No inverno passado tirei o motor que servia para a irrigação, agora precisava de o voltar a ligar. O motor é monofásico e quando o desliguei também lhe tirei o condensador, penso estar a dar o nome cerreto, e um tubo redondo branco.
Na altura fiz um esquema mas agora não sei dele e não me recordo minimamente de onde liga aonde.
Do motor, sem o condensador saem três fios, um vermelho um branco e um preto.
O fio preto esta ligado a um branco através de ligador que parece um díodo, não sei o nome dos componentes.
Entao tenho o motor com fio vermelho, branco, preto que liga num componente onde fica a ponta do componente por ligar.
Tenho o condensador para intercalar
Tenho a instalação do exterior que neste caso são os fios que veem do quadro elétrico, o azul castanho e a terra que sei que estava apertado no motor.
Desculpem a trapalhada da explicação. Não percebo muito de eletricidade de casas.
como ligar motor monofasico
Re: como ligar motor monofasico
boa noite,
Se você tem a placa de ligação do motor, é muito simples, U1-liga o castanho mais um fio de condensador, depois o V1- liga o neutro, W1- liga outro fio do condensador, se a rotação do motor não está correcto tem que trocar as conexões. Se não tiver a placa de ligação então liga directo. O branco liga no azul, o vermelho liga num fio do condensador, depois um fio do condensador liga no castanho junto com o fio preto.
Se você tem a placa de ligação do motor, é muito simples, U1-liga o castanho mais um fio de condensador, depois o V1- liga o neutro, W1- liga outro fio do condensador, se a rotação do motor não está correcto tem que trocar as conexões. Se não tiver a placa de ligação então liga directo. O branco liga no azul, o vermelho liga num fio do condensador, depois um fio do condensador liga no castanho junto com o fio preto.
Re: como ligar motor monofasico
Obrigado, vou experimentar logo que tenha oportunidade. Trabalho em mecânica automóvel e a eletricidade dos carros é bem diferente.