A Comissão Europeia actualizará esta quarta-feira os seus planos energéticos e, segundo o Expansion, as fontes alternativas de energia deixam de ser a pedra angular da nova estratégia.
O entusiasmo da União Europeia pelas energias renováveis esmoreceu. Os documentos preliminares revelam ainda que Bruxelas deixará cair também os objectivos de eficiência energética fixados nos últimos anos, deixando como único objectivo a redução das emissões de dióxido de carbono.
Os Estados-membros ficam assim com mais liberdade para desenharem a sua política energética. De acordo com a mesma publicação que cita fonte do sector, "o eixo da política energética deixa de ser a sustentabilidade para se centrar na competitividade".
A pressão dos preços da energia, mais altos que nos EUA, onde as gigantes descobertas de ‘shale gas' provocaram a sua quebra abrupta, obrigou a Europa a reequilibrar a sua orientação energética, realça a mesma fonte.
As alterações surgem cinco anos depois da Comissão europeia proclamar a sua estratégia 20-20-20 para 2020, ou seja uma redução das emissões de CO2 em 20% (relativamente a 1990), a obrigatoriedade de 20% das energias renováveis sobre o total de energia consumido e 20% de eficiência energética.
http://economico.sapo.pt/noticias/uniao ... 85466.html
União Europeia reduz apoio às renováveis
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5438
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: União Europeia reduz apoio às renováveis
Pois, os governos compraram aerogeradores ao fabricante alemão enercon e agora convém cortar os incentivos. Depois de comprados, nao importa se ficam pagos...
- projclvm
- Velha Guarda
- Mensagens: 1020
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Localização: Centro
- Been thanked: 12 times
Re: União Europeia reduz apoio às renováveis
O pior é a nível particular, quem fez os investimentos agora tem um retorno financeiro menos apetecivel.