Como resolver problema de Terra

electrotecnico
Curioso
Curioso
Registado: 29 jan 2013, 21:05

Como resolver problema de Terra

Mensagem por electrotecnico »

Boas

Aqui ha uns dias a tras fui ver uma obra ja totalmente completa ficando apenas por colocar os espelhos das aparelhagens mas parece que houve uma chatice entre o empreiteiro e o electricista que la andava e entao vieram me pedir se eu acabava a obra e pedia a vistoria so que o problema maior com que me deparei foi o seguinte.

Chengando a respectiva caixa de mediçao de terras deparei-me ao efectuar a mediçao de que a mesma nao se encontrava a funcionar e entao puxei pelo cabo e o mesmo nao mexia foi entao que perguntei ao empreiteiro se tinha visto eles ligarem algum cabo as fundaçoes da casa e o mesmo confirmou-me que sim coisa que eu nunca faço entao ai foi o problema total pois a caixa de mediçao encontra-se dentro da casa e agora as paredes ja estao prontas e pintadas agora exponho esta questao ao colegas a ver se alguem me da uma ideia de como resolver o problema?

1º Sera que se eu ligar um fio na parte de baixo do borne e fizer um retorno ao quadro e o tirar por uma reserva ca para fora e ai colocar um piquet a funcionar devidamente e contar ao inspector da certiel o que se passou ele ira reprovar a obra?

2º Meter um cabo novo de terra por uma reserva e colocar uma caixa de terra nova ca fora?

Ja agora se alguem tiver mais alguma ideia agradecia

cmps
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Re: Como resolver problema de Terra

Mensagem por BLima »

Se a terra tivesse de facto ligada à estrutura, deveria obter um valor. Pode ser que o fio tenha partido quando fizeram o resto da obra ou o terreno é daqueles bem bons. :D

Por mim, fazia de novo, pois perante o fiscal não pode afirmar nada do que é suposto ter. Se fizer uma nova, já se certifica do seu trabalho e já o pode apresentar.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
Já mediste a terra? os valores são aceitáveis em relação ao diferencial?. Deves de começar por isto.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
electrotecnico
Curioso
Curioso

eu ja efectuei medida de terra e nao da quaisquer valor eu na minha forma de ver o que aconteceu foi o que o amigo disse eles devem ter cortado o cabo
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
electrotecnico Escreveu:eu ja efectuei medida de terra e nao da quaisquer valor eu na minha forma de ver o que aconteceu foi o que o amigo disse eles devem ter cortado o cabo
Num caso destes não sejas poupadinho porque sobra para ti.

Não tem terra.
Fazer um furo à diagonal (se for possível) para o exterior e por a vareta (se uma chegar), se não tiveres bons valores, outra em paralelo, até teres os valores que pretendes.

Não esqueças, se houver reprovação é o teu nome que lá fica.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se o Q.E estiver numa parede virada a exterior da casa, e for possivel fazer um furo no fundo do Q.E para o exterior, tem o problema resolvido, colocando a caixa de terra no exterior e fazendo uma nova terra no exterior, protegendo o cabo até entrar no Q.E

electrotecnico Escreveu:Boas

Aqui ha uns dias a tras fui ver uma obra ja totalmente completa ficando apenas por colocar os espelhos das aparelhagens mas parece que houve uma chatice entre o empreiteiro e o electricista que la andava e entao vieram me pedir se eu acabava a obra e pedia a vistoria so que o problema maior com que me deparei foi o seguinte.

Chengando a respectiva caixa de mediçao de terras deparei-me ao efectuar a mediçao de que a mesma nao se encontrava a funcionar e entao puxei pelo cabo e o mesmo nao mexia foi entao que perguntei ao empreiteiro se tinha visto eles ligarem algum cabo as fundaçoes da casa e o mesmo confirmou-me que sim coisa que eu nunca faço entao ai foi o problema total pois a caixa de mediçao encontra-se dentro da casa e agora as paredes ja estao prontas e pintadas agora exponho esta questao ao colegas a ver se alguem me da uma ideia de como resolver o problema?

1º Sera que se eu ligar um fio na parte de baixo do borne e fizer um retorno ao quadro e o tirar por uma reserva ca para fora e ai colocar um piquet a funcionar devidamente e contar ao inspector da certiel o que se passou ele ira reprovar a obra?

2º Meter um cabo novo de terra por uma reserva e colocar uma caixa de terra nova ca fora?

Ja agora se alguem tiver mais alguma ideia agradecia

cmps
Cpts.
Energy
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Uma coisa é certa: com o valor impedância infinita é chumbo (e bem) na certa.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
A Certiel nesse capitulo não perdoa.
projclvm Escreveu:Uma coisa é certa: com o valor impedância infinita é chumbo (e bem) na certa.
Cpts.
Energy
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Já presenciei uma situação dessas e deu chumbo.
electrotecnico
Curioso
Curioso

Ja conseguir resolver o problema e ja passou na vistoria obrigado a todos
Hugovsky
Curioso
Curioso
Registado: 18 dez 2013, 09:28

Mensagem por Hugovsky »

E já agora, poderias partilhar a solução, por favor?
electrotecnico
Curioso
Curioso

Como a Caixa de Terra se Encontrava por baixo da do quadro parti em volta da mesma retirei-a e caçei o tubo de uma reserva para o exterior e passei por la o cabo e voltei a colocar a caixa de terra no mesmo sitio e depois ca fora coloquei o piquete novo de 2mts de comprimento e ficou a funcionar na perfeiçao.

Ja agora atençao que o cabo de 16mm2 nao e autorizado tem de ser no minimo 25mm2
Joaoboss
Curioso
Curioso
Registado: 18 fev 2014, 19:53

Mensagem por Joaoboss »

Ainda bem que resolves-te o problema. É permitido pela Certiel ligar-se a terra a estrutura? Eu faço essa questão porque nunca o fiz, porque sei que se houver trovoada pode estalar o betão ou a estrutura.
"Ligado por um fio"

Cumprimentos

Joao Boss
ppscp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 abr 2009, 16:32

Mensagem por ppscp »

Joaoboss Escreveu:Ainda bem que resolves-te o problema. É permitido pela Certiel ligar-se a terra a estrutura? Eu faço essa questão porque nunca o fiz, porque sei que se houver trovoada pode estalar o betão ou a estrutura.
isso é verdade, mas o pessoal do isq, aquando da certificação não sabe. e por norma garante bons valores.

cumpts
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se o cabo de terra for isolado, pode ter a secção minima de 16mm, e a Certiel não levanta qualquer problema.
Se for cabo de cobre nu, a secção minima já tem de ser de 25mm.

electrotecnico Escreveu:Como a Caixa de Terra se Encontrava por baixo da do quadro parti em volta da mesma retirei-a e caçei o tubo de uma reserva para o exterior e passei por la o cabo e voltei a colocar a caixa de terra no mesmo sitio e depois ca fora coloquei o piquete novo de 2mts de comprimento e ficou a funcionar na perfeiçao.

Ja agora atençao que o cabo de 16mm2 nao e autorizado tem de ser no minimo 25mm2
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”