comutação de escada com sinalizador
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
comutação de escada com sinalizador
amigos , numa comutação de escada , que tem também um detector de movimentos , como é que eu posso fazer o seguinte :
quando se entra na garagem e não se acende as luzes através do interruptores está acende só pelo detector tudo normal ...
mas quando se entra na garagem e se liga o interruptor , e é aqui que necessito de ajuda , queria que acende-se um led de 230v ...
como é que eu faço isto ...
atenção , o led só deverá acender quando se usa os botões ...
obrigados
quando se entra na garagem e não se acende as luzes através do interruptores está acende só pelo detector tudo normal ...
mas quando se entra na garagem e se liga o interruptor , e é aqui que necessito de ajuda , queria que acende-se um led de 230v ...
como é que eu faço isto ...
atenção , o led só deverá acender quando se usa os botões ...
obrigados
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Re: comutação de escada com sinalizador
Acender um led aonde? nos comutadores ou á parte? por exp: a EFAPEL tem comutadores escada com sinalização e no catalogo tem as ligações a fazer.
-
- Velha Guarda
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
podes optar por Telerruptor
não sei quantos pontos são
o detector de movimento com a comutação que queres fazer são circuito independentes não e isso ?
e se carregares primeiro no comutador ja nao queres acender as luzes através do detector ?

o detector de movimento com a comutação que queres fazer são circuito independentes não e isso ?
e se carregares primeiro no comutador ja nao queres acender as luzes através do detector ?
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
- Velha Guarda
são 4 pontos de luz estão em serie ...admin Escreveu:podes optar por Telerruptornão sei quantos pontos são
o telerruptor tenho que alterar a instalação toda , botões , arranjar uma caixa para colocar o telerruptor porque a iluminação da garagem não tem um circuito próprio e o quadro ainda está bem longe ...
- admin
- Admin
- Contacto:
Ok então podes aproveitar o que tens
mas então o que desejas e quando acendes pelo comutador não queres que as luzes do detector actue e isso ?
mas então o que desejas e quando acendes pelo comutador não queres que as luzes do detector actue e isso ?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Pelo que percebi o que o amigo "quero aprender" pretende é acender um sinalizador que indique que as lâmpadas estão acesas através da comutação de escada, ou o sinalizador apagado se as lâmpadas estiverem acesas através do detetor de movimento, só consegue fazer este jogo com a ajuda de um relé, em que a bobine do relé e o sinalizador é alimentada pelo comutador, e as lâmpadas pelo detetor e pelo contato do relé.
A Efapel tem uns sinalizadores salientes que dá para o que pretende.
Cumprs.
A Efapel tem uns sinalizadores salientes que dá para o que pretende.
Cumprs.
-
- Velha Guarda
o que eu necessito é :
quando o carro entra na garagem o sensor de movimentos apanha o carro e acende as luzes...
eu fecho o carro e entro em casa e não uso os sensores ...
mas quando outras pessoas entram na garagem a pé e usam os comutadores quero que se acenda um led de 230v como informação que os botões foram usados ...
quando o carro entra na garagem o sensor de movimentos apanha o carro e acende as luzes...
eu fecho o carro e entro em casa e não uso os sensores ...
mas quando outras pessoas entram na garagem a pé e usam os comutadores quero que se acenda um led de 230v como informação que os botões foram usados ...
-
- Velha Guarda
sempre que entro na garagem o detector deve atuar .... mas !!! mas se por acaso alguma pessoa ligar o comutador o led deverá acenderadmin Escreveu:Ok então podes aproveitar o que tens
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Já aqui foram dadas ideias de como resolver a questão, ou usa comutação de escada com detetor associado.
Ou usa botões de pressão com telerruptor da legrand, e instala-o dentro da caixa de derivação, associando tambem o detetor.
Se quer usar tambem um sinalizador que só funcione com a comutação, deve usar tambem um relé, como já aqui foi dito.
Já aqui foram dadas ideias de como resolver a questão, ou usa comutação de escada com detetor associado.
Ou usa botões de pressão com telerruptor da legrand, e instala-o dentro da caixa de derivação, associando tambem o detetor.
Se quer usar tambem um sinalizador que só funcione com a comutação, deve usar tambem um relé, como já aqui foi dito.
quero aprender Escreveu:sempre que entro na garagem o detector deve atuar .... mas !!! mas se por acaso alguma pessoa ligar o comutador o led deverá acenderadmin Escreveu:Ok então podes aproveitar o que tens
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
a solução do telerruptor está fora de questão , porque sairá bem mais dispendiosa ...
vamos então para a opção do relé , alguém poderá referenciar que relé terei que comprar ?
relembro que a garagem está a funcionar sempre com sensor ... e terá que ficar sempre a funcionar com o sensor ...
poderá é outras pessoas recorrem aos botões quando estão a fazer algo na garagem e ao recorrem aos botões um led deverá então acender ...
obrigados
vamos então para a opção do relé , alguém poderá referenciar que relé terei que comprar ?
relembro que a garagem está a funcionar sempre com sensor ... e terá que ficar sempre a funcionar com o sensor ...
poderá é outras pessoas recorrem aos botões quando estão a fazer algo na garagem e ao recorrem aos botões um led deverá então acender ...
obrigados
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Sem puchar muito pelos neuronios, um relé da Finder com 2 contatos NA/NF resolve aa questão.
Mas pensa bem na questão do telerruptor da Legrand, podes instalar dentro da caixa de derivação, sem necessidade de implementares mais cablagem, pois as ligações elétricas estarão todas nessa caixa de derivação, é só colocares junto da caixa de derivação o sinalizador, por exemplo da Efapel, e trocares os comutadores de escada por botões de pressão.
Enquanto que o relé c/base não cabe dentro de caixa de derivação 80x80x40, ou melhor cabe, mas tens de eleminar a base do relé e soldar os condutores de ligação nos pinos do relé e isolar todos os pinos com manga retrátil, caso contrário tens de comprar caixa do tipo Q.E, para instalares o relé, etc.
Sem puchar muito pelos neuronios, um relé da Finder com 2 contatos NA/NF resolve aa questão.
Mas pensa bem na questão do telerruptor da Legrand, podes instalar dentro da caixa de derivação, sem necessidade de implementares mais cablagem, pois as ligações elétricas estarão todas nessa caixa de derivação, é só colocares junto da caixa de derivação o sinalizador, por exemplo da Efapel, e trocares os comutadores de escada por botões de pressão.
Enquanto que o relé c/base não cabe dentro de caixa de derivação 80x80x40, ou melhor cabe, mas tens de eleminar a base do relé e soldar os condutores de ligação nos pinos do relé e isolar todos os pinos com manga retrátil, caso contrário tens de comprar caixa do tipo Q.E, para instalares o relé, etc.
quero aprender Escreveu:a solução do telerruptor está fora de questão , porque sairá bem mais dispendiosa ...
obrigados
Cpts.
Energy
Energy
- admin
- Admin
- Contacto:
Também penso que será a melhor opção 

-
- Velha Guarda
não sei se estou enganado , mas a solução do telerruptor deixa a garagem sem a opção de ter luz permanente ...
ou seja as pessoas se tiverem a fazer um trabalho têm de ir ao botão acionar a luz ou usar o sensor ... , estarei certo ?
ou seja as pessoas se tiverem a fazer um trabalho têm de ir ao botão acionar a luz ou usar o sensor ... , estarei certo ?
- admin
- Admin
- Contacto:
de qualquer forma fiz aqui um esquema a pressa no word
aqui fica tenho de ir trabalhar
aqui fica tenho de ir trabalhar

- Anexos
-