Viva,
Numa instalação com caminho de cabos em esteira metalica aramada, que garante a continuidade electrica. é necessario efectuar as ligação entre esteiras com cabo de terra para equipotenciar a mesma? Na minha opnião e segundo o meu fornecedor nao existe essa necessidade por a esteira garantir essa mesma continuidade, mas tenho uma obra e a fiscalização esta a pedir que faça essa ligação de terras.
Obg pela vossa ajuda.
Ligação Equipotencial
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Ligação Equipotencial
Depende da esteira. Há fabricantes que garantem continuidade se usarem acessórios adequados. O fabricante que apresente essa alegação (se a tiver), para poder mostrar à fiscalização. Se não tiver, só com aparelho de medição de continuidades/ohmímetro (nada de multímetros normais) e fazer o teste da norma IEC 61537 (Cable tray systems and cable ladder systems for cable managemenet). A norma diz que as ligações entre calhas consecutivas, não deve apresentar uma resistência superior a 50 miliohm (se usar um aparelho que imponha as condições max. 12 V em circuito aberto, e min. 25 A). Se conseguir arranjar um miliohmimetro que imponha essas caracteristicas, consegue verificar isso... É nesta norma que os fabricantes se baseiam para fundamentar a qualidade das suas ligações propostas.rotivb6 Escreveu:Viva,
Numa instalação com caminho de cabos em esteira metalica aramada, que garante a continuidade electrica. é necessario efectuar as ligação entre esteiras com cabo de terra para equipotenciar a mesma? Na minha opnião e segundo o meu fornecedor nao existe essa necessidade por a esteira garantir essa mesma continuidade, mas tenho uma obra e a fiscalização esta a pedir que faça essa ligação de terras.
Obg pela vossa ajuda.
EN 61557 part 4 Continuity of PE and Equipotential Bonding, A norma especifica que o teste de continuidade deve ser feito com uma corrente mínima de 200mA e os valores obtidos não podem ultrapassar, na sua globalidade, o valor da resistência obtida na fórmula R=U/I, sendo U a tensão máxima de contacto, ex 50V e I a corrente de defeito do dispositivo usado. Estas condições são para o regime geral (TT e TN) e no fundo são para definir as características do aparelho de medida.
Já na norma IEC 60364-6 Low-voltage electrical installations Part 6: Verification 61.3.2 Continuity of conductors, diz que se usarmos dispositivos diferenciais, o condutor de terra no seu ponto mais desfavorável, não deve apresentar uma resistência superior a 2 ohm.