emitir uma voz

quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

emitir uma voz

Mensagem por quero aprender »

amigos ,
hoje tive num edifício em que ao se chamar o elevador , o piso tem 6 elevadores , ao carregar no botão para chamar o elevador e posso o fazer em qualquer botão dos 6 , é emitido um som que diz :

elevador C , elevador C ou seja recebo a informação de qual o primeiro elevador a chegar ao piso ...

bem quando vi aquilo fiquei tipo bimbo , tipo um burro a olhar para um palácio ...

o golpe de misericórdia foi a porta do elevador vai abrir , depois a porta está aberta , a porta vai fechar ...

posso-vos dizer que parecia uma criança a olhar para aquilo , eu sou um apaixonado por este tipo de tecnologia ...

eu gostava tanto de saber como aquilo se faz e monta ... mas isso seria muitíssima areia para o minúsculo smart do quero aprender ...

já na obra publica-privada que tive num teste que fizeram era emitia uma voz em todo o edifício que dizia :

por favor abandone o edifício , por favor faça-o de forma calma e ordeira ...

a minha pergunta , a minha duvida para todos vós é a seguinte , quer para 12v ou para 230v mas em especial para 12v há algo que possa-se programar para dizer :

ATENÇÃO a porta da garagem foi aberta !!!

existe algo que faça isto ou algo parecido ?

desculpem eu gostar tanto de tecnologia e o testamento :)

saudações a todos vós
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: emitir uma voz

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

O que não falta para ai, é disso. Este por exemplo, é tipo um brinquedo e funciona a pilhas, mas concerteza arranjas um exactamente de acordo com o que queres ... precisas é de saber exactamente o que queres (alimentação, onde vai ficar, volume que queres ouvir, etc).
É claro que depois tens de pedir a uma amiga com uma voz bonita para te gravar o som :D . Esta é capaz de ser a parte mais dificil de comprar ou obter na internet, o som em si.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por amfys »

Trata-se de uma funcionalidade opcional que os principais fabricantes de elevadores propõem.
A OTIS por exemplo tem isso.

Podes ver aqui: http://www.otis.com/site/in/pages/MP3.aspx
E aqui um exemplo do ciclo de vocabulário pré-programado a funcionar:
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

por exemplo , só para termos um ideia do que eu queria fazer , e isto seria apenas um principio ...

o portão de tras da casa foi aberto e em vez de ser emitido um som horrível de um besouro ou sirene , era emitida uma voz :

o portão traseiro foi aberto , atenção portão traseiro aberto ...

conseguir algo que seja alimentado a 12v que faça isto ... bem !!! era a revolução ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
porque não sonorizas a abertura do portão com musica, tal como entras em alguns prédios/elevadores, e a musica liga-se de imediato.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

sim amigo energy , sim foi algo que eu já também tinha ponderado ...
mas o bichinho da tecnologia ...

se eu gostava de arranjar maneira de fazer o que pretendo ... nessa obra publico privada pedi aos tipos dicas sobre o assunto , mas tive azar bati de frente com duas pessoas que não eram de muita conversa e muito menos de ajudar ...

por isso é que eu não ganho para a sopa e se perguntam algo até faço logo um boneco ... mas também não me arrependo ...
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Agora lembrei-me de uma coisa...supondo que a tua ideia é para instalar no portão da garagem, isso é "legal"?
Pergunto isto (e espero que alguém mais por dentro do assunto possa esclarecer) porque não sei até que ponto a sinalização luminosa e sonora dos portões é obrigatória, e eventuais alterações à mesma estarão dentro das normas e regulamentos.
Mas à parte do que disse antes, podias verificar se o teu automatismo de portão tem algum contacto "seco" extra que te permita realizar o que queres, e em que circunstâncias esse contacto é activado.
Tinhas falado nos 12V porquê?
Atenção que teres um dispositivo a "falar" mais do que uma frase, já implica mais trabalho, e é mais complicado porque terias de trabalhar com sensores e detectores (por exemplo, fins-de-curso) que transmitissem informação para o dispositivo de quando o portão está aberto, quando está a abrir/fechar, e quando está fechado.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

rainbow Escreveu:Boa noite.

Agora lembrei-me de uma coisa...supondo que a tua ideia é para instalar no portão da garagem, isso é "legal"?
Pergunto isto (e espero que alguém mais por dentro do assunto possa esclarecer) porque não sei até que ponto a sinalização luminosa e sonora dos portões é obrigatória, e eventuais alterações à mesma estarão dentro das normas e regulamentos.
Mas à parte do que disse antes, podias verificar se o teu automatismo de portão tem algum contacto "seco" extra que te permita realizar o que queres, e em que circunstâncias esse contacto é activado.
Tinhas falado nos 12V porquê?
Atenção que teres um dispositivo a "falar" mais do que uma frase, já implica mais trabalho, e é mais complicado porque terias de trabalhar com sensores e detectores (por exemplo, fins-de-curso) que transmitissem informação para o dispositivo de quando o portão está aberto, quando está a abrir/fechar, e quando está fechado.
amigo , obrigado pelos seus avisos e reparos ...
mas o que vou dizer serve como prioridade para o tópico , o que me interessa é fazer o que pretendo ... tudo o resto é descartável...
o que eu procuro neste tópico é unicamente algo que faça aquilo eu pretendo...
o resto agora não me preocupa...
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Como disse antes, depende do que queres. Assim é dificil estar a responder.
Podes instalar um sistema de som ambiente ... tens aqui um catálogo para servir de exemplo. Isto obviamente não é barato.
Podes usar algo mais "a brincar" como isto ou isto, só para experimentares (o primeiro não permite gravar, já vem com sons gravados, mas o segundo permite gravar o que quiseres).
Tem em conta que um sistema como o que descreveste no inicio (para o elevador), é muito mais complexo.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

Como disse antes, depende do que queres. Assim é dificil estar a responder.
Podes instalar um sistema de som ambiente ... tens aqui um catálogo para servir de exemplo. Isto obviamente não é barato.
Podes usar algo mais "a brincar" como isto ou isto, só para experimentares (o primeiro não permite gravar, já vem com sons gravados, mas o segundo permite gravar o que quiseres).
Tem em conta que um sistema como o que descreveste no inicio (para o elevador), é muito mais complexo.

Amigo rainbow , obrigado pelas suas respostas e por não deixar morrer este assunto ...
eu vi :

http://www.curto-circuito.com/index.php ... ts_id=1454

em principio já dá para iniciar é pena é ser a pilhas e não ser a 12v...

o que eu quero , eu como dei a nível de exemplo , o portão abre e uma voz diz que o portão foi aberto , a partir daqui , com o programa - equipamento correto é só começar a fazer experiencias a nível residencial e a nível de auto ...

os 12v são sempre mais vantajosos porque tanto funcionam a nível residencial como em automóvel ....

obrigado pelas suas ajudas
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

...12V ---> link1 link2
Acho que podes encontrar mais na internet.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

as caixas de pagamento de compras no continente também têm o tal equipamento de voz ... as caixas multibanco , o metro e muitos e muitos outros locais ...
é esquisito , faz-me confusão muito gente desconhecer o modulo que faz a voz ...
afinal este tipo de voz é cada vez mais usada no nosso cotidiano , no nosso dia a dia ...
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

A grande maioria desses sistemas que referiste são comercializados no seu conjunto, e não em separado.
Quer parecer-me a mim, que o que tu queres é a papinha toda feita.
Queres aprender, faz por isso.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

A grande maioria desses sistemas que referiste são comercializados no seu conjunto, e não em separado.
Quer parecer-me a mim, que o que tu queres é a papinha toda feita.
Queres aprender, faz por isso.
:?: :?: :?:
eu não posso NEM QUERO mudar a sua maneira de pensar !!!
eu nem sei de que papinha estou a falar , quanto mais estar a espera que me a tragam a papinha ...
ja falei com uma pessoa que trabalha numa marca de elevadores que embora esteja no office vai tentar junto da assistencia saber ...
nao se pode falar , como fala , porque quando se fala deste assunto a outras pessoas , poucas sao as que tem a HUMILDADE de dizer desconheço ... será que consegue entender da papinha que falo ?
a esmagadora das pessoas desvaloriza o assunto e ate faz do assunto motivo de chacota ...
vai na volta tambem acham , como certa pessoa acha , que eu quero ja a cerelac feita ...
efim , quando se reforca as duvidas e se pergunta vez apos vez , a resposta brilhante que temos é : queremos o nestum ja feito ...
ta certo !!!
nao sabem tambem , mas os outros e que querem as farinhas feitas...que deploravel , fosga-se !!! se um gajo nao pergunta sobre o usual ja quer a papinha feita ...
Última edição por quero aprender em 18 mai 2014, 12:02, editado 1 vez no total.
ruka
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2012, 23:37

Mensagem por ruka »

Bom dia .
Veja se é isto que pretende.

http://www.mixtronica.com/educacional-m ... k-tr1.html
Cps.
Responder

Voltar para “Dúvidas”