Ligaçao equipotencil WC

Responder
Avatar do Utilizador
tozedossantos1
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 03 mar 2014, 15:49
Localização: Fernão Ferro

Ligaçao equipotencil WC

Mensagem por tozedossantos1 »

Ola, bem haja a todos., Tenho algumas duvidas em relaçao a estes assuntos...
- Se bem entendi, temos de levar mais um tubo do quadro até ao wc, colocar uma caixa de derivação com fio v2.5mmV/A, colocar na caixa um ligador wago e fazer as ligações de todas as partes metálicas existentes dentro do wc com fio 2,5mm ,correto???

-Então significa dizer que toda a parte metalica ex:(janelas,portadas,cifões,banheiras,bancadas,etc.) que se encontra dentro de um wc terá de estar ligada à terra, ligação esta que não poderá derivar de uma tomada existente no wc, mas sim vir directamente do quadro eléctrico, Correcto???

-No caso dos tubo de esgoto, agua quente e fria, se apenas os acessorios de junçao à saída seja do bidé, lavatorio, banheira, etc forem matelicos
mas toda a tubagem em PVC , continua ser necessario ligaçao equipotencial ???

- A ligaçao à terra por exemplo numa janela,tem de ficar à vista ????
Se no tiver que ser, entao posso ligar o condutor equipot. no aro quando o pedreiro chumbar os mesmos ?
Ou tenho que fazer um furo num local visivel no aro ou caixelhar. da janela e ligar fio terra por exemplo com terminar por meio de parafuso???

- O inspetor quer ver todas as ligaçoes equipot. ou so vai medir continuidade entre a terra de uma tomada e as ligaçoes equipot. do wc ???

Obrigadao e cumprimentos a todos ...
Inté
Antonio dos Santos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5620
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Ligaçao equipotencil WC

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se fizer por aqui no forum umas pesquisas vai encontrar muita coisa sobre o assunto.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... ais+em+wcs
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”