Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP
Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP
Bom dia,
Estou numa situação um bocado complicada e gostava de saber a vossa opinião.
É o seguinte: Dei entrada na EDP de um projecto cuja potência total era de 180kVA, a EDP não deu viabilidade de alimentação e pediu ao dono de obra um espaço para instalar um PT. O dono de obra não aceitou e quis dar entrada de novo projecto com uma potência mais baixa, de modo a ter a viabilidade e poder arrancar com a obra.
O problema é que essa potência mais baixa não chega para o edifício e vai ser necessário pedir um reforço de potência. Ou seja, vamos voltar a ter o mesmo problema dos 180kVA e estou com receio que a EDP não viabilize o aumento…
Quais acham que são os passos que devo seguir para a EDP viabilizar a potência inicial? Tendo em conta que o que está viabilizado agora não chega para as necessidades do edifício.
Alguém já esteve nesta situação?
Obrigado a todos.
É o seguinte: Dei entrada na EDP de um projecto cuja potência total era de 180kVA, a EDP não deu viabilidade de alimentação e pediu ao dono de obra um espaço para instalar um PT. O dono de obra não aceitou e quis dar entrada de novo projecto com uma potência mais baixa, de modo a ter a viabilidade e poder arrancar com a obra.
O problema é que essa potência mais baixa não chega para o edifício e vai ser necessário pedir um reforço de potência. Ou seja, vamos voltar a ter o mesmo problema dos 180kVA e estou com receio que a EDP não viabilize o aumento…
Quais acham que são os passos que devo seguir para a EDP viabilizar a potência inicial? Tendo em conta que o que está viabilizado agora não chega para as necessidades do edifício.
Obrigado a todos.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP
Boas
Ele que aceite o que a EDP ofereceu.
Cump.
Mário
Se só pediu a cedência do espaço já não é mau, porque podia querer que o fornecimento fosse em MT, e aí tinhas mais um transformador e celulas de corte.joaofrp Escreveu:Bom dia,
Obrigado a todos.
Ele que aceite o que a EDP ofereceu.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Sim, isso seria a solução ideal, também aconselhei a ceder o espaço, mas ele não quer ceder nem 1 mm...
O edificio é um lar de idosos e o "espaço para o PT é menos um quarto".
O problema é que ele vai avançar com a obra e só no final é que quer pedir o aumento de potência, o que inviabiliza esta opção.
O problema é que ele vai avançar com a obra e só no final é que quer pedir o aumento de potência, o que inviabiliza esta opção.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Estás a fazer o projecto, põe por escrito e ele que assine que o projecto está conforme o que foi solicitado, não esquecer de mencionar o que deve de ser feito de acordo com a viabilidade dada pela EDP. Segura-te porque vai sobrar para ti depois.joaofrp Escreveu:Sim, isso seria a solução ideal, também aconselhei a ceder o espaço, mas ele não quer ceder nem 1 mm...
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Viva,joaofrp Escreveu:Bom dia,
Obrigado a todos.
garante que todo o histórico da obra fica devidamente documentado, pois para todos os efeitos é da responsabilidade do projectista o dimensionamento da potência necessária. Nestes casos quando a coisa acaba por correr mal normalmente as pessoas tem problemas de amnésia!
Cumprimentos,
Viva,joaofrp Escreveu:Bom dia,
Obrigado a todos.
garante que todo o histórico da obra fica devidamente documentado, pois para todos os efeitos é da responsabilidade do projectista o dimensionamento da potência necessária. Nestes casos quando a coisa acaba por correr mal normalmente as pessoas tem problemas de amnésia!
Cumprimentos,
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Esse lar de idosos é um edificio grande, para ter consumos na casa dos 180Kvas.
Há que pensar na efeciencia energética, e procurar equipamentos de menor consumo, para reduzir esses 180Kvas.
Como já foi dito, no seu ineterese faça toda a comunicação por escrito, e exija tambem as respostas por escrito, para no final não ficar com a criança nas mãos.
Esse lar de idosos é um edificio grande, para ter consumos na casa dos 180Kvas.
Há que pensar na efeciencia energética, e procurar equipamentos de menor consumo, para reduzir esses 180Kvas.
Como já foi dito, no seu ineterese faça toda a comunicação por escrito, e exija tambem as respostas por escrito, para no final não ficar com a criança nas mãos.
joaofrp Escreveu:Sim, isso seria a solução ideal, também aconselhei a ceder o espaço, mas ele não quer ceder nem 1 mm...
Cpts.
Energy
Energy
Obrigado a todos pelos conselhos.
Sim, está tudo documentado, mas mesmo assim julgo que não vai correr bem para o meu lado...
Já sei como é que estas coisas são, muita amnésia como disseram.
Sim, está tudo documentado, mas mesmo assim julgo que não vai correr bem para o meu lado...
Já sei como é que estas coisas são, muita amnésia como disseram.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Se pedir uma potência mais reduzida agora não é garantido que a cedência do espaço não seja exigida na mesma porque está relacionado com a disponibilidade da rede de distribuição na zona, com a distância ao PTD mais próximo e disponibilidade de potência do mesmo (transformador). E depois quando pedir um aumento de potência, imaginando que o deixam ligar à rede de distribuição, depois dizem que não há disponibilidade para essa potência (aumento) e tem de ceder o espaço na mesma!!!
P.S.: Ao contrário do que as pessoas pensam estas regras estão definidas pela ERSE e não pela EDP Distribuição (é a EDP Distribuição que analisa mas segundo critérios bem definidos pela ERSE no Regulamento de Relações Comerciais - RRC).
P.S.: Ao contrário do que as pessoas pensam estas regras estão definidas pela ERSE e não pela EDP Distribuição (é a EDP Distribuição que analisa mas segundo critérios bem definidos pela ERSE no Regulamento de Relações Comerciais - RRC).
Pois, isso está no Despacho nº12 741/2007 da ERSE, que no artigo 16.º diz:joaoosvaldo Escreveu:P.S.: Ao contrário do que as pessoas pensam estas regras estão definidas pela ERSE e não pela EDP Distribuição (é a EDP Distribuição que analisa mas segundo critérios bem definidos pela ERSE no Regulamento de Relações Comerciais - RRC).
"1-Em Portugal Continental, o operador de rede pode solicitar ao requisitante que disponibilize um local adequado para a instalação de um posto de transformação sempre que a potência requisitada exceda:
a) 20 kVA em localidades em que a potência média por posto de transformação seja menor ou igual a 100kVA;
b) 50 kVA em localidades em que a potência média por posto de transformação seja superior a 100kVA e igual ou inferior a 400kVA;
c) 100 kVA em localidades em que a potência média por posto de transformação seja superior a 400kVA."
- JMSM89
- Curioso
- Registado: 22 dez 2012, 11:15
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 2 times
Boas pessoal,
Num projecto que estou agora a acompanhar foram feitos 5 blocos de apartamentos com 60kVA cada.
A EDP enviou uma carta a dizer que existe viabilidade de alimentação em BT, no entanto notificou o promotor da obra no sentido de ceder espaço para a instalação de um PTD, uma vez que não existe disponibilidade de potência na zona. Para além disso o Dono de Obra terá de fazer o projecto para ao PTD.
A minha dúvida é: é o cliente que tem de elaborar um projecto de um PT para entregar à EDP? E tem de proceder ao licenciamento do mesmo na DGE? Se é um PTD, a potência do transformador é dada pelo projectista ou pela EDP?
Abraço
Num projecto que estou agora a acompanhar foram feitos 5 blocos de apartamentos com 60kVA cada.
A EDP enviou uma carta a dizer que existe viabilidade de alimentação em BT, no entanto notificou o promotor da obra no sentido de ceder espaço para a instalação de um PTD, uma vez que não existe disponibilidade de potência na zona. Para além disso o Dono de Obra terá de fazer o projecto para ao PTD.
A minha dúvida é: é o cliente que tem de elaborar um projecto de um PT para entregar à EDP? E tem de proceder ao licenciamento do mesmo na DGE? Se é um PTD, a potência do transformador é dada pelo projectista ou pela EDP?
Abraço
Cumprimentos,
JMSM89
JMSM89