portinhola

Responder
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

portinhola

Mensagem por quero aprender »

amigos ,
da portinhola para o contador a ligação é feita a cabo , certo ?
Não poderá ser a fio ...

e do contador ? do contador para o quadro electrico a ligação é feita a cabo , certo ?

a terra , vai do quadro diretamente à caixa de terra ?

ou passa pelo contador e portinhola , usando-se esta tubagem para chegar a caixa de terra ?

estamos a falar de portinhola - contador e caixa de terra no muro ....
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: portinhola

Mensagem por Mário »

Boas
quero aprender Escreveu:amigos ,
Não poderá ser a fio ...

Antigamente era feito a fio e tubo Vd (o chamado bigode).

e do contador ? do contador para o quadro electrico a ligação é feita a cabo , certo ?

Não é obrigatório ser em cabo.

Ao contrário, 1º do electrodo, 2º à caixa que tem o borne amovivel, 3º depois quadro.

ou passa pelo contador e portinhola , usando-se esta tubagem para chegar a caixa de terra ?

Não esquecer que se for portinhola das antigas de ferro, tens que ter lá o terra.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:amigos ,
Não poderá ser a fio ...
podes utilizar fio de 6mm no minimo entubado

Pode ser fio de 6mm no minimo entubado

Sim
Se a portinhola for de classe I, terás de a ligar à terra vinda do Q.E, se for classe II não pode ser ligada à terra.
Atenção que se for moradia, e o tubo andar enterrado entre portinhola/contador/quadro eletrico, convem utilizar cabo XV preto, minimo de secção 6mm
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

amigo , imagina que eu trago um cabo do quadro electrico para o contador e esse cabo é 5x6mm ...
como é com a terra ?

ou isso não se faz e a linha de terra e a tubagem de terra é independente ...?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Podes passar o cabo de 5x6mm entre portinhola/contador/Q,E, mas a terra geral de proteção tens de ligar no Q.E e a secção minima deste condutor de terra é de 16mm.
Para ficares mais ilucidado quanto à questão da terra de proteção, podes consultar, se não estou em erro a ficha técnica nº10 da Certiel.

quero aprender Escreveu:amigo , imagina que eu trago um cabo do quadro electrico para o contador e esse cabo é 5x6mm ...
como é com a terra ?

Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

ENERGY Escreveu:Boas
Podes passar o cabo de 5x6mm entre portinhola/contador/Q,E, mas a terra geral de proteção tens de ligar no Q.E e a secção minima deste condutor de terra é de 16mm.
Para ficares mais ilucidado quanto à questão da terra de proteção, podes consultar, se não estou em erro a ficha técnica nº10 da Certiel.

quero aprender Escreveu:amigo , imagina que eu trago um cabo do quadro electrico para o contador e esse cabo é 5x6mm ...
como é com a terra ?

a minha duvida não é a secção é o caminho que o condutor faz do quadro elétrico ao eletrode
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se a duvida é o caminho que o condutor de terra faz entre eletrodo e Q.E, é fácil:
Do eletrodo liga numa caixa de chantes amoviveis, e depois desta liga diretamente no Q.E, isto é o que é normal fazer-se em habitações unifamiliares.
Nos prédios, liga do eletrodo na caixa de chantes amoviveis, da caixa de cantes amoviveis liga numa caixa de barramento de equipotencialização, e dessa caixa de barramento liga no Q.Colunas, a partir da caixa de barramento de equipotencialização, liga as antenas, tubagens de ferro, cobre, condutas, etc, referentes às zonas comuns do edificio.
quero aprender Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas

como é com a terra ?

a minha duvida não é a secção é o caminho que o condutor faz do quadro elétrico ao eletrode
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

prof ENERGY ,
o aluno não se está a fazer explicar como deve ser ...
eu sei da caixa de terra etc etc ...
eu tenho visto é pessoal a trazer o terra no cabo que vai ao contador ( 5x6 ) e vai à portinhola e vai por ultimo à caixa terra ...
lembro-me de termos cortado o terra na portinhola e pusemos um ligador , ligador esse que o fiscal da certiel quis chumbar a obra ...
e na altura ele disse que não fazia sentido passar assim a terra ...
eu ainda quis falar com o inspetor após ele ter aprovado , numa boa para aprender , mas o patrão não deixou ...
eu tenho que refazer os meus conhecimentos porque tenho relatos de colegas da empresa onde estive antes de ficar desempregado que vieram embora por saberem fazer mas por não fazerem as coisas corretamente ...

esta é uma duvida " portinhola " irei colocar outras para os meus profs aqui ensinarem o vosso aluno ...
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

ah e já agora , muito obrigado
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Amigo, "Quero Aprender"

Como diz; o inspetor tinha razão para não aceitar o trabalho da forma que relata, o que deve ser feito quando dá jeito porque nem sempre dá, é quando se enfia cabo do contador ao quadro geral este ter o comprimento necesario para ser descarnado por forma a que seja aproveitado o condutor de terra (com comprimento suficiente) para ir á caixa de medição sem qualquer interrupção, mas para isso é preciso prever a tubagem para que isto seja possível.

Cumprs.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas "quero aprender"

Esquece essa de professor, porque não o sou, e nunca o heide ser.
Não podes tornar tudo o que vês instalado, como sendo regulamentar, nesse caso que referiste o Inspetor na minha opinião tinha toda a razão para reprovar a instalação.
Olha com atenção para a ficha técnica que anexo e tira as tuas conclusões sobre tudo o que já aqui foi escrito.

quero aprender Escreveu:prof ENERGY ,
eu tenho visto é pessoal a trazer o terra no cabo que vai ao contador ( 5x6 ) e vai à portinhola e vai por ultimo à caixa terra ...
lembro-me de termos cortado o terra na portinhola e pusemos um ligador , ligador esse que o fiscal da certiel quis chumbar a obra ...
eu ainda quis falar com o inspetor após ele ter aprovado , numa boa para aprender , mas o patrão não deixou ...
eu tenho que refazer os meus conhecimentos porque tenho relatos de colegas da empresa onde estive antes de ficar desempregado que vieram embora por saberem fazer mas por não fazerem as coisas corretamente ...

esta é uma duvida " portinhola " irei colocar outras para os meus profs aqui ensinarem o vosso aluno ...
Anexos
Ficha Tec. nº10.pdf
(300.39 KiB) Transferido 156 vezes
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

Josecalado Escreveu:Amigo, "Quero Aprender"

Como diz; o inspetor tinha razão para não aceitar o trabalho da forma que relata, o que deve ser feito quando dá jeito porque nem sempre dá, é quando se enfia cabo do contador ao quadro geral este ter o comprimento necesario para ser descarnado por forma a que seja aproveitado o condutor de terra (com comprimento suficiente) para ir á caixa de medição sem qualquer interrupção, mas para isso é preciso prever a tubagem para que isto seja possível.

Cumprs.
ora a minha duvida é esta mesmo , conheço malta que diz que faz assim como o tal inspetor não queria , o terra passar dentro do contador e da portinhola ...
outros trazem essa linha em separado ...
sendo que os primeiros reprovam a segunda pelo custo da tubagem etc blá blá ...

como é que os amigos fazem ? quando o vosso contador e portinhola e caixa de terra está na rua no muro da moradia ?
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

ENERGY Escreveu:Boas "quero aprender"

Esquece essa de professor, porque não o sou, e nunca o heide ser.
Não podes tornar tudo o que vês instalado, como sendo regulamentar, nesse caso que referiste o Inspetor na minha opinião tinha toda a razão para reprovar a instalação.
Olha com atenção para a ficha técnica que anexo e tira as tuas conclusões sobre tudo o que já aqui foi escrito.

quero aprender Escreveu:prof ENERGY ,

eu já tinha visto esse ficheiro ...
a ideia que tenho e fico é que a terra deverá vir direta e só ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O pessoal da velha guarda, é que tem a mania de fazer esse tipo de instalação, são uns poupadinhos, tanto querem poupar e depois vêm as suas instalações terem não conformidades.
A Certiel agradece, sempre fatura mais uns cobres na reinspeção. :D :D :D

quero aprender Escreveu:
Josecalado Escreveu:Amigo, "Quero Aprender"

Cumprs.
ora a minha duvida é esta mesmo , conheço malta que diz que faz assim como o tal inspetor não queria , o terra passar dentro do contador e da portinhola ...
outros trazem essa linha em separado ...
sendo que os primeiros reprovam a segunda pelo custo da tubagem etc blá blá ...

como é que os amigos fazem ? quando o vosso contador e portinhola e caixa de terra está na rua no muro da moradia ?
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”