Ligar neutro à terra não põe a luz abaixo
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 06 jun 2014, 20:04
- Been thanked: 1 time
Ligar neutro à terra não põe a luz abaixo
Boas.
Hoje precisei de ver se o disjuntor de um circuito de tomadas disparava ou se apenas dispara o diferencial. Para tal, fui a uma tomada do circuito e juntei propositadamente o neutro à terra, e não é que a luz não foi abaixo?
Peguei no multimetro e medi a tensão entre fase e neutro da tomada, tinha 230V, depois medi entre fase e terra, tinha também 230V.
Alguém me consegue explicar o porquê do quadro não disparar quando encostei neutro e terra.
nota: todos os equipamentos são recentes.
Obrigado.
Hoje precisei de ver se o disjuntor de um circuito de tomadas disparava ou se apenas dispara o diferencial. Para tal, fui a uma tomada do circuito e juntei propositadamente o neutro à terra, e não é que a luz não foi abaixo?
Peguei no multimetro e medi a tensão entre fase e neutro da tomada, tinha 230V, depois medi entre fase e terra, tinha também 230V.
Alguém me consegue explicar o porquê do quadro não disparar quando encostei neutro e terra.
Obrigado.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
Re: Ligar neutro à terra não põe a luz abaixo
Boas,
OK, então não verificou existirem 230V quer em relação ao neutro, quer em relação à terra?
Portanto quando shuntou o neutro com a terra não circulou corrente de fuga! Não há lugar a disparo.
Ohmico
OK, então não verificou existirem 230V quer em relação ao neutro, quer em relação à terra?
Portanto quando shuntou o neutro com a terra não circulou corrente de fuga! Não há lugar a disparo.
Ohmico
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=9&t=15980
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=9&t=15980
gajodoporto Escreveu:Boas.
Obrigado.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 06 jun 2014, 20:04
Boas.
Devo dizer que sempre pensei que ao encostar neutro à terra de qualquer circuito, o diferencial dispara sempre. Mas não é o caso.
Posso concluir que quando não disparar a instalação está bem efectuada no que diz respeito ao isolamento do neutro/terra? Tem uma diferença de potencial boa?
Já agora toda esta confusão começou porque alguem ao utilizar um ferro de engomar, a tomada derreteu completamente e o quadro não disparou. A senhora teve que desligar o quadro manualmente senão ainda derretia mais.
Obrigado desde já pela ajuda.
Devo dizer que sempre pensei que ao encostar neutro à terra de qualquer circuito, o diferencial dispara sempre. Mas não é o caso.
Posso concluir que quando não disparar a instalação está bem efectuada no que diz respeito ao isolamento do neutro/terra? Tem uma diferença de potencial boa?
Já agora toda esta confusão começou porque alguem ao utilizar um ferro de engomar, a tomada derreteu completamente e o quadro não disparou. A senhora teve que desligar o quadro manualmente senão ainda derretia mais.
Obrigado desde já pela ajuda.
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 abr 2014, 18:36
- Has thanked: 3 times
Disparar ou não depende de vários factores, os principais serão:
-tensão do neutro em relação à terra na altura do teste
-valor de disparo do diferencial
-impedância da terra
Por exemplo, se tiver uma terra com 30 Ohm de impedância e na altura no neutro está com 2v em relação à terra. 2v/30 Ohm = 0.067A = 67mA de corrente de fuga. Se a instalação tiver um diferencial de 30mA ou menos dispara logo, mas se for de 300mA já não dispara.
Outro exemplo seria ter uma terra com 4 Ohm de impedância e na altura no neutro está com 2v em relação à terra. 2v/4 Ohm =0,5A = 500mA de corrente de fuga. Nessa situação já o diferencial de 300mA disparava também.
É só fazer as contas
-tensão do neutro em relação à terra na altura do teste
-valor de disparo do diferencial
-impedância da terra
Por exemplo, se tiver uma terra com 30 Ohm de impedância e na altura no neutro está com 2v em relação à terra. 2v/30 Ohm = 0.067A = 67mA de corrente de fuga. Se a instalação tiver um diferencial de 30mA ou menos dispara logo, mas se for de 300mA já não dispara.
Outro exemplo seria ter uma terra com 4 Ohm de impedância e na altura no neutro está com 2v em relação à terra. 2v/4 Ohm =0,5A = 500mA de corrente de fuga. Nessa situação já o diferencial de 300mA disparava também.
É só fazer as contas

-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
desconhecia ... não dispara e esta tudo bem com instalação ....jorgemiguel4 Escreveu: Por exemplo, se tiver uma terra com 30 Ohm de impedância e na altura no neutro está com 2v em relação à terra. 2v/30 Ohm = 0.067A = 67mA de corrente de fuga. Se a instalação tiver um diferencial de 30mA ou menos dispara logo, mas se for de 300mA já não dispara.