Como resolver problema de Terra
- electrotecnico
- Curioso
- Registado: 29 jan 2013, 21:05
Como resolver problema de Terra
Boas
Aqui ha uns dias a tras fui ver uma obra ja totalmente completa ficando apenas por colocar os espelhos das aparelhagens mas parece que houve uma chatice entre o empreiteiro e o electricista que la andava e entao vieram me pedir se eu acabava a obra e pedia a vistoria so que o problema maior com que me deparei foi o seguinte.
Chengando a respectiva caixa de mediçao de terras deparei-me ao efectuar a mediçao de que a mesma nao se encontrava a funcionar e entao puxei pelo cabo e o mesmo nao mexia foi entao que perguntei ao empreiteiro se tinha visto eles ligarem algum cabo as fundaçoes da casa e o mesmo confirmou-me que sim coisa que eu nunca faço entao ai foi o problema total pois a caixa de mediçao encontra-se dentro da casa e agora as paredes ja estao prontas e pintadas agora exponho esta questao ao colegas a ver se alguem me da uma ideia de como resolver o problema?
1º Sera que se eu ligar um fio na parte de baixo do borne e fizer um retorno ao quadro e o tirar por uma reserva ca para fora e ai colocar um piquet a funcionar devidamente e contar ao inspector da certiel o que se passou ele ira reprovar a obra?
2º Meter um cabo novo de terra por uma reserva e colocar uma caixa de terra nova ca fora?
Ja agora se alguem tiver mais alguma ideia agradecia
cmps
Aqui ha uns dias a tras fui ver uma obra ja totalmente completa ficando apenas por colocar os espelhos das aparelhagens mas parece que houve uma chatice entre o empreiteiro e o electricista que la andava e entao vieram me pedir se eu acabava a obra e pedia a vistoria so que o problema maior com que me deparei foi o seguinte.
Chengando a respectiva caixa de mediçao de terras deparei-me ao efectuar a mediçao de que a mesma nao se encontrava a funcionar e entao puxei pelo cabo e o mesmo nao mexia foi entao que perguntei ao empreiteiro se tinha visto eles ligarem algum cabo as fundaçoes da casa e o mesmo confirmou-me que sim coisa que eu nunca faço entao ai foi o problema total pois a caixa de mediçao encontra-se dentro da casa e agora as paredes ja estao prontas e pintadas agora exponho esta questao ao colegas a ver se alguem me da uma ideia de como resolver o problema?
1º Sera que se eu ligar um fio na parte de baixo do borne e fizer um retorno ao quadro e o tirar por uma reserva ca para fora e ai colocar um piquet a funcionar devidamente e contar ao inspector da certiel o que se passou ele ira reprovar a obra?
2º Meter um cabo novo de terra por uma reserva e colocar uma caixa de terra nova ca fora?
cmps
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Re: Como resolver problema de Terra
Se a terra tivesse de facto ligada à estrutura, deveria obter um valor. Pode ser que o fio tenha partido quando fizeram o resto da obra ou o terreno é daqueles bem bons.
Por mim, fazia de novo, pois perante o fiscal não pode afirmar nada do que é suposto ter. Se fizer uma nova, já se certifica do seu trabalho e já o pode apresentar.

Por mim, fazia de novo, pois perante o fiscal não pode afirmar nada do que é suposto ter. Se fizer uma nova, já se certifica do seu trabalho e já o pode apresentar.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Já mediste a terra? os valores são aceitáveis em relação ao diferencial?. Deves de começar por isto.
Cump.
Mário
Já mediste a terra? os valores são aceitáveis em relação ao diferencial?. Deves de começar por isto.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- electrotecnico
- Curioso
eu ja efectuei medida de terra e nao da quaisquer valor eu na minha forma de ver o que aconteceu foi o que o amigo disse eles devem ter cortado o cabo
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Não tem terra.
Fazer um furo à diagonal (se for possível) para o exterior e por a vareta (se uma chegar), se não tiveres bons valores, outra em paralelo, até teres os valores que pretendes.
Não esqueças, se houver reprovação é o teu nome que lá fica.
Cump.
Mário
Num caso destes não sejas poupadinho porque sobra para ti.electrotecnico Escreveu:eu ja efectuei medida de terra e nao da quaisquer valor eu na minha forma de ver o que aconteceu foi o que o amigo disse eles devem ter cortado o cabo
Não tem terra.
Fazer um furo à diagonal (se for possível) para o exterior e por a vareta (se uma chegar), se não tiveres bons valores, outra em paralelo, até teres os valores que pretendes.
Não esqueças, se houver reprovação é o teu nome que lá fica.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Se o Q.E estiver numa parede virada a exterior da casa, e for possivel fazer um furo no fundo do Q.E para o exterior, tem o problema resolvido, colocando a caixa de terra no exterior e fazendo uma nova terra no exterior, protegendo o cabo até entrar no Q.E
Se o Q.E estiver numa parede virada a exterior da casa, e for possivel fazer um furo no fundo do Q.E para o exterior, tem o problema resolvido, colocando a caixa de terra no exterior e fazendo uma nova terra no exterior, protegendo o cabo até entrar no Q.E
electrotecnico Escreveu:Boas
cmps
Cpts.
Energy
Energy
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Uma coisa é certa: com o valor impedância infinita é chumbo (e bem) na certa.
-
- Team Apoio
Boas
A Certiel nesse capitulo não perdoa.
A Certiel nesse capitulo não perdoa.
projclvm Escreveu:Uma coisa é certa: com o valor impedância infinita é chumbo (e bem) na certa.
Cpts.
Energy
Energy
- electrotecnico
- Curioso
Ja conseguir resolver o problema e ja passou na vistoria obrigado a todos
- electrotecnico
- Curioso
Como a Caixa de Terra se Encontrava por baixo da do quadro parti em volta da mesma retirei-a e caçei o tubo de uma reserva para o exterior e passei por la o cabo e voltei a colocar a caixa de terra no mesmo sitio e depois ca fora coloquei o piquete novo de 2mts de comprimento e ficou a funcionar na perfeiçao.
Ja agora atençao que o cabo de 16mm2 nao e autorizado tem de ser no minimo 25mm2
Ja agora atençao que o cabo de 16mm2 nao e autorizado tem de ser no minimo 25mm2
Ainda bem que resolves-te o problema. É permitido pela Certiel ligar-se a terra a estrutura? Eu faço essa questão porque nunca o fiz, porque sei que se houver trovoada pode estalar o betão ou a estrutura.
"Ligado por um fio"
Cumprimentos
Joao Boss
Cumprimentos
Joao Boss
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 abr 2009, 16:32
isso é verdade, mas o pessoal do isq, aquando da certificação não sabe. e por norma garante bons valores.Joaoboss Escreveu:Ainda bem que resolves-te o problema. É permitido pela Certiel ligar-se a terra a estrutura? Eu faço essa questão porque nunca o fiz, porque sei que se houver trovoada pode estalar o betão ou a estrutura.
cumpts
-
- Team Apoio
Boas
Se o cabo de terra for isolado, pode ter a secção minima de 16mm, e a Certiel não levanta qualquer problema.
Se for cabo de cobre nu, a secção minima já tem de ser de 25mm.
Se o cabo de terra for isolado, pode ter a secção minima de 16mm, e a Certiel não levanta qualquer problema.
Se for cabo de cobre nu, a secção minima já tem de ser de 25mm.
electrotecnico Escreveu:Como a Caixa de Terra se Encontrava por baixo da do quadro parti em volta da mesma retirei-a e caçei o tubo de uma reserva para o exterior e passei por la o cabo e voltei a colocar a caixa de terra no mesmo sitio e depois ca fora coloquei o piquete novo de 2mts de comprimento e ficou a funcionar na perfeiçao.
Cpts.
Energy
Energy