 100 amperes.
Eu insisto com o engenheiro que deve-se passar cabo trifasico ficando 3 fases para cada torre vezes 3 torres.
Ele insiste que passa-se antes cabo monofásico com seccao superior a vai-se diminuindo a seccao até a ultima torre.
Eu já argumentei vários aspectos a defender a minha tese mas já agora poderia ser que voces me dessem algum mais relevante.
Cumps.
Última edição por jla em 12 ago 2014, 12:53, editado 1 vez no total.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Trifásico ou monofásico?

Mensagem por BLima »

Viva,

Antes de mais, deve-se atender a um critério básico de distribuição equitativa das cargas pelas fases. Qual é a necessidade de ter 300A numa fase só? Como estão as cargas distribuídas a montante dessa instalação?

Qual é a solução mais económica?
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
jla
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jla »

Pelas minhas contas a soluçao mais econ. é a trifásica e tambem concordo claro com a distribuição equitativa das fases. No entanto como são 3 conjuntos de 3 torres, ou seja 3 vezes 300A, o engenheiro acha que vai "dar ao mesmo"... Como ele é teimoso e eu também procuro argumentos para alem do preço.
Obgd.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para além dos argumentos já descritos anteriormente, um outro argumentos válido para a passagem de cabo trifásico entre as 3 torres, é que pode em caso de falta de uma das fases, ter sempre iluminação nas torres nas outras 2 fases.
Sendo que se utilizar um cabo monofásico para cada torre, se essa fase for abaixo, essa torre vai ficar toda às escuras.

jla Escreveu:Pelas minhas contas a soluçao mais econ. é a trifásica e tambem concordo claro com a distribuição equitativa das fases. No entanto como são 3 conjuntos de 3 torres, ou seja 3 vezes 300A, o engenheiro acha que vai "dar ao mesmo"... Como ele é teimoso e eu também procuro argumentos para alem do preço.
Obgd.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

só pode ser brincadeira... um circuito mono com 300A?

E mais..., três torres e um só circuito?

Ou o problema não está correctamente exposto.

Ohmico
maj.lraep
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 ago 2014, 12:42

Mensagem por maj.lraep »

Penso que será uma questão de fazer as contas, pois o trifásico também estará sobredimensionado para as 2 primeiras torres. A queda de tensão para a última torre (300mts) será maior do que para a 1a torre. Logo o dimensionamento de um cabo trifásico terá que ter em conta o caso mais desfavorável.
jla
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jla »

Ora bem , é claro que a opção mais viável será usar cabos trifásicos, mas além dos argumentos que já utilizei para justificar isso, junto de um engenheiro teimoso, procurava mais alguns junto de vocês.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

o homem é livre de fazer as asneiras que lhe apetecer, no entanto, a ser verdade o que parece, deviam ser alimentadas em trifásico e com circuitos independentes.

Se o homem é o projectista e você o executante, não se zangue e faça o que ele diz.

Isto é para alimentar com gerador? O bicho aguenta-se com um circuito mono de 300A??

Quanto a argumentos, bastará o bom senso.

Ohmico
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

ohmico Escreveu:Boas,

o homem é livre de fazer as asneiras que lhe apetecer, no entanto, a ser verdade o que parece, deviam ser alimentadas em trifásico e com circuitos independentes.

Se o homem é o projectista e você o executante, não se zangue e faça o que ele diz.

Isto é para alimentar com gerador? O bicho aguenta-se com um circuito mono de 300A??

Quanto a argumentos, bastará o bom senso.

Ohmico
Concordo com o colega. Fez o seu "trabalho" moral, agora faça o trabalho. Se der estouro, tenha do seu lado as ordens dadas...
eder
Curioso
Curioso
Registado: 02 jul 2014, 01:16
Enviou: 1 vez

Mensagem por eder »

O negócio é colocar tudo no papel, calcular que cabo vou usar até a primeira torre, até a segunda e assim vai. Queda de tensão pode afetar a vida útil das lâmpadas. Cada um tem uma opinião mas nem sempre ela ser tão fácil de se aceitar, vai funcionar dos dois modos mas cabe a você a decisão.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

Nem é necessário fazer cálculos para perceber que a melhor solução é um circuito individual e trifásico para cada torre por todos os argumentos expressos atrás!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Concordo plenamente com o comentário do "joaoosvaldo"!!!!!!!
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por parreirajoao »

Deverá ser instalado um cabo trifásico (L1, L2, L3, N, PE).

Não deve de diminuir a seção do cabo, pois poderá ter problemas de q.d.t. nas torres mais afastadas. É verdade que a intensidade diminui, mas também é verdade que a distancia aumenta. Assim consegue um equilíbrio.

Não se esqueça de colocar um electrodo de terra junto de cada torre e ligada à mesma.

Numa das ultimas obras que tive este electrodo era em forma de anel, com um raio de 1 metro, condutor de cobre nú de 50 mm2, enterrado a 0,5 metros de profundidade.

jla Escreveu:Bom dia,

Tenho 3 torres de iluminação, uma a 100 mts do gerador, outra a 200 mts e outra a 300 mts ligadas em paralelo. Cada uma consome 100 amperes.
Eu insisto com o engenheiro que deve-se passar cabo trifasico ficando 3 fases para cada torre vezes 3 torres.
Ele insiste que passa-se antes cabo monofásico com seccao superior a vai-se diminuindo a seccao até a ultima torre.
Eu já argumentei vários aspectos a defender a minha tese mas já agora poderia ser que voces me dessem algum mais relevante.
Cumps.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”