Teleruptor EP411 da Hager como Ligar

Responder
emulator64
Curioso
Curioso
Registado: 08 out 2013, 21:14

Teleruptor EP411 da Hager como Ligar

Mensagem por emulator64 »

Boa noite,

Tenho um teleruptor da Hager ep411 para quem quiser ver as caracteristicas técnicas pode ir aqui: http://www.hager.pt/produtos-e-catalogu ... /18331.htm

Comprei-o com o objetivo de fechar ou abrir um circuito ao receber um sinal de 24 volts. Mas agora já não sei se isto serve para esta finalidade. Este teleruptor tem a entrada 1 e 3 que conforme o esquema supostamente permite receber um impulso de 8 a 24 volts para fechar o circuito nas entradas 2 e L. Depois tem outra entra com a letra N que suponho ser o neutro caso queira dar um impulso de 220 volts em vez de 24. Mas talvez esteja errado e não seja este o funcionamento do teleruptor, embora o vendedor me tenha garantido que server perfeitamente para esta finalidade. Hoje experimentei ligar o positivo e negativo de 24 volts ás entradas 1 e 3 para ver se o circuito fechava entre a entrada 2 e L, mas fui verificar com o multimetro a continuidade entre o 2 e o L e nada. Algúem pode ajudar-me e validar se este teleruptor server para este fim ou se estou a fazer corretamente as ligações?

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Teleruptor EP411 da Hager como Ligar

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para acionar a bobine do telerruptor o sinal de 24V liga no L e no N, depois com um multimetro, penso que vai ter continuidades entre o borne 1 e 2, que penso serem os bornes do contato NA.

Editado: Quando escrevi 24V, estava a escrever e a pensar em algo com bobine de 230V :D

emulator64 Escreveu:Boa noite,

Tenho um teleruptor da Hager ep411 para quem quiser ver as caracteristicas técnicas pode ir aqui: http://www.hager.pt/produtos-e-catalogu ... /18331.htm

Comprei-o com o objetivo de fechar ou abrir um circuito ao receber um sinal de 24 volts. Mas agora já não sei se isto serve para esta finalidade. Este teleruptor tem a entrada 1 e 3 que conforme o esquema supostamente permite receber um impulso de 8 a 24 volts para fechar o circuito nas entradas 2 e L. Depois tem outra entra com a letra N que suponho ser o neutro caso queira dar um impulso de 220 volts em vez de 24. Mas talvez esteja errado e não seja este o funcionamento do teleruptor, embora o vendedor me tenha garantido que server perfeitamente para esta finalidade. Hoje experimentei ligar o positivo e negativo de 24 volts ás entradas 1 e 3 para ver se o circuito fechava entre a entrada 2 e L, mas fui verificar com o multimetro a continuidade entre o 2 e o L e nada. Algúem pode ajudar-me e validar se este teleruptor server para este fim ou se estou a fazer corretamente as ligações?

Obrigado
Última edição por ENERGY em 08 ago 2014, 00:00, editado 1 vez no total.
Cpts.
Energy
emulator64
Curioso
Curioso

Obrigado pela dica Energy. Então estava a fazer mal as ligações, vou experimentar amanha. De qualquer forma aqui vai o esquema em anexo que está impresso no teleruptor. Pode confirmar se são mesmo essas ligações de acordo com este esquema?
Anexos
teleruptor.jpg
teleruptor.jpg (18.92 KiB) Visto 1190 vezes
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu não tinha visto anteriormente qual era o tipo de telerruptor, estava a pensar em algo diferente, e sem querer a induzilo em erro.
Segundo o esquema que apresenta, o impulso da linha de comando de 8/24V na bobine é dado nos bornes 1 e 3.
Os 230V são ligados, a fase no borne L e o neutro no borne N, e com a bobine atracada, a fase sai no borne 2.
Com a bobine atracada tem 230V entre o N e o borne 2.

emulator64 Escreveu:Obrigado pela dica Energy. Então estava a fazer mal as ligações, vou experimentar amanha. De qualquer forma aqui vai o esquema em anexo que está impresso no teleruptor. Pode confirmar se são mesmo essas ligações de acordo com este esquema?
Cpts.
Energy
emulator64
Curioso
Curioso

Pois, bem me parecia. Afinal este telerruptor é para fazer passagem de 220v. O que eu pensava e queria era que ao receber um sinal de 24 volts simplemente fecha-se ou abrisse o circuito. Sabe se existem relés deste tipo á venda?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não tem problema, se injectar impulso de 24V entre 1 e 3, obtém o que pretende.

Ohmico
emulator64
Curioso
Curioso

Obrigado pela resposta ohmico, isso quer dizer que não preciso dos 220 volts? Neste caso o fecho ocorre onde? Entre o borne L e o borne 2?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Sim, o fecho é entre borne L e o borne 2.

emulator64 Escreveu:Obrigado pela resposta ohmico, isso quer dizer que não preciso dos 220 volts? Neste caso o fecho ocorre onde? Entre o borne L e o borne 2?
Cpts.
Energy
emulator64
Curioso
Curioso

Obrigado pela resposta Energy. Mas supostamente não preciso que haja corrente entre o borne L e o borne 2 para fechar o circuito, correto? Claro que o objetivo é fechar um circuito com corrente, mas agora para efeitos de teste queria só perceber se o circuito apenas fecha com verificação de continuidade através do multímetro, aquando do impulso de 24 volts.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para testar, pode ligar de acordo com o esquema, não ligando nada na saida do borne 2, e depois com o multimetro mede entre o borne 2 e o N se tem 230V, após dar um impulso de 8/24V ente os bornes 1 e 3.
Ou então testa diretamente com um impulso de 8/24V nos bornes 1 e 3 e vê com o multimetro entre o L e o 2 se tem continuidade.

emulator64 Escreveu:Obrigado pela resposta Energy. Mas supostamente não preciso que haja corrente entre o borne L e o borne 2 para fechar o circuito, correto? Claro que o objetivo é fechar um circuito com corrente, mas agora para efeitos de teste queria só perceber se o circuito apenas fecha com verificação de continuidade através do multímetro, aquando do impulso de 24 volts.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”