contactor auxiliar

toohinc
Curioso
Curioso
Registado: 29 dez 2008, 00:13

contactor auxiliar

Mensagem por toohinc »

Boas!
Agradeço se me poderem dar uma ajuda ou opinião. Este é o exemplo.

Imagem

Neste exemplo de contactor que neste caso é assionado através de um relógio para iluminação, está ligado uma fase (L1) no borne 14 e "shuntado" para o borne 22. Depois outra fase (L2) no borne 34, e outra fase (L3) no borne A2 para o relógio que o faz atracar certo? Estará isto correcto?

Não está a ser feito corte de neutro. Nos bornes 13, 21 e 33 estao ligados 3 disjuntores para 3 circuitos diferentes.

De momento está sempre a atracar de 30 em 30 seg, depois de ter levado um estouro que até a queimado cheirava. Já agora o relógio é digital, existe alguma diferença em termos de funcionalidade entre os digitais e os analógicos (aqueles com a mítica rodinha) ?

Obrigado desde já.

Cumprimentos. Ricardo
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: contactor auxiliar

Mensagem por ENERGY »

Boas
Isso está uma trapalhada, e tal eletrificação aparentemente pelo que descreve não está de acordo com as RTIEBT.
Para estar regulamentar tem de usar disjuntor tripolar, que alimenta o contator e protege o (IH) interruptor horário seja ele digital ou analógico.
Do contator saem os 3 circuitos para as luminárias.
O contator é acionado (bobine) pelo relógio que terá a programação de ligar/desligar programada.
Pode tambem instalar um interruptor unipolar, para em caso de avaria do relógio acionar diretamente a bobine do contator e ligar as luminárias, como seja alguém que fica numa loja a trabalhar para além do horário programado, etc.

toohinc Escreveu:Boas!
Agradeço se me poderem dar uma ajuda ou opinião. Este é o exemplo.

Imagem

Neste exemplo de contactor que neste caso é assionado através de um relógio para iluminação, está ligado uma fase (L1) no borne 14 e "shuntado" para o borne 22. Depois outra fase (L2) no borne 34, e outra fase (L3) no borne A2 para o relógio que o faz atracar certo? Estará isto correcto?

Não está a ser feito corte de neutro. Nos bornes 13, 21 e 33 estao ligados 3 disjuntores para 3 circuitos diferentes.

De momento está sempre a atracar de 30 em 30 seg, depois de ter levado um estouro que até a queimado cheirava. Já agora o relógio é digital, existe alguma diferença em termos de funcionalidade entre os digitais e os analógicos (aqueles com a mítica rodinha) ?

Obrigado desde já.

Cumprimentos. Ricardo
Cpts.
Energy
miguel74
Curioso
Curioso
Registado: 20 jun 2014, 23:26
Been thanked: 2 times

Mensagem por miguel74 »

há qualquer coisa aí que não bate certo o A2 normalmente é a entrada de neutro o A1 é a fase o shante do 14 para o 22 não tem qualquer tipo de nexo
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pelo que descreve, o contator só está a utilizar 2 fases, a razão de tal trabalho só quem o instalou é que sabe, nós aqui não estamos a ver a instalação.

miguel74 Escreveu:há qualquer coisa aí que não bate certo o A2 normalmente é a entrada de neutro o A1 é a fase o shante do 14 para o 22 não tem qualquer tipo de nexo
Cpts.
Energy
toohinc
Curioso
Curioso

Mensagem por toohinc »

A alimentação ao contactor vem de 3 diferenciais tetrapolares diferentes (L1 de um dif. , L2 de outro e L3 de outro). Não sei porque não ligaram ao mesmo diferencial, ou terá sido porque o neutro de cada circuito de saída do contactor está em diferenciais diferentes? (não reparei nos neutros, apenas vi uns 10 apertados a cada dif.)

A minha dúvida também está nesse shunt do contactor, poderá não respeitar as normas, mas é suposto funcionar? O contactor funciona com L1 em dois bornes e L2 no terceiro borne? Também não vi sinalização nenhuma relativamente à polaridade da alimentação à bobine.

Os 3 circuitos ligados ao contactor estão a funcionar, as luzes estão ligadas, o problema é quando ligo o disjuntor que alimenta o relógio, estoura e o contactor ate cheira a queimado, que já deve estar mesmo queimado.

A pessoa responsável pelo espaço diz que sempre funcionou até agora rebentar com tudo. O que me parece mentira, até porque tem lá caixas abertas e fios ligados provisoriamente.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Como eu já disse anteriormente, nada disso é regulamentar.
Já verificaste se a fase que vem do relógio e liga na bobine do contator, se o neutro que liga na bobine vem do mesmo diferencial que a fase?
A bobine do contator pode estar em CC. ou ser de 230V e estar a ser alimentada em 400V, etc.

toohinc Escreveu:A alimentação ao contactor vem de 3 diferenciais tetrapolares diferentes (L1 de um dif. , L2 de outro e L3 de outro). Não sei porque não ligaram ao mesmo diferencial, ou terá sido porque o neutro de cada circuito de saída do contactor está em diferenciais diferentes? (não reparei nos neutros, apenas vi uns 10 apertados a cada dif.)

A minha dúvida também está nesse shunt do contactor, poderá não respeitar as normas, mas é suposto funcionar? O contactor funciona com L1 em dois bornes e L2 no terceiro borne? Também não vi sinalização nenhuma relativamente à polaridade da alimentação à bobine.

Os 3 circuitos ligados ao contactor estão a funcionar, as luzes estão ligadas, o problema é quando ligo o disjuntor que alimenta o relógio, estoura e o contactor ate cheira a queimado, que já deve estar mesmo queimado.

A pessoa responsável pelo espaço diz que sempre funcionou até agora rebentar com tudo. O que me parece mentira, até porque tem lá caixas abertas e fios ligados provisoriamente.
Cpts.
Energy
toohinc
Curioso
Curioso

Mensagem por toohinc »

Só amanha poderei verificar com mais tempo. Depois digo algo.

Já agora o que significa NO NC ?

Obrigado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
toohinc Escreveu:Só amanha poderei verificar com mais tempo. Depois digo algo.
Obrigado.
NO Open
NC Close

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

toohinc Escreveu:Só amanha poderei verificar com mais tempo. Depois digo algo.

Obrigado.
????????? :shock: :shock:

se não sabe o significado das siglas dos contactos....como....????? é que ??????

o contactor que mostra é um contactor usado para automatismos de comando...em circuitos de potencia nunca vi!

acho que devia de consultar documentação de reles e contactores....
Jaime Reis
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,
ser electricista hoje parece ter pouco significado.

Salta à vista que se trata de uma habilidade executada por outro "electricista", uma vez que o contactor está a ligar circuitos de iluminação independentes, portanto de diferenciais diferentes, quando devia ter sido executado com recurso a tantos contactores /(relés) quantos os circuitos.

Falta saber até que ponto o dono da instalação não tem culpas, pois pode muito bem ter sido o causador dos disparates, quando procurou o "baratinho", o que, na maior parte dos casos resulta em preços exorbitantes se se tiver em conta o trabalho executado.

Claro que ninguém nasce ensinado, mas não é por vir aqui fazer umas perguntas que vai ficar um técnico.

Ohmico
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

ohmico Escreveu: ser electricista hoje parece ter pouco significado.

Claro que ninguém nasce ensinado, mas não é por vir aqui fazer umas perguntas que vai ficar um técnico.
Boa tarde.

Com a sua permissão, faço das suas palavras, as minhas também. O problema é que não se resume apenas aos electricistas. É a sociedade que temos, infelizmente.
E peço desculpa aos colegas por fugir ao tópico.
miguel74
Curioso
Curioso

Mensagem por miguel74 »

isso é um contator auxiliar como pode entrar 3 fases diferentes se não tem circuito de potencia , qual foi a razão de ter um contator accionado por um interruptor horário para ligar uma luzes não entendo.porque é que não ligou as luzes diretamente ao interruptor
toohinc
Curioso
Curioso

Mensagem por toohinc »

O problema em questão, não fui eu que o causei, apenas calhou-me a mim ter de o arranjar.
A avaria estava numa instalação da seg. social que deveria (penso eu) estar isento de qualquer trapalhice principalmente a nível de electricidade. Quadro sem barramentos, 8/10 fios neutro ligados ao diferencial, ligadores a emendar fios que não chegam aos disjuntores, etc etc.

Em vez de passar o tempo a julgar quem é electricista e quem não é, apenas disse que resolvia a avaria e que o quadro não está nas melhores condições, mais tarde dará problemas. Não tenho qualquer tipo de problema em perguntar como isto ou aquilo funciona, estamos sempre a aprender.

O problema estava no relógio, estava mal ligado, tinha 2 disjuntores a alimentá-lo com fases diferentes, daí o estouro.
Um outro problema era um kit de emergência queimado numa armadura que ao ligar o disjuntor também disparava.

Obrigado a todos pela ajuda, deu para resolver tudo com mais clareza.

Ricardo
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Esta situação (contator) utiliza-se muito em instalações industriais, escritórios, lojas etc, com recurso ao contator, para desligar a luz após o horário de trabalho, sem necessidade de intervenção humana, pois por vezes alguns colaboradores de empresas, no final do dia querem é ir embora e se a luz ficar ligada ou desligada, tanto lhes faz, pois não são eles a pagar a conta, e em especial em algumas entidades publicas, que não existe o mínimo cuidado em desligar o que quer que seja no final da tarde.
Por isso o contator associado a um IH e um interruptor, é uma boa solução.

miguel74 Escreveu:isso é um contator auxiliar como pode entrar 3 fases diferentes se não tem circuito de potencia , qual foi a razão de ter um contator accionado por um interruptor horário para ligar uma luzes não entendo.porque é que não ligou as luzes diretamente ao interruptor
Cpts.
Energy
miguel74
Curioso
Curioso

Mensagem por miguel74 »

o contator é uma boa solução, mas só o IH faz esse trabalho não preciso de um contator ou estou errado.
Responder

Voltar para “Dúvidas”