Circuito trifásico

deepshoot
Curioso
Curioso
Registado: 02 abr 2007, 00:36

Circuito trifásico

Mensagem por deepshoot »

Viva comunidade,

venho aqui expor um problema, tenho em casa um motor trifásico, daí ter contratado trifásico com potência de 3,45kVA.

O problema atual é que após compra de fogão elétrico (Potência: 6000W) os problemas têm surgido, apenas consigo ter no máximo 2 zonas ligadas, uma grande e uma pequena, com as grandes em simultâneo o quadro salta, este teste foi feito com apenas o fogão ligado e nada mais!

O que pretendo é conseguir ter pelo menos as 2 zonas grandes ligadas em simultâneo + frigorífico classe A e por ventura um forno eléctrico + (2 lampadas economizadores (30W), 1 TV 100W).

As 3 fases estão bem balanceadas, juntamente com a fase do fogão estão 2 tomadas que raramente são utilizadas, o problema aqui poderá prender-se pela potência contratada, estou a pensar subir para os 5,75kVA, caso o problema persista devo pensar em comprar um motor monofásico e por ventura alterar o circuito para monofásico também?

Tenho uma outra questão, onde posso aprender algo mais acerca da corrente trifásica?

Da monofásica percebo que a potência contratada de 3,45kVA permite +/- ter ligados simultaneamente aparelhos de potência não superior a 3500W, a minha ideia da corrente trifásica seria que cada uma das fases suportasse esses 3500W, mas pelo que li não é isso que acontece.

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos,
Marcelo
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Circuito trifásico

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

O fogão é monofásico ou trifásico?
O que chama de zonas?
Qual a potência do motor?
Como é que sabe que as fases estão bem distribuidas?
Na internet pode encontrar muita informação sobre sistemas eléctricos trifásicos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

deepshoot Escreveu:Viva comunidade,

venho aqui expor um problema, tenho em casa um motor trifásico, daí ter contratado trifásico com potência de 3,45kVA.

O problema atual é que após compra de fogão elétrico (Potência: 6000W) os problemas têm surgido, apenas consigo ter no máximo 2 zonas ligadas, uma grande e uma pequena, com as grandes em simultâneo o quadro salta, este teste foi feito com apenas o fogão ligado e nada mais!

O que pretendo é conseguir ter pelo menos as 2 zonas grandes ligadas em simultâneo + frigorífico classe A e por ventura um forno eléctrico + (2 lampadas economizadores (30W), 1 TV 100W).

As 3 fases estão bem balanceadas, juntamente com a fase do fogão estão 2 tomadas que raramente são utilizadas, o problema aqui poderá prender-se pela potência contratada, estou a pensar subir para os 5,75kVA, caso o problema persista devo pensar em comprar um motor monofásico e por ventura alterar o circuito para monofásico também?

Tenho uma outra questão, onde posso aprender algo mais acerca da corrente trifásica?

Da monofásica percebo que a potência contratada de 3,45kVA permite +/- ter ligados simultaneamente aparelhos de potência não superior a 3500W, a minha ideia da corrente trifásica seria que cada uma das fases suportasse esses 3500W, mas pelo que li não é isso que acontece. Sim, as suas suspeitas estão corretas, 3,45kVA só aceitam 1,15kVA ou kW se perceber melhor, em cada fase.

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos,
Marcelo
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
No minimo, em trifásico terá de contratar 10.35Kvas ou 13.8Kvas, ou seja 400/15A ou 400/20A
Ou então tentar passar para monofásico 6.9Kvas, ou 10.35Kvas ou seja 230/30A ou 230/,
Claro que tudo isto só será possivél, se a sua instalação o permitir, e se a PMA inscrita na EDP o permitir, caso contrário fica sujeito a encargos com eventual reforço de ramal, e respetiva Inspeção Certiel.
Cpts.
Energy
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

rainbow Escreveu:Boa tarde.

O fogão é monofásico ou trifásico?
O que chama de zonas?
Qual a potência do motor?
Como é que sabe que as fases estão bem distribuidas?
Na internet pode encontrar muita informação sobre sistemas eléctricos trifásicos.
Viva,

tenho algumas noções de eletricidade.
Tudo em casa é monofásico.
Zonas são os 'bicos' do fogão elétrico (não sei o termo certo, fui ver ao site da worten :D )
Não lhe sei dizer a potência do motor, no entanto o motor raramente é ligado.
As fases estão bem distribuídas, vi que existe uma fase para fogão e 2 tomadas, uma para forno eléctrico e 2 tomadas de uso esporádico e outra fase para tomadas dos quartos e termoacumulador.

A minha questão passa por encontrar 'boa' informação.

Obrigado.
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

nelmindo Escreveu:
deepshoot Escreveu:Viva comunidade,

Da monofásica percebo que a potência contratada de 3,45kVA permite +/- ter ligados simultaneamente aparelhos de potência não superior a 3500W, a minha ideia da corrente trifásica seria que cada uma das fases suportasse esses 3500W, mas pelo que li não é isso que acontece. Sim, as suas suspeitas estão corretas, 3,45kVA só aceitam 1,15kVA ou kW se perceber melhor, em cada fase.

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos,
Marcelo
Obrigado nelmindo,

sendo assim a potência é dividida de igual forma pelas 3 fases, percebido :)
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

ENERGY Escreveu:Boas
No minimo, em trifásico terá de contratar 10.35Kvas ou 13.8Kvas, ou seja 400/15A ou 400/20A
Ou então tentar passar para monofásico 6.9Kvas, ou 10.35Kvas ou seja 230/30A ou 230/,
Claro que tudo isto só será possivél, se a sua instalação o permitir, e se a PMA inscrita na EDP o permitir, caso contrário fica sujeito a encargos com eventual reforço de ramal, e respetiva Inspeção Certiel.
Viva ENERGY,

obrigado pela tua resposta.

Podes explicar-me um pouco melhor o que é a PMA inscrita na EDP?
Como posso obter essa informação, ligando para a EDP?

Obrigado a todos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
PMA = Potência maxima admissivél da instalação.
Pode obter a PMA junto da EDP, presencialmente, ou por telefone, deve ter consigo uma fatura de eletricidade da instalação em causa, quando decidir obter essa informação, para fornecer dados a quem o atender.
deepshoot Escreveu:
Viva ENERGY,

Obrigado a todos.
Cpts.
Energy
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

Obrigado ENERGY.

PMA = Potência maxima admissivél da instalação.
Pode obter a PMA junto da EDP, presencialmente, ou por telefone, deve ter consigo uma fatura de eletricidade da instalação em causa, quando decidir obter essa informação, para fornecer dados a quem o atender.
deepshoot Escreveu:
Viva ENERGY,

Obrigado a todos.
miguel74
Curioso
Curioso
Registado: 20 jun 2014, 23:26
Been thanked: 2 times

Mensagem por miguel74 »

instalação trifásica com potência 3,45 kva não sabia que existia as instalações trifásicas o mínimo é 6,90 kva
miguel74
Curioso
Curioso
Registado: 20 jun 2014, 23:26
Been thanked: 2 times

Mensagem por miguel74 »

o problema é que o fogão consome mais que os 15 ampéres do IB ( CORRENTE DE SERVIÇO ) O motor podia sempre obtar por arranque em estrela.
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

miguel74 Escreveu:instalação trifásica com potência 3,45 kva não sabia que existia as instalações trifásicas o mínimo é 6,90 kva
Isto é um embaixada já com imensos anos e inicialmente foi feita apenas para o motor (agrícola).

Eu o fogão apenas pretendo conseguir ter 2 bicos ligados, provavelmente, cerca de 3000W (max) com os 2 bicos ligados.

No entanto hoje vou verificar a viabilidade de passar para monofásico e caso seja possível vou optar por comprar um motor monofásico para rega.

Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Claro que esta potência em trifásico, só contrata quem tem equipamentos trifásicos de baixo consumo, como é o caso do autor do tópico, caso contrário contrataria em monofásico, mas aqui vai a lista de potências possiveis de contratar.
http://www.edpsu.pt/pt/EDP%20Docs/Tarif ... 202014.pdf

miguel74 Escreveu:instalação trifásica com potência 3,45 kva não sabia que existia as instalações trifásicas o mínimo é 6,90 kva
Cpts.
Energy
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

Viva,

só mais uma dúvida, os 3,45kVA em trifásico, ou seja, ~1,15kVA / fase, para que o quadro salte basta que numa das fases ultrapasse os 1,15kVA ?

É que eu ligo o fogão com dois bicos (~3000W ?) e não dispara, só ligando outra coisa é que dispara.

Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Como é que tem a certeza, que tem instalado 400/5A, ou seja 3.45Kvas?
E o quê é que dispara, é o DCP/Limitador da EDP, ou é um disjuntor no Quadro Elétrico?
O circuito do fogão tem disjuntor monofásico, ou é disjuntor trifásico?
deepshoot Escreveu:Viva,

só mais uma dúvida, os 3,45kVA em trifásico, ou seja, ~1,15kVA / fase, para que o quadro salte basta que numa das fases ultrapasse os 1,15kVA ?

É que eu ligo o fogão com dois bicos (~3000W ?) e não dispara, só ligando outra coisa é que dispara.

Obrigado.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”