Ola,boa tarde, desejava apresentar aqui algumas duvidas que possuo em relaçao ao pedido de vistoria, ramal e ligaçoes e por fim à propria instalaçao.
Estou neste momento a fazer uma instalaçao da casa de um familiar meu, trata-se de uma casa antiga mas que nnca teve energia nem instalaçao eletrica.
Assim sendo vou ter de fazer tudo, ora ja instalei portinhola e cx de contador.
Agora vou passar o tubo do contador at ao QE, será que sou obrigado a meter tubo 40mm e qual o tipo de cabos (220V) ?
Terei de passar sempre a terra fora do cabo ou posso utilizar, por eemplo VAV 2x10+T ?
O quadro eletrico tem alguma sequencia de equipamento, ou posso por exemplo juntar todos os IDs seguidos numa fila, alimentar por pente e depois por baixo montar os DPN que vao ser alimentados pelos IDs ?
Posso montar os Disj., IDs, DPNs , etc.... onde for melhor ou ha regras ?
No interior continuo a poder utilizar o tubo anelado , certo ?
Para pedido de vistoria à Certiel , sei que agora é tudo pelo net, é preencher e enviar ?
E termo de resp. é feito como se fazia ja antigamente ou ha alguma minuta de exemplo ?
Por fim em relaçao ao Ramal, eu irei necessitar de um poste enconstado ao murro ja que o poste mais proximo se encontra mesmo em frente à portinhola, mas do outro lado da rua, julgo que a EDP nao deverá autorizar se ficar uma grande vao do posto atual direto à portinhola. Dsse modo vou pensar na montagem de um poste mesmo em frente ao atual e encostado ao murro.
Esta montagem e aquisiçao de postes é da resp. da EDP ou ha empresas que façam este trabalho ?
Ou para montar um poste é necessária a decisao e opiniao da EDP ?
Esse poste pode ser montado no local à minha escolha e dentro do meu terreno ?
Obrigadao e bem haja a todos
tdsantos1
Certiel
- tozedossantos1
- Curioso
- Registado: 03 mar 2014, 15:49
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Certiel
tozedossantos1 Escreveu:Ola,boa tarde, desejava apresentar aqui algumas duvidas que possuo em relaçao ao pedido de vistoria, ramal e ligaçoes e por fim à propria instalaçao.
Estou neste momento a fazer uma instalaçao da casa de um familiar meu, trata-se de uma casa antiga mas que nnca teve energia nem instalaçao eletrica.
Assim sendo vou ter de fazer tudo, ora ja instalei portinhola e cx de contador.
Agora vou passar o tubo do contador at ao QE, será que sou obrigado a meter tubo 40mm e qual o tipo de cabos (220V) ? Minimo 40mm
Terei de passar sempre a terra fora do cabo ou posso utilizar, por eemplo VAV 2x10+T ? Cabo VV, XV, a secção é de acordo com a potencia a instalar e respetiva qdt.
O quadro eletrico tem alguma sequencia de equipamento, ou posso por exemplo juntar todos os IDs seguidos numa fila, alimentar por pente e depois por baixo montar os DPN que vao ser alimentados pelos IDs ? Sim
Posso montar os Disj., IDs, DPNs , etc.... onde for melhor ou ha regras ? Em WCS, tomadas exteriores, iluminação exterior, deve ser de 0.03mA, nos restantes casos 0.3mA
No interior continuo a poder utilizar o tubo anelado , certo ? Sim
Para pedido de vistoria à Certiel , sei que agora é tudo pelo net, é preencher e enviar ? Tem de estar inscrito no Balcão Digital, e depois acede e faz o pedido de inspeção.
E termo de resp. é feito como se fazia ja antigamente ou ha alguma minuta de exemplo ? Para que efeito é o termo de responsabilidade, se fizer por aqui no forum uma pesquisa vai encontrar minutas desses termos de ersponsabilidade.
Por fim em relaçao ao Ramal, eu irei necessitar de um poste enconstado ao murro ja que o poste mais proximo se encontra mesmo em frente à portinhola, mas do outro lado da rua, julgo que a EDP nao deverá autorizar se ficar uma grande vao do posto atual direto à portinhola. Dsse modo vou pensar na montagem de um poste mesmo em frente ao atual e encostado ao murro.
Entregue num balcão da EDP a Ficha Eletrotécnica preenchida com a potência que deseja, e deixe o resto para a EDP, pois a EDP pode optar por fazer a baixada desse poste em frente e fazer a entrada do ramal via subterraneo.
Esta montagem e aquisiçao de postes é da resp. da EDP ou ha empresas que façam este trabalho ? Depois de receber o orçamento da EDP, pode optar por contratar a execução do ramal a um empreiteiro credenciadao pela EDP, a decisão é sua.
Ou para montar um poste é necessária a decisao e opiniao da EDP ? Claro, senão instala o poste e depois para chatear o orçamentista da EDP diz qu8e devia ficar mais ao lado e o ramal fica parado até que lhe faça a vontade.
Esse poste pode ser montado no local à minha escolha e dentro do meu terreno ? Deixe essa decisão para a EDP
Obrigadao e bem haja a todos
tdsantos1
Cpts.
Energy
Energy
- tozedossantos1
- Curioso
- Registado: 03 mar 2014, 15:49
Re: Certiel
Ola Amigo ENERGY, antes de mais muito obrigado e um grande bem haja.
Agradeço a atençao e prontas respostas.
Inté
Agradeço a atençao e prontas respostas.
Inté
Antonio dos Santos