Mono de tri?

Responder
ferreiraa
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2014, 20:44

Mono de tri?

Mensagem por ferreiraa »

Esta pode ser mais uma pergunta disparatada... é possível ter-se corrente monofásica de uma ficha trifásica não é? Eu acho que faz sentido só não sei encontrar o neutro... era para ligar uma lampada incandescente(candeeiro), tirando a corrente que vem do cabo até a uma máquina.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Mono de tri?

Mensagem por Mário »

Boas
ferreiraa Escreveu:Esta pode ser mais uma pergunta disparatada... é possível ter-se corrente monofásica de uma ficha trifásica não é? Eu acho que faz sentido só não sei encontrar o neutro... era para ligar uma lampada incandescente(candeeiro), tirando a corrente que vem do cabo até a uma máquina.
O neutro é o azul, e não esquecer a proteção adequada. Com um voltimetro verificas qual é o neutro, se lá estiver.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
O que pode acontecer é que essa ficha trifásica, pode ter apenas 3F+T e aí o neutro não existe na ficha, mas com um bocado de sorte o cabo até pode ser de 5 condutores e ter ficha de 3P+N+T

ferreiraa Escreveu:Esta pode ser mais uma pergunta disparatada... é possível ter-se corrente monofásica de uma ficha trifásica não é? Eu acho que faz sentido só não sei encontrar o neutro... era para ligar uma lampada incandescente(candeeiro), tirando a corrente que vem do cabo até a uma máquina.
Cpts.
Energy
ferreiraa
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2014, 20:44

Mensagem por ferreiraa »

É uma ligação bem antiga com fichas pretas ainda com 4 furos... Não deve ter mesmo o Neutro. :(
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
É uma questão de abrir a tomada e confirmar, pois a tomada pode ser de 4 pinos e o cabo ser de 5 condutores, ficando o condutor de neutro desligado no interior da tomada.

ferreiraa Escreveu:É uma ligação bem antiga com fichas pretas ainda com 4 furos... Não deve ter mesmo o Neutro. :(
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

ligar um candeeiro OK, e a protecção da tomada a montante permite isso em segurança?

ohmico
Responder

Voltar para “Dúvidas”