Instalação em Residencial
Instalação em Residencial
Boas,
Tenho algumas duvidas relativamente a um trabalho que tenho em curso. É uma remodelação de uma residencial com 30 quartos em 4 pisos O que se esta a fazer é colocar quadros individuais em cada quarto, com as proteções de cada um a ficarem num quadro geral situado na zona de recepecão no r/c. e as zonas comuns a ficarem tambem alimentadas por um quadro no r/c tipo quadro de serviços comuns.
Penso ser a forma correcta, pois o edificio nao tem projecto.
Agradeço os comentarios e se o procedimento é o correcto.
Obg
Tenho algumas duvidas relativamente a um trabalho que tenho em curso. É uma remodelação de uma residencial com 30 quartos em 4 pisos O que se esta a fazer é colocar quadros individuais em cada quarto, com as proteções de cada um a ficarem num quadro geral situado na zona de recepecão no r/c. e as zonas comuns a ficarem tambem alimentadas por um quadro no r/c tipo quadro de serviços comuns.
Obg
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Agradecimento recebido: 10 vezes
Re: Instalação em Residencial
Olá "rotivb6".rotivb6 Escreveu:Boas,
Obg
Colocar quadros em todos os quartos é boa ideia, mas os mesmos deverão ter fechadura na porta. Não esquecer do ID de 30mA, por causa da cada de banho.
Quanto à protecção dos quadros dos quartos, as mesmas devem ser colocadas no quadro do piso, e não no quadro geral do piso 0. As RTIEBT obrigam a ter um quadro por piso.
Estes quadros por piso, se localizados numa zona acessível ao público deverão ter fechadura.
Todos deverão ser da classe II ou equivalente.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Faço minhas as palavras do "angel_of_diablo".
Essa residencial não tem cozinha, bar, lavandaria, elevador, arcondicionadao, etc.
Será que uma potência inferior a 50Kvas chega para esse tipo de instalação, se não chega vai ter de fazer projeto.
Faço minhas as palavras do "angel_of_diablo".
Essa residencial não tem cozinha, bar, lavandaria, elevador, arcondicionadao, etc.
Será que uma potência inferior a 50Kvas chega para esse tipo de instalação, se não chega vai ter de fazer projeto.
angel_of_diablo Escreveu:Olá "rotivb6".rotivb6 Escreveu:Boas,
Obg
Colocar quadros em todos os quartos é boa ideia, mas os mesmos deverão ter fechadura na porta. Não esquecer do ID de 30mA, por causa da cada de banho.
Quanto à protecção dos quadros dos quartos, as mesmas devem ser colocadas no quadro do piso, e não no quadro geral do piso 0. As RTIEBT obrigam a ter um quadro por piso.
Estes quadros por piso, se localizados numa zona acessível ao público deverão ter fechadura.
Todos deverão ser da classe II ou equivalente.
Cpts.
Energy
Energy
Viva mais uma vez,
pelo que percebi terei que colocar um quadro parcial por piso para alimentar os quadros dos quartos de cada piso, por sua vez terei um quadro principal no piso 0 com as alimentações para cada quadro parcial de piso, certo?.
E para os serviços comuns, mantem-se o quadro no piso 0 a fazer os pisos todos, tal como num prédio habitacional?
Ja gora porque é que os quadros nos quartos terão que ter fechadura?
A residencial não tem nem restaurante nem cozinha, é mesmo só quartos.
Em que capitulo da RTIEBT esta estas indicações para este tipo de instalação, alguem pode indicar.
Obg
pelo que percebi terei que colocar um quadro parcial por piso para alimentar os quadros dos quartos de cada piso, por sua vez terei um quadro principal no piso 0 com as alimentações para cada quadro parcial de piso, certo?.
E para os serviços comuns, mantem-se o quadro no piso 0 a fazer os pisos todos, tal como num prédio habitacional?
Em que capitulo da RTIEBT esta estas indicações para este tipo de instalação, alguem pode indicar.
Obg
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Olá "rotivb6".rotivb6 Escreveu:Viva mais uma vez,
Obg
A residencial é uma fracção única, como tal não faz sentido aqui falar em Serviços Comuns.
Dado que indicas que a mesma não tens os espaços mencionados, e muito bem, pelo "Energy" então basicamente a mesma poderá/deverá ter a seguinte distribuição:
1) Portinhola + Contador no exterior;
2) Quadro de Entrada junto à entrada no piso 0 com fechadura na porta. Se não puder ficar junto à entrada pode ficar noutro local desde que seja desligado à distância;
3) Um Quadro por pisos com as indicações anteriormente mencionadas;
4) Um quadro por piso, também com as condições anteriormente mencionadas;
5) Os Quadros dos pisos vão todos ligar ao Q.E.;
6) No Q.E. pode ligar todos os circuitos do piso 0;
7) Quer no Q.E., quer nos quadros dos pisos, os circuitos(iluminação, tomadas, etc.) dos espaços não acessíveis ao público têm de estar separados dos circuitos acessíveis ao público. Isto inclui disjuntores e diferenciais;

Podes ver todos estes pormenores nas RTIEBT na secção 801.1 e na 801.2.5.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
As fechaduras nas portas dos quadros impedem o acesso ao interior dos quadros pelo público.
Não esquecer, quadros da classe II ou equivalente.
Não esquecer, quadros da classe II ou equivalente.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Agradecimento recebido: 12 vezes
As fechaduras servem de proteção (para que pessoal não credenciado em eletricidade tenha acesso ao seu interior)
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Cump.
Mário
O que é para ti "pessoal não credenciado em eletricidade"?projclvm Escreveu:As fechaduras servem de proteção (para que pessoal não credenciado em eletricidade tenha acesso ao seu interior)
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
A pergunta foi porque houve um caso, em que "credenciado em electricidade" era ter nº de inscrição na antiga "DGE" o que no caso apresentado, ía obrigar a ter electricista permanente.projclvm Escreveu:Pessoa comum (não instruída), no que diz respeito à sua competência.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Obrigado pelas indicações Angel,
Mas relativamente ás partes comuns do edificio(leia-se escadas, e corredores) não será mais conveniente esses circuitos de iluminação e tomadas virem de um quadro localizado no piso 0, para alem dos blocos autonomos poderem ficar comandados pelo telecomando? até porque no piso 0 (recepção) estara sempre pessoas para o caso de haver uma situação de emergencia. No regulamento penso que nao esta muito explicito esta situação e no meu entender faz mais sentido ser assim, ate porque a iluminação vai ser comandada por detectores de movimento. Para alem que depois nas escadas haveria a situação de que piso seria as alimentações.
Obg, abraço.
Mas relativamente ás partes comuns do edificio(leia-se escadas, e corredores) não será mais conveniente esses circuitos de iluminação e tomadas virem de um quadro localizado no piso 0, para alem dos blocos autonomos poderem ficar comandados pelo telecomando? até porque no piso 0 (recepção) estara sempre pessoas para o caso de haver uma situação de emergencia. No regulamento penso que nao esta muito explicito esta situação e no meu entender faz mais sentido ser assim, ate porque a iluminação vai ser comandada por detectores de movimento. Para alem que depois nas escadas haveria a situação de que piso seria as alimentações.
Obg, abraço.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Olá "rotivb6".rotivb6 Escreveu:Obrigado pelas indicações Angel,
Obg, abraço.
Relativamente às escadas pode levar um único circuito proveniente do Q.E. (Piso 0). Já quanto aos corredores, se forem do piso 0 fficam no Q.E., caso contrário ficam no quadro de cada piso.
Penso não haver qualquer obrigação de o circuito de iluminação das escadas vir do Q.E., podendo a iluminação de cada patamar das escadas ficar ligado ao quadro de piso.
Atenção às tomadas nas escadas. Já ouvi dizer que se houver terão de ter encravamento. Se alguém puder confirmar isto, peço que digam.
O telecomando é instalado no Q.E. e distribui por todo o edifício, sem passar pelos quadros parciais.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)