protecçao equipotencial (terras) janelas e apoios deficiente

Responder
emfbe
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 26 mai 2013, 21:30
Enviou: 5 vezes

protecçao equipotencial (terras) janelas e apoios deficiente

Mensagem por emfbe »

Boa tarde colegas,
estou na construçao de um edificio novo de uma faculdade, e queria saber se tenho que ligar à terra os aluminios das janelas e nas instalaçoes sanitarias, fazer o mesmo às torneiras e apoios de deficientes.

desde ja, muito obrigado.


ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: protecçao equipotencial (terras) janelas e apoios defici

Mensagem por ngp »

emfbe Escreveu:Boa tarde colegas,
estou na construçao de um edificio novo de uma faculdade, e queria saber se tenho que ligar à terra os aluminios das janelas e nas instalaçoes sanitarias, fazer o mesmo às torneiras e apoios de deficientes.

desde ja, muito obrigado.
A CERTIEL já obriga isso...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: protecçao equipotencial (terras) janelas e apoios defici

Mensagem por ENERGY »

Boas
Tratando-se de um edificio escolar, aconselho a ler com atenção a memoria descritiva, e ver com atenção todo o projeto, pois terá lá toda a informação sobre as ligações equipotenciais a executar, não é só nos Wcs, há com certeza outras ligações equipotenciais a fazer no edificio, como seja esteiras, canalizações de AC. eventuais estruturas visiveis de tetos falsos, etc.
A ligação das torneiras, depende do material utilizado nas canalizações, se for tubagem de plastico (multicamadas etc) não.
Quanto aos apoios dos defecientes, penso que não é necessário ligar.
emfbe Escreveu:Boa tarde colegas,
estou na construçao de um edificio novo de uma faculdade, e queria saber se tenho que ligar à terra os aluminios das janelas e nas instalaçoes sanitarias, fazer o mesmo às torneiras e apoios de deficientes.

desde ja, muito obrigado.
Cpts.
Energy
emfbe
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 26 mai 2013, 21:30
Enviou: 5 vezes

Re: protecçao equipotencial (terras) janelas e apoios defici

Mensagem por emfbe »

ENERGY Escreveu:Boas
Tratando-se de um edificio escolar, aconselho a ler com atenção a memoria descritiva, e ver com atenção todo o projeto, pois terá lá toda a informação sobre as ligações equipotenciais a executar, não é só nos Wcs, há com certeza outras ligações equipotenciais a fazer no edificio, como seja esteiras, canalizações de AC. eventuais estruturas visiveis de tetos falsos, etc.
A ligação das torneiras, depende do material utilizado nas canalizações, se for tubagem de plastico (multicamadas etc) não.
Quanto aos apoios dos defecientes, penso que não é necessário ligar.

amigo ENERGY, ai esta um grande problema, pois o projecto apenas refere as terras do edificio e nada mais, e na MD, nao refere nada de ligaçoes equipotenciais.

obrigado pla resposta rapida a ambos
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: protecçao equipotencial (terras) janelas e apoios defici

Mensagem por amfys »

As ligações equipotenciais suplementares aplicam-se às casas de banho (com duche ou banheira).
As instalações sanitárias apenas com lavatórios e sanitários não necessitam destas ligações.

Penso que o seu caso será o segundo.
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”