Contatora

Responder
Moises
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 jan 2014, 18:27

Contatora

Mensagem por Moises »

Boa tarde.

gostaria de saber como ligar uma contatora 220v,

so para entender tenho 2 faze quando cai uma gostaria que a contatora DESARMA-SE como faço?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Contatora

Mensagem por nelmindo »

Moises Escreveu:Boa tarde.

gostaria de saber como ligar uma contatora 220v,

so para entender tenho 2 faze quando cai uma gostaria que a contatora DESARMA-SE como faço?
???
Contator (depois do A.O.) no feminino? É a primeira vez que vejo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contator
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva!

No Brasil usam o termo contactora. Pelo menos, tive alguns colegas brasileiros que o usavam.

Se tem duas fases, 220Vac, então ao deixar de ter uma fase o contactor vai desarmar.

Porém, convém explicar como é que essa fase "vai cair".
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Eu acho que está na hora das pessoas pararem de atribuírem novos termos, quando eles já existem e já estão bem cimentados.
Muitos dos termos são inventados por falta de desconhecimento e depois, como a massificação do termo, ele é aceite como correto. Há quem defenda que a língua fica mais rica. É por essas e por outras, que dá origem a 2ªs interpretações, sermos olhados de lado como desordeiros pelas outras línguas e onde ser perde muito a andar a aqui com dicionários dentro da mesma língua, em vez de se perder tempo como mais importante.

Exemplo:
http://gizmodo.uol.com.br/google-glass-armacao-grau/

Para um português, angolano, moçambicano, cabo-verdiano, é "óculos com graduação" ou as variantes "óculos graduados" ou "óculos prescritos". Agora óculos de grau? É que nem a frase faz sentido...
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Bom dia!

Fui ao site da Siemens Brasil e de facto usam a mesma expressão que nós: contactor! Desculpem mas não consigo escrever no novo acordo ortográfico. Faz-me comichão no cérebro! :D

É verdade que ao se ouvir muitas vezes o mesmo termo, acabamos por o aceitar como correcto.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”