Ajuda com proteção em anexo

Responder
jforum
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 jun 2014, 12:15

Ajuda com proteção em anexo

Mensagem por jforum »

Bom dia a todos,

Descobri o fórum recentemente e parece-me muito bom e o lugar indicado para colocar a minha dúvida.

Numa habitação que tenho existe ao lado um anexo, a instalação que tenho nesse anexo é a seguinte:

Aparelhos:
  • Uma TV
  • 1 microondas
  • 1 Frigorífico pequeno
  • 1 Arca frigorífica
  • Máq. café, torradeira (~1000w), etc.
  • 3 Lâmpadas do tipo fluorescente
Há uma caixa de derivação do lado de fora do anexo com fios que vêm do quadro dentro de casa, a partir dessa é que segue para outra caixa dentro do anexo e saiem fios para a iluminação e tomadas.

A máq. da louça está ligada a uma tomada com fio 2.5mm, a minha dúvida é relatiovamente a tudo o resto que está com 1.5mm a partir desta caixa de derivação dentro do anexo. Acredito que não seja muito arriscado mas gostava de proteger mais a instalação e se possível sem substituir o fio de 1.5mm.

Ou seja, através do fio de 1.5mm estou a alimentar: 3 Lâmpadas, os 2 frigoríficos, microondas, e 1 tomada 'extra' onde se liga de vez em quando a torradeira e assim.

Será que seria mais seguro colocar por exemplo:

- Junto da caixa de derivação fora do anexo um Disjuntor de 20A
- Dentro do anexo:
  • 1 Disjuntor de 16A para a máquina de lavar
  • 1 Disjuntor de 10A para o resto
Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Ajuda com proteção em anexo

Mensagem por ENERGY »

Boas
Regulamentarmente, deve instalar nesse anexo um quasdro parcial, que será alimentado do quadro geral da casa.
A partir desse quadro parcial do anexo, faz depois os diversos circuitos para alimentar os diversos equipamentos elétricos.

jforum Escreveu:Bom dia a todos,

Descobri o fórum recentemente e parece-me muito bom e o lugar indicado para colocar a minha dúvida.

Numa habitação que tenho existe ao lado um anexo, a instalação que tenho nesse anexo é a seguinte:

Aparelhos:
  • Uma TV
  • 1 microondas
  • 1 Frigorífico pequeno
  • 1 Arca frigorífica
  • Máq. café, torradeira (~1000w), etc.
  • 3 Lâmpadas do tipo fluorescente
Há uma caixa de derivação do lado de fora do anexo com fios que vêm do quadro dentro de casa, a partir dessa é que segue para outra caixa dentro do anexo e saiem fios para a iluminação e tomadas.

A máq. da louça está ligada a uma tomada com fio 2.5mm, a minha dúvida é relatiovamente a tudo o resto que está com 1.5mm a partir desta caixa de derivação dentro do anexo. Acredito que não seja muito arriscado mas gostava de proteger mais a instalação e se possível sem substituir o fio de 1.5mm.

Ou seja, através do fio de 1.5mm estou a alimentar: 3 Lâmpadas, os 2 frigoríficos, microondas, e 1 tomada 'extra' onde se liga de vez em quando a torradeira e assim.

Será que seria mais seguro colocar por exemplo:

- Junto da caixa de derivação fora do anexo um Disjuntor de 20A
- Dentro do anexo:
  • 1 Disjuntor de 16A para a máquina de lavar
  • 1 Disjuntor de 10A para o resto
Obrigado.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”