Factor de correcção agrupamento de cabos

Responder
monkey
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 23:45
Agradecimento recebido: 2 vezes
Contacto:

Factor de correcção agrupamento de cabos

Mensagem por monkey »

Boa tarde a todos,
Estou a dar apoio ao projectista "chefe" no desenvolvimento de um projecto.
Reparei no entanto, que do QGBT para a entrada para o edifício vão 3 cabos por fase de 185 mm2 (cabos monopolares), no entanto não foi aplicado nenhum factor de correcção de para agrupamento de cabos.
Consultando a tabela 52-H das RTIEBT vejo que o método de referência é o D. Em seguida consulto o IZ (quadro 52-C30 das RTIEBT), e quando vou ver o factor de correcção parece-me que a tabela a usar é a presente no quadro 52-E2 (está em anexo) referente a agrupamento de cabos em canalizações enterradas.
Como são 9 cabos no total e consultando o quadro 52-E2 está indicado 0,55. Estou a achar a penalização é "muito grande no IZ". A minha dúvida é se serão 9 cabos a considerar para determinar o factor de correcção do IZ ou 3 cabos, dado que é o equivalente a 3 cabos tripolares.

Resumindo- A aplicação do quadro 52-E2 é correcta?
- Deverei considerar 9 ou 3 cabos?
Anexos
Quadro 52-E2.PNG
Quadro 52-E2.PNG (23.18 KiB) Visto 1288 vezes
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Factor de correcção agrupamento de cabos

Mensagem por projclvm »

No meu entender verificava com os fatores de correção referidos no Guia técnico da SOLIDAL.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Mensagem por mpinto »

Quanto a mim, os coeficientes das tabelas são para circuitos distintos. "Para os circuitos constituídos por vários cabos em paralelo por fase cada grupo de três condutores deve ser considerado como um único circuito na determinação do número de circuitos trifásicos". Diz isto no quadro 52-E5 das Regras Técnicas anotadas. Penso que a regra deve ser aplicada independentemente do método de referência. Em todo o caso vou procurar melhor para fundamentar melhor esta minha opinião.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Mensagem por angel_of_diablo »

monkey Escreveu:Boa tarde a todos,
Estou a dar apoio ao projectista "chefe" no desenvolvimento de um projecto.
Reparei no entanto, que do QGBT para a entrada para o edifício vão 3 cabos por fase de 185 mm2 (cabos monopolares), no entanto não foi aplicado nenhum factor de correcção de para agrupamento de cabos.
Consultando a tabela 52-H das RTIEBT vejo que o método de referência é o D. Em seguida consulto o IZ (quadro 52-C30 das RTIEBT), e quando vou ver o factor de correcção parece-me que a tabela a usar é a presente no quadro 52-E2 (está em anexo) referente a agrupamento de cabos em canalizações enterradas.
Como são 9 cabos no total e consultando o quadro 52-E2 está indicado 0,55. Estou a achar a penalização é "muito grande no IZ". A minha dúvida é se serão 9 cabos a considerar para determinar o factor de correcção do IZ ou 3 cabos, dado que é o equivalente a 3 cabos tripolares.

Resumindo- A aplicação do quadro 52-E2 é correcta?
- Deverei considerar 9 ou 3 cabos?
Olá "monkey".

Como falas num quadro chamado QGBT que alimenta um QE num edifício, esta canalização não está abrangida pelas RTIEBT mas sim pelo RSRDEE, logo não deves aplicar as RTIEBT.

Quanto aos factores de correcção depende da tua canalização. Que tipo de cabos monopolares são? Armados, não armados? Em tubos ou directamente no solo?
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
monkey
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por monkey »

Caros desde já agradeço as prontas respostas que me têm dado.
angel_of_diablo tens razão deveriam ser usado o RSRDEEBT, no entanto lá não consegui encontrar as referências aos factores de correcção, daí que me tenha socorrido das RTIEBT.
São cabos armados enterrados directamente no solo.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Mensagem por angel_of_diablo »

monkey Escreveu:Caros desde já agradeço as prontas respostas que me têm dado.
angel_of_diablo tens razão deveriam ser usado o RSRDEEBT, no entanto lá não consegui encontrar as referências aos factores de correcção, daí que me tenha socorrido das RTIEBT.
São cabos armados enterrados directamente no solo.
O RSRDEE (editado em livro pela DGEG) tem tabelas IZ de cabos que são iguais às tabelas do livro da Solidal (Cap. 5), conforme aqui já foi também sugerido. Atenção à correcção do valor de Iz por ser um terno de cabos unipolares.
Quanto aos factores de correcção, quando aplicaveis, deves usar os que estão no capítulo 2 deste mesmo livro.
No teu caso tens cabos armados enterrados directamente no solo, o que não me pareceu haver tabela neste livro. No entanto podes usar a 3ª tabela da página 72 do Manual Técnico da General Cable, que dá as correcções para Cabos Tripolares ou Ternos de Cabos agrupados sob terra.
Mais uma vez, no teu caso tens 1 circuito com 3 ternos de cabos unipolares, logo aplicaria o factor 0,75 (ternos separados de 7 cm).

Só uma chamada de atenção. Não uses as tabelas de Iz dos cabos da General Cable pois são para Temperatura do solo a 25º.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
monkey
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por monkey »

Muito obrigado a todos, reuni alguma informação de catálogos bastante preciosa.
Aproveito para dizer que liguei para a CERTIEL, onde me foi indicado que os valores indicados no quadro 52-E2 das RTIEBT se aplicam cabos ou número de cabos por fase , ou seja, também vai de encontro à resposta dada pelo mpinto.
De qualquer forma, à semelhança do que foi referido pelo angel_of_diablo, não era o adequado o uso das RTIEBT.

Um bem haja a todos, e mais uma vez obrigado!
Responder

Voltar para “Dúvidas”