Alimentação de quadro de desenfumagem

Responder
mariorms
Curioso
Curioso
Registado: 04 ago 2008, 11:06

Alimentação de quadro de desenfumagem

Mensagem por mariorms »

Caros amigos,
Fiz um projecto que está aprovado e que possui um Q. de Desenfumagem (a que chamei de segurança, mas serve apenas para desenfumagem).
Como manda a legislação que conheço, coloquei um gerador, inversor (que alterna entre Q. serviços comuns ou Gerador), Tranf. Isolamento e alimentei o referido quadro.
Trata-se de um edifício de habitação com comércio com 3 pisos de garagens.
Pergunto: Existe forma de fazer isto diferente, evitando o gerador?
Ou seja, posso colocar uma botoneira de corte geral ao edifício e o referido corte estar a jusante de uma ligação que me permita alimentar o Q. da Desenfumagem?
Alimentaria o Q. desenfumagem sempre a montante do corte geral do edifício e assim em caso de sinistro alimentava a desenfumagem mesmo que os bombeiros desligassem a energia ao edifício. Claro que teria de haver a possibilidade de cortar também a alimentação para o Q. de desenfumagem que ainda estaria a montante.
O momento é mau para a construção e pretendo baixar custos ao empreiteiro.
Grato desde já e cumprimentos a todos.
MSilva
Texugoelectrico
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2009, 10:45

Re: Alimentação de quadro de desenfumagem

Mensagem por Texugoelectrico »

Não sei se percebi bem o que é pretendido mas parece-me que o ponto 562.4 do RTIEBT responde a isso

- Não são permitidas, como fontes (para serviços) de segurança, alimentações independentes, provenientes de uma rede de distribuição (pública), excepto se puder ser garantido que essas duas alimentações não possam falhar simultaneamente.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Alimentação de quadro de desenfumagem

Mensagem por joaoosvaldo »

mariorms Escreveu:Caros amigos,
Fiz um projecto que está aprovado e que possui um Q. de Desenfumagem (a que chamei de segurança, mas serve apenas para desenfumagem).
Como manda a legislação que conheço, coloquei um gerador, inversor (que alterna entre Q. serviços comuns ou Gerador), Tranf. Isolamento e alimentei o referido quadro.
Trata-se de um edifício de habitação com comércio com 3 pisos de garagens.
Pergunto: Existe forma de fazer isto diferente, evitando o gerador?
Ou seja, posso colocar uma botoneira de corte geral ao edifício e o referido corte estar a jusante de uma ligação que me permita alimentar o Q. da Desenfumagem?
Alimentaria o Q. desenfumagem sempre a montante do corte geral do edifício e assim em caso de sinistro alimentava a desenfumagem mesmo que os bombeiros desligassem a energia ao edifício. Claro que teria de haver a possibilidade de cortar também a alimentação para o Q. de desenfumagem que ainda estaria a montante.
O momento é mau para a construção e pretendo baixar custos ao empreiteiro.
Grato desde já e cumprimentos a todos.
MSilva
A opção que refere é errada :!: Deve sim fazer como fez com grupo gerador, transformador de isolamento e CPI em esquema de ligação à terra IT.

Sabemos que a construção está muito mal, mas de qualquer forma não se podem cometer erros desse género. Poupar noutro tipo de coisas e não na segurança :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”