Se eu tiver uma instalação de microgeração fotovoltaico com um inversor cuja a potência é igual a 3,68 kW, qual é a potência máxima de pico dos painéis suportada pelo inversor se eu tiver um sistema fixo? E se tiver um sistema com um seguidor de 2 eixos?
Os inversores suportam geralmente uma potência de pico ligeiramente superior à potência nominal destes, certo?
Cumprimentos
Potência de pico de paineis solares fotovoltaicos
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Potência de pico de paineis solares fotovoltaicos
Um sistema seguidor não aumenta a potência de pico, mas sim a energia captada num dia.S7-300 Escreveu:Se eu tiver uma instalação de microgeração fotovoltaico com um inversor cuja a potência é igual a 3,68 kW, qual é a potência máxima de pico dos painéis suportada pelo inversor se eu tiver um sistema fixo? E se tiver um sistema com um seguidor de 2 eixos?
Os inversores suportam geralmente uma potência de pico ligeiramente superior à potência nominal destes, certo?
Cumprimentos
Sim eu sei mas geralmente os valores de potência extra suportados pelos inversores variam em função do tipo de sistema.nelmindo Escreveu:Um sistema seguidor não aumenta a potência de pico, mas sim a energia captada num dia.S7-300 Escreveu:Se eu tiver uma instalação de microgeração fotovoltaico com um inversor cuja a potência é igual a 3,68 kW, qual é a potência máxima de pico dos painéis suportada pelo inversor se eu tiver um sistema fixo? E se tiver um sistema com um seguidor de 2 eixos?
Cumprimentos
Ou seja,o que eu quero saber é se eu tiver um inversor de 3,68 kW e um sistema fixo/seguidor de 2 eixos de paineis solares qual é a potência maxima que posso instalar de paineis solares? (4kWp, 4,....kWp ????)
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
A potência máxima em DC depende do modelo do inversor.
E essa potência máxima é a mesma, seja um sistema fixo, seja móvel.
Cada um tem as suas próprias características.
Tem que ver na chapa de características, no manual/folheto do inversor ou procurar no site do fabricante (ou em toda a net).
Tem que ver na chapa de características, no manual/folheto do inversor ou procurar no site do fabricante (ou em toda a net).
Então mas não costuma ser prática corrente nos projetos de microgeração instalar uma potência de painéis ligeiramente superior à potência do inversor.(tipicamente mais 10% a 20% em função do facto do sistema ser de fixo ou móvel)LOTAN Escreveu:A potência máxima em DC depende do modelo do inversor.
Como geralmente os sistemas móveis produzem mais energia, para o inversor não estar sujeito a um esforço tão elevado, costuma sobredimensionar-se os painéis com um potência ligeiramente inferior, do que se o sistema fosse fixo
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
S7-300 Escreveu:Então mas não costuma ser prática corrente nos projetos de microgeração instalar uma potência de painéis ligeiramente superior à potência do inversor.(tipicamente mais 10% a 20% em função do facto do sistema ser de fixo ou móvel)LOTAN Escreveu:A potência máxima em DC depende do modelo do inversor.
Como geralmente os sistemas móveis produzem mais energia, para o inversor não estar sujeito a um esforço tão elevado, costuma sobredimensionar-se os painéis com um potência ligeiramente inferior, do que se o sistema fosse fixo
Mais uma vez, não confundir energia com potência. Já foi dito que a potência dos paineis, deve ser dimensionada de acordo com o inversor, com um cuidado extra, de que no inverno há o risco de os paineis queimarem o inversor, quando a temperatura ambiente cria um "boost" relacionado com a caracteristica própria dos paineis, tensão vs temperatura.
nelmindo Escreveu:S7-300 Escreveu:Então mas não costuma ser prática corrente nos projetos de microgeração instalar uma potência de painéis ligeiramente superior à potência do inversor.(tipicamente mais 10% a 20% em função do facto do sistema ser de fixo ou móvel)LOTAN Escreveu:A potência máxima em DC depende do modelo do inversor.
Mais uma vez, não confundir energia com potência. Já foi dito que a potência dos paineis, deve ser dimensionada de acordo com o inversor, com um cuidado extra, de que no inverno há o risco de os paineis queimarem o inversor, quando a temperatura ambiente cria um "boost" relacionado com a caracteristica própria dos paineis, tensão vs temperatura.
Isso significa que não posso instalar uma potência de paineis ligeiramente superior à potência do inversor?