Diferença de voltagem entre região e aparelho(impressora)

Responder
lucas0098
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 mar 2014, 17:38

Diferença de voltagem entre região e aparelho(impressora)

Mensagem por lucas0098 »

Olá amigos não entendo muito de eletricidade, e é por tal motivo que abro este tópico. Desejo adquirir uma HP LaserJet Pro 400 color M475dw MFP(CE864A) http://www8.hp.com/br/pt/products/print ... b=features e logo de cara vejo um problema em função do fornecimento de energia da minha região(RN) padrão 220v trifásico.
Já a impressora tem os seguintes requerimentos:
Alimentação
Tensão de entrada 115 a 127 VCA (+/-10%), 60 Hz (+/-2 Hz), 12 amperes
Consumo de energia
465 watts (Imprimindo), 405 watts (Cópia), 18 watts (Pronta), 6,0 watts (Suspensão), 0,5 watts (Desligada)[7]
([7]Os requisitos de energia dependem do país/região onde a impressora é vendida. Não converta as voltagens de funcionamento. Isso poderá danificar a impressora e anular a garantia do produto.)

Gostaria de saber o que é necessário para que ela funcione adequadamente obrigado desde já :).
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Diferença de voltagem entre região e aparelho(impressora

Mensagem por Duzia12 »

127 x 1,73 =220 V

A linha é trifásica 220 V. mas entre fase(Vivo) e neutro é de 127 V.
A impressora serve
lucas0098
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por lucas0098 »

Olá, amigo não entendi bem então posso ligar a impressora diretamente na tomada? Por que aqui os aparelhos sao todos 220v, não tera problema ligar um 110 na rede?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Há uma certa confusão

Se é 220/127 e são todos os aparelhos a 220 V é porque a rede é bifásica, se é 380/220 V a rede é monofásica.

Neste caso a impressora a 127 V não dá.

Eu não sei se a rede bifásica é aí usada.

http://www.abradee.com.br/setor-de-dist ... -de-tensao

Ver o site para ver a tensão.
lucas0098
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por lucas0098 »

Desculpe não saber explicar bem é que sou muito leigo em assuntos relacionados a eletricidade, então como vc falou no meu estado tem a seguinte voltagem:
Rio Grande do Norte
380 / 220

É imcompativel ligar diretamente na tomada, mas através de um autotransformador deve ser possível correto?
Se sim, qual seria o transformador ideal para ser usado digo em relação ao VA. Ex: autotransformador 1000va e etc...

Obrigado pelo suporte
Texugoelectrico
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2009, 10:45

Mensagem por Texugoelectrico »

Bem, do que conheço aí no Brasil as residências (casas) comuns ou recebem rede monofásica ou bifásica. Não quer dizer que não possa haver uma instalação trifásica mas esses são casos menos comuns.

O melhor talvez seja perceber pela própria tomada onde quer ligar o aparelho, basta pesquisar por tomadas mono ou bi ou trifásicas no google e perceber qual é a sua situação (elas são distintas).

De qq maneira parece-me que não vai existir um grande problema pois penso que essa impressora está preparada tanto para mono como bifásico, pelo menos as características técnicas dizem isto:

Fonte de alimentação interna (integrada);Requisitos de Energia:
Tensão de entrada de 110 volts: 110 a 127 VCA (+/- 10%), 60 Hz (+/- 3 Hz); Tensão de entrada de 220
volts: 220 a 240 VCA (+/- 10%), 50 Hz (+/- 3 Hz

http://h20195.www2.hp.com/v2/GetDocumen ... c=br&lc=pt

Acho que é isto...

Apenas dizer que no sistema trifásico temos 380/400V entre fases e 220/230V entre fase e neutro (em estrela mas isso agr não interessa mt ao caso).

Já no sistema bifásico temos 220V entre fases e 127V entre fase e neutro.

Repara-se portanto que nas residências do Brasil (e volto a dizer que é do pouco que conheço, se existirem casos diferentes pfv avisem) podemos obter os 220V a partir da rede trifásica obtendo uma monofásica pois apenas vamos "buscar" uma fase e um neutro ou então vamos buscar esses mesmos 220V à rede bifásica mas neste caso será entre fases já que entre fase e neutro temos 127V. Parece-me que em casos especiais o pessoal no Brasil tem que ter muito cuidado com as fichas que utilizam pois deve haver apenas de 127V e de 220V, não? Ah, e as frequências tb mudam mas a diferença é pequena 60Hz vs 50Hz, nisso não deve haver qq problema.
Pedro_RF
Curioso
Curioso
Registado: 10 jul 2009, 12:13

Mensagem por Pedro_RF »

Olá !

Se a impressora não tiver comutação de alimentação incorporada (porque algumas têm) então terá que adquirir um transformador redutor que transforme os 220V da sua tomada em 110V.
Procure num loja da especialidade por um transformador 220V:110V com uma potência de 600VA.
Em caso de ainda ter dúvida pode dizer na loja o qual vai ser a função do transformador e em alguns casos até pode encomendar um feito por medida.
A Loja também lhe poderá dar um orçamento para decidir se vale a pena.

Boa sorte !
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”