Aumento de potência em casa antiga

Responder
Ferra
Curioso
Curioso
Registado: 22 abr 2011, 10:52

Aumento de potência em casa antiga

Mensagem por Ferra »

Boa tarde, venho expôr uma duvida:
Herdei uma casa anterior a 1970 cuja instalação elétrica era de 5A e fuziveis. Nos principios dos anos 80 foi instalado um quadro com disjuntores e feito a separação de circuitos. Um belo dia por iniciativa da EDP a potência passou para 15A e mudado o diferencial para tornar isso possivel. Os cabos do contador e diferencial são de 6mm2. Neste momento queria ir para lá mas pretendia mais amperagem pois pretendia pôr uma placa de indução. A minha duvida é se a EDP me permite passar para 25 ou 30 A (monofasica) ou é preciso mais burocracia?
Obrigado desde já a quem me puder ajudar!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Aumento de potência em casa antiga

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode contatar o seu fornecedor de energia via telefone, e verificar da viabilidade desse aumento de potência, ou seja passar de 3.45Kvas, para 5.75Kvas/6.9Kvas, e logo verá a resposta.

Ferra Escreveu:Boa tarde, venho expôr uma duvida:
Herdei uma casa anterior a 1970 cuja instalação elétrica era de 5A e fuziveis. Nos principios dos anos 80 foi instalado um quadro com disjuntores e feito a separação de circuitos. Um belo dia por iniciativa da EDP a potência passou para 15A e mudado o diferencial para tornar isso possivel. Os cabos do contador e diferencial são de 6mm2. Neste momento queria ir para lá mas pretendia mais amperagem pois pretendia pôr uma placa de indução. A minha duvida é se a EDP me permite passar para 25 ou 30 A (monofasica) ou é preciso mais burocracia?
Obrigado desde já a quem me puder ajudar!
Cpts.
Energy
Ferra
Curioso
Curioso
Registado: 22 abr 2011, 10:52

Mensagem por Ferra »

Não fazia ideia que era possível saber essa informação por telefone, assim é cómodo. Caso contrario teria de fazer 30Km e ficar em filas!
Assim farei!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Como a instalação é anterior à Certiel tem direito a uma PMA de 6.9kVA. Mas terá de criar condições técnicas para passar para os 6.9kVA (30A).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas

Mas essas condições técnicas, podem implicar a respetiva Certificação da instalação por parte da Certiel, para depois poder contratar os 6.9Kvas.
Tudo depende da PMA que consta no sistema informático da EDP, se é 3.45Kvas ou 6.9Kvas, etc.
joaoosvaldo Escreveu:Como a instalação é anterior à Certiel tem direito a uma PMA de 6.9kVA. Mas terá de criar condições técnicas para passar para os 6.9kVA (30A).
Cpts.
Energy
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

ENERGY Escreveu:Boas

Mas essas condições técnicas, podem implicar a respetiva Certificação da instalação por parte da Certiel, para depois poder contratar os 6.9Kvas.
Tudo depende da PMA que consta no sistema informático da EDP, se é 3.45Kvas ou 6.9Kvas, etc.
joaoosvaldo Escreveu:Como a instalação é anterior à Certiel tem direito a uma PMA de 6.9kVA. Mas terá de criar condições técnicas para passar para os 6.9kVA (30A).
Se a PMA não for de 3.45kVA é alterada para 6.9kVA uma vez que a instalação é anterior à Certiel e é essa a PMA a que têm direito essas instalações. Se não estiver no sistema informático é colocado!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas

Existe pelo pais fora, milhares de instalações com PMA de 3.45Kvas, que constam no sistema informático da EDP, os clientes ao quererem aumentar a PMA da sua instalação para 6.9Kvas, a EDP faz esse aumento, mas depois o cliente para poder contratar os 6.9Kvas, tem de apresentar certificação da Certiel referente à sua Instalação.
Certo ou errado? ou existe alguma ordem interna na EDP para essa situação, e nós os instaladores não sabemos, ou pelo menos eu não o sei, e levo logo com as meninas do balcão de atendimento a dizerem-me, tenho muita pena mas o Sr. vai ter de pedir inspeção dessa instalação se quer contratar 6.9Kvas.
joaoosvaldo Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas

Se a PMA não for de 3.45kVA é alterada para 6.9kVA uma vez que a instalação é anterior à Certiel e é essa a PMA a que têm direito essas instalações. Se não estiver no sistema informático é colocado!
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”