Sistema Anti Furto

fantas
Curioso
Curioso
Registado: 27 jul 2014, 14:33

Sistema Anti Furto

Mensagem por fantas »

Boas pessoal, vivo num condomínio em que os anexos e garagens são independentes mas ambos possuem lâmpadas alimentadas por electricidade do condomínio o que acontece é que as pessoas através dessas lâmpadas e interruptores criaram tomadas eléctricas e roubam electricidade, já mandei um eletricista colocar um disjuntor mais fraco para não aguentar aquecedores que certamente existem furos com fios para as casas, mas pelos vistos não resolveu porque se continua a pagar imensa luz, então disseram me que era possível colocar um disjuntor que de x em x tempo criava um corte de corrente quase imperceptível suficiente para deitar abaixo TVs e avariar material eléctrico alguem sabe o nome disso ?

Também me falaram de um disjuntor que não deixa as pessoas meterem palitos nos interruptores de forma a impedir o temporizador de disparar, estas duas soluções parecem-me as mais adequadas visto que se anda nisto aos anos.

Alguem me pode ajudar ? Obrigado!
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Sistema Anti Furto

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Não me parece que as soluções que falou sejam as mais correctas, e até tenho dúvidas se serão legais.
No entanto, acho que deve apresentar uma queixa às autoridades.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

fantas Escreveu:Boas pessoal, vivo num condomínio em que os anexos e garagens são independentes mas ambos possuem lâmpadas alimentadas por electricidade do condomínio o que acontece é que as pessoas através dessas lâmpadas e interruptores criaram tomadas eléctricas e roubam electricidade, já mandei um eletricista colocar um disjuntor mais fraco para não aguentar aquecedores que certamente existem furos com fios para as casas, mas pelos vistos não resolveu porque se continua a pagar imensa luz, então disseram me que era possível colocar um disjuntor que de x em x tempo criava um corte de corrente quase imperceptível suficiente para deitar abaixo TVs e avariar material eléctrico alguem sabe o nome disso ?

Também me falaram de um disjuntor que não deixa as pessoas meterem palitos nos interruptores de forma a impedir o temporizador de disparar, estas duas soluções parecem-me as mais adequadas visto que se anda nisto aos anos.

Alertar o condomínio e ameaçar (se não mesmo avançar) com queixas nas autoridades, como sugerido.
fantas
Curioso
Curioso

Mensagem por fantas »

Pois, o problema é que já fizemos isso e não se sabe quem é que está ou quantas pessoas fazem isso, visto que anexos e garagens sejam independentes não podemos entrar lá sem autorização do proprietário...

Por isso a solução é mesmo a que apresentei, acreditem que já fizemos de tudo e isto anda desde 2008 a virem contas de 1000 euros de eletricidade ...
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Mensagem por mirandes »

bom dia,
uma boa solução é colocar disjuntores e/ou fusíveis ajustados aos consumos estipulados (iluminação apenas = aprox. 100/200wat) logo 1A parece-me razoável.... por garagem... veja se desta forma consegue.... a não ser que o circuito alimente vários... ai só estudando um outra solução.... eventualmente nas caixas de derivação...
mirandes,
fantas Escreveu:Pois, o problema é que já fizemos isso e não se sabe quem é que está ou quantas pessoas fazem isso, visto que anexos e garagens sejam independentes não podemos entrar lá sem autorização do proprietário...

Por isso a solução é mesmo a que apresentei, acreditem que já fizemos de tudo e isto anda desde 2008 a virem contas de 1000 euros de eletricidade ...
fantas
Curioso
Curioso

Mensagem por fantas »

Existem dois disjuntores um para 5 garagens outro para mais 5....

ja temos disjuntores fracos mas mesmo assim aquarios e isso tudo não disparam...

Agradecia que me dissessem como se chamam esses dois aparelhos que eu referi para eu estudar o melhor
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

fantas Escreveu:Existem dois disjuntores um para 5 garagens outro para mais 5....

ja temos disjuntores fracos mas mesmo assim aquarios e isso tudo não disparam...

Agradecia que me dissessem como se chamam esses dois aparelhos que eu referi para eu estudar o melhor
meta disjuntores mais fracos ...
e vão baixando até começar a disparar ...

meta também um ID de alta sensibilidade , tipo à menor passagem quadro em baixo ...

quanto aos interrutores com palitos , metam detectores de movimentos ...

há ... e vá com calma eu já vi muita cena em condomínios ... nem sei a sorte que tenho em viver numa barraca que não tem vizinhança ...
fantas
Curioso
Curioso

Mensagem por fantas »

quero aprender Escreveu:
fantas Escreveu:Existem dois disjuntores um para 5 garagens outro para mais 5....

meta disjuntores mais fracos ...
e vão baixando até começar a disparar ...

meta também um ID de alta sensibilidade , tipo à menor passagem quadro em baixo ...

quanto aos interrutores com palitos , metam detectores de movimentos ...

há ... e vá com calma eu já vi muita cena em condomínios ... nem sei a sorte que tenho em viver numa barraca que não tem vizinhança ...
Sensores de movimento não me parece um aboa alternativa porque ía ser a mesma coisa as pessoas ficam nos anexos e a luz liga.

O melhor era aquele sistema que falei mas precisava do nome das peças para ler sobre elas
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nesse caso a Administração deve reunir, e chamar à atenção de todos os Condominos, para aquestão dos consumos exagerados que se vêm verificando, e vai ver que vão passar a fiscalizar os consumos uns dos outros, pois uns não vão querer ficar projudicados em favor de outros.
Outra solução é em reunião de Administração, chegarem a um consenço sobre a possibilidade de instalarem contadores individuais para cada armazém, e debitarem esses consumos a cada um, junto com o valor da cota do condominio, e ficam com o assunto resolvido, sem que ninguém fique prejudicado.

fantas Escreveu:Boas pessoal, vivo num condomínio em que os anexos e garagens são independentes mas ambos possuem lâmpadas alimentadas por electricidade do condomínio o que acontece é que as pessoas através dessas lâmpadas e interruptores criaram tomadas eléctricas e roubam electricidade, já mandei um eletricista colocar um disjuntor mais fraco para não aguentar aquecedores que certamente existem furos com fios para as casas, mas pelos vistos não resolveu porque se continua a pagar imensa luz, então disseram me que era possível colocar um disjuntor que de x em x tempo criava um corte de corrente quase imperceptível suficiente para deitar abaixo TVs e avariar material eléctrico alguem sabe o nome disso ?

Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

qualquer dispositivo que provoque avarias a terceiros é ilegal...poderá ser processado judicialmente por danos...

como é óbvio, aqui no fórum não poderá ser ajudado nesse sentido....pois as regras do fórum, felizmente , não permitem...

como dito por outros membros, use disjuntores de baixo calibre...
Jaime Reis
fantas
Curioso
Curioso

Mensagem por fantas »

A questão dos contadores individuais já foi proposta a EDP e já foi avaliada e é impossivel porque a construção não o permite, teriam de deitar paredes abaixo para passar fios individuais...

Fui agora verificar os temporizadores e estavam novamente em permanente..

Não se trata de ser legal ou não, trata-se que é a unica solução e com aviso não é legal, aliás já vi noutros condominios em pratica o sistema que a pessoa é obrigada a carregar no interruptor novamente para o temporizador disparar impedindo assim os palitos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Quando sugeri a ideia dos contadores individuais, não era para serem instalados pela EDP, seria um assunto extra EDP.
Mas sim com acordo prévio entre todos os condominos, ser a Administração do Condominio a mandar fazer esse trabalho.
A coluna para alimentar os contadores/garagens, seria alimentada a partir do Quadro dos Serviços Comuns do prédio.
Poderiam entre todos com a instalação de contadores individuais, estipularem um determinado consumo, que seria suportado pela Administração, depoius quem ultrapassar esse consumo tem que suportar a diferença, ou então cada qual pagar o que consome, que é sempre o mais justo.
Qualquer outra solução não vai resolver o assunto, a não ser que as ligações elétricas ( alimentação) não estejam acessiveis aos utentes dessas garagens.

fantas Escreveu:A questão dos contadores individuais já foi proposta a EDP e já foi avaliada e é impossivel porque a construção não o permite, teriam de deitar paredes abaixo para passar fios individuais...

Fui agora verificar os temporizadores e estavam novamente em permanente..

Não se trata de ser legal ou não, trata-se que é a unica solução e com aviso não é legal, aliás já vi noutros condominios em pratica o sistema que a pessoa é obrigada a carregar no interruptor novamente para o temporizador disparar impedindo assim os palitos.
Cpts.
Energy
fantas
Curioso
Curioso

Mensagem por fantas »

Eu como disse já ando nisto desde 2008 e já testei tudo e não a nada a fazer ou é muito dispendioso, preferia ainda assim as soluções apresentadas por mim
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Para além da solução que já referi, que é apresentar queixa por roubo (não sei se será o termo correcto, mas se não for é algo semelhante), pois aquilo que estão a fazer é roubar energia, só mesmo mandar cortar a alimentação do quadro de serviços comuns.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

fantas Escreveu: aliás já vi noutros condominios em pratica o sistema que a pessoa é obrigada a carregar no interruptor novamente para o temporizador disparar impedindo assim os palitos.
vá a esses condomínios e peça para ver o quadro electrico ...
se o amigo não percebe de electricidade ... tire fotos de boa qualidade e coloque-as aqui , depois vamos tentar ajuda-lo ...
eu desconheço tal equipamento ...
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”