Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Responder
rfhnc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 22 ago 2009, 18:55
Localização: Aveiro

Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por rfhnc »

Preciso da vossa ajuda, inscrevi-me em dois cursos diferentes e agora entrei nos dois e tenho de optar apenas por um deles.

O primeiro é um CET em Instalações de Redes Eléctricas e Automação Industrial

e o outro

Formação Modular em Electromecânico de Frio e Climatização, que terá de ser complementado após a conclusão com mais uma formação para obter carteira profissional.


Sou do distrito de Aveiro, 31 anos, zero de experiencia em frio/electricidade (sempre trabalhei na área comercial), queria que me ajudassem a escolher o curso tendo em conta o que já disse, o que posso obter de emprego e progressão profissional.


OBRIGADO PRECISO MESMO DA VOSSA AJUDA para me decidir.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por ENERGY »

Boas
A descrição do CET, está correta?
Pois o que costumo ver é, Instalações Elétricas e Automação Industrial.
rfhnc Escreveu:Preciso da vossa ajuda, inscrevi-me em dois cursos diferentes e agora entrei nos dois e tenho de optar apenas por um deles.

O primeiro é um CET em Instalações de Redes Eléctricas e Automação Industrial

e o outro

Formação Modular em Electromecânico de Frio e Climatização, que terá de ser complementado após a conclusão com mais uma formação para obter carteira profissional.


Sou do distrito de Aveiro, 31 anos, zero de experiencia em frio/electricidade (sempre trabalhei na área comercial), queria que me ajudassem a escolher o curso tendo em conta o que já disse, o que posso obter de emprego e progressão profissional.


OBRIGADO PRECISO MESMO DA VOSSA AJUDA para me decidir.
Cpts.
Energy
rfhnc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 22 ago 2009, 18:55
Localização: Aveiro

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por rfhnc »

Sim isso, instalações eléctricas e automação industrial.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8066
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por Mário »

Boas
rfhnc Escreveu:
Formação Modular em Electromecânico de Frio e Climatização, que terá de ser complementado após a conclusão com mais uma formação para obter carteira profissional.
Faz este.
Actualiza o perfil "profile"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por ENERGY »

Boas
Embora a primeira hipotese, penso que dá equivalência ao 12º, para quem não o tem seria dois em um, mas neste momento as instalações estão paradas, e não se sabe mais quantos anos isto vai demorar a normalizar.
Dái a minha escolha tambem iria para a 2ª hipotese.
Cpts.
Energy
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 210
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Localização: Setúbal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por LOTAN »

Boas
ENERGY Escreveu: Embora a primeira hipotese, penso que dá equivalência ao 12º, para quem não o tem seria dois em um

Esse é um CET, nível 5, só pode ser realizados por quem já tenha o 12º ano.

O segundo, sendo formação modular deverá ser de nível 4, esse sim com equivalência ao 12º, se for o curso completo e não apenas a formação tecnológica.

Embora também haja (ou havia) CET em formação modular no referencial da ANQEP, como o autor do tópico diferenciou os tipos de cursos, vou presumir que seja o de nível 4.


mas neste momento as instalações estão paradas, e não se sabe mais quantos anos isto vai demorar a normalizar.
Dái a minha escolha tambem iria para a 2ª hipotese.

Eu também escolheria a 2ª hipótese.
rfhnc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 22 ago 2009, 18:55
Localização: Aveiro

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por rfhnc »

Entrei no CET de Instalaçoes Electricas a começar dia 18 novembro, o de Frio fui lá ontem pois recebi uma carta para lá estar, mas pelos vistos é para triagem ainda.

Não percebi muito bem os moldes daquilo e ninguem me conseguiu explicar, mas supostamente o curso tem 550h de formaçao, e eles vao fazer apenas 175h. Para obter a certificaçao tenho de fazer 900h. Alguem tem alguma experiencia com esta formaçao ou conhecimento da mesma? neste caso é dado pela For-Mar e é uma formação modular certificada em Electromecânico de Frio e Climatização.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por jaimereis »

um CET com 900 horas, está um bocado cortado!!! normalmente tem cerca de 1200 horas...mais 400 horas em componente de estágio numa empresa....

informe-se sobre esse CET, atenção que os oficiais tem que ter protocolos com universidades, e um decreto lei a regulamenta-los....
Jaime Reis
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 210
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Localização: Setúbal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por LOTAN »

rfhnc Escreveu:mas supostamente o curso tem 550h de formaçao, e eles vao fazer apenas 175h. Para obter a certificaçao tenho de fazer 900h (...) é uma formação modular certificada em Electromecânico de Frio e Climatização.
Então retiro a recomendação à formação modular.

Já estive a consultar o site e pela pouca informação, e comparando com o que é habitual, deduzo que irão apenas realizar os módulos tecnológicos específicos do curso em questão.

Serve para acrescentar módulos à Caderneta de Competências, ter umas luzes sobre a profissão e, se por acaso a formação for boa, aprender qualquer coisa.


Mas há aí alguns erros.

Deviam apresentar quais os módulos que vão formar e não o nome do curso, porque efectivamente não vão dar o curso.

Não percebo a informação de que o curso tem 550 horas.
Dos dois referenciais da ANQEP que encontrei, o único que tem 925 horas é a formação tecnológica de Electromecânico/a de Refrigeração e Climatização.
Este é de nível 2. É para quem tem o 9º.
Quem não tem, tem que fazer o referencial de dupla certificação.

O mesmo se passa relativamente ao de nível 4, para o 12º ano, do curso Técnico/a de Refrigeração e Climatização.
Mas neste, a formação tecnológica já é de 1250 horas.

Pelos poucos dados, parece-me então, que os módulos que irão ser ministrados referem-se ao curso Electromecânico/a de Refrigeração e Climatização - Sistemas Domésticos e Comerciais - nível 2.

Também de referir, que se se inscreveu num CET é porque tem o 12º ano e, nesse caso, teoricamente, não poderia-se inscrever em módulos que pertençam apenas a referenciais de nível 2.
Apenas poderia-se inscrever em módulos de referenciais de nível 4.
Partindo do princípio que o penso está correcto.


Consultar:

http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualif ... enciais/70

http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualif ... nciais/884
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 210
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Localização: Setúbal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por LOTAN »

jaimereis Escreveu:um CET com 900 horas, está um bocado cortado!!! normalmente tem cerca de 1200 horas...mais 400 horas em componente de estágio numa empresa....

informe-se sobre esse CET, atenção que os oficiais tem que ter protocolos com universidades, e um decreto lei a regulamenta-los....
Não é o CET que tem 900 horas mas o curso completo da formação modular certificada.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por jaimereis »

900 , 550 ......eu acho poucas horas para um CET, este no final "dá" cerca de 60 creditos, no prosseguimento de um curso superior, tendo muitas universidades, vagas de entrada directa reservadas para os CET´s lembro que os CET apesar de não serem um curso superior, são graduações pós-secundarias, ministradas pelo ensino superior, logo, os centros de formação de ensino não superior que as ministram tem que ter protocolos com as respectivas universidades...

...aconselho portanto a averiguar a acreditação desse curso...pois poderá estar a estudar para nada, se bem que o saber não ocupa espaço, mas pode estar a perder tempo com esse curso quando poderia estar a tirar outro com as condições correctas...
Jaime Reis
rfhnc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 22 ago 2009, 18:55
Localização: Aveiro

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por rfhnc »

O CET de Instalações Electricas e Automaçao Industrial é reconhecido para certificação na DGEG, encontrei isto no Jornal Online da Universidade de Aveiro.

"O Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Instalações Elétricas e Automação Industrial (IEAI) ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) foi reconhecido pela Direção Geral da Energia e Geologia (DGEG), que confere aos portadores deste curso habilitação própria para efeitos de inscrição como Técnico Responsável por Instalações Elétricas de Serviço Particular no domínio da execução (nível II) e exploração (nível II) de instalações elétricas."


O de Frio tenho dúvidas, quando lá fui inscrever-me dizeram-me 550h de formaçao e depois tinha de ir á Coimbra a um centro de formaçao na Pedrulha para completar o resto, no site o curso tem 275h de formação e eles vão dar apenas 175h pelo que me disse o formador na reunião ontem realizada.

Estou confuso, julgo que o Frio seria melhor opção, mas esta formaçao começa a ser um tanto ao quanto estranha.

Ir para o CET é a melhor opçao neste caso? eu queria ir para mecatronica, mas nao deu e entrei na segunda opçao que era este de eletricidade.
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 210
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Localização: Setúbal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por LOTAN »

jaimereis Escreveu:900 , 550 ......eu acho poucas horas para um CET
Repito, não é o CET que tem 900 horas, mas o curso completo da formação modular na For-Mar.
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 210
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Localização: Setúbal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por LOTAN »

rfhnc Escreveu:Ir para o CET é a melhor opçao neste caso? eu queria ir para mecatronica, mas nao deu e entrei na segunda opçao que era este de eletricidade.
Actualmente o de mecatrónica tem mais saída que o de electricidade.
rfhnc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 22 ago 2009, 18:55
Localização: Aveiro

Re: Ajuda curso de Frio ou Electricidade?

Mensagem por rfhnc »

Já confirmei com o centro de formação: são apenas 175h de formação e não há previsão para continuar com o resto da formação, pelo que terei de andar á procura de sitios onde possa fazer outras unidades de formação de forma a alcançar a certificação.


O Cet de instalações electricas parece-me interessante, mas a nivel profissional que acham? sei que nas obras é para esquecer, ta tudo parado, mas a nivel de fabricas na manutençao ou outros sitios?
Responder

Voltar para “Formação / Seminários / Jornadas”