Tubos MC-F

coiote
Curioso
Curioso
Registado: 10 dez 2009, 16:03

Tubos MC-F

Mensagem por coiote »

Boas,

alguém me arranja uma tabela de preços de tubo corrugado do tipo MC-F 50.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Tubos MC-F

Mensagem por ENERGY »

Boas
Estando a falar de tubo corrugado com manga interior lisa forte, penso que existe por aqui no forum, uma tabela do JSL, que penso ter esse tubo, é s+o uma questão de pesquisar por aqui.

coiote Escreveu:Boas,

alguém me arranja uma tabela de preços de tubo corrugado do tipo MC-F 50.
Cpts.
Energy
coiote
Curioso
Curioso

Mensagem por coiote »

queria mesmo era tubo corrugado verde com manga interior lisa. MC-F 63, por exemplo.
penso que a jsl só tem isogris ou VD.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas

Então se a JSL vende todo o tipo de material para ITED, com certeza vai encontrar na tabela o respetivo tubo.
Não fique pelos pensamentos, faça a pesquisa.
Se não se dedicar à pesca, (JSL, Legrand, etc.) com certeza ninguém lhe leva o peixinho já confecionado, de borla à mesa :D :D :D
coiote Escreveu:queria mesmo era tubo corrugado verde com manga interior lisa. MC-F 63, por exemplo.
penso que a jsl só tem isogris ou VD.
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "coiote"

Vou-te dar uma ajuda

http://lmgtfy.com/?q=tubo+corrugado+verde

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
coiote
Curioso
Curioso

Mensagem por coiote »

Ou estou BURRO, ou então não encontro.

Resistência à compressão: 1250 N
Resistência ao choque: 6J

alguém me pode ajudar......
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

Analisando a ficha técnica da multitubos (http://multitubos.pt/Ficha%20Tecnica%20 ... d%2011.pdf), agora tb fiquei como o coiote ...

Segundo o manual ITED, o MC-F deve ter resistência à compressão de 1250N (e o MC-M) de 750N, cumprindo a norma EN 50086-2-4

Agora na referida ficha técnica diz que esses tubos cumprem a norma, mas as resistências apresentadas são de 450N e 250N, muito longe dos referidos valores...
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

E não é so esse fabricante... http://www.sival2.pt/pic/produtos/ESP-P ... a57206.pdf

Alguém tem norma, que possa confirmar estes valores?
Ou estaremos perante um caso que que a legislação obriga a usar um produto que não existe no mercado? :roll:
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

A JSL tem, (só de catalogo) mas não fabrica.

Cump.
Mário
Anexos
Imprimir.pdf
(204.04 KiB) Transferido 203 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
A Legrand, diz que as suas tubagens, estão perfeitamente adaptadas à Legislação em vigor.
Anexos
Flash.pdf
(637.68 KiB) Transferido 198 vezes
Cpts.
Energy
coiote
Curioso
Curioso

Mensagem por coiote »

acho que temos todos que aprender a pesquisar no google......
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Esta foi muito bem apanhada.

Eu não encontro fabricantes de tubo MC-F no mercado. De facto tenho estado a prescrever nos projectos tubos de uma marca que não cumprem com o requisito de resistência à compressão de 1250 Newton.

Se algum colega poder indicar algum agradecia, senão vou passar a prescrever PVC.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Quando saiu o ITED 2 também andei a pesquisar por tubos PEAD (MC-M e MC-F) com as características que vêm no manual.

Os tubos corrugados PEAD que encontrei além de mencionarem a norma que vem no manual, a resistência ao choque, indicava também que a resistência à compressão era superior a 250N (rolo) ou superior a 450N em vara.

Nunca mais me importei com isso.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Superior nesses casos indica que ultrapassa o valor mas por pouco.
Das 2 uma, ou os operadores (PT, Vodafone e afins) que vejo a passarem tubos PEAD na rua têm algum fabricante específico que cumpre a norma ou ninguém está a cumprir com o ITUR (neste caso).
fredericogilvieira
Curioso
Curioso
Registado: 22 nov 2007, 17:32
Has thanked: 1 time
Contacto:

Tubos MC-F

Mensagem por fredericogilvieira »

Antes de mais saudações a todos. Não sei se este tópico é o correcto para a questão que vou colocar.

Relativamente a moradias em que as paredes e os tectos são do tipo gaiola o Manual ITED diz-nos que temos de utilizar Tubos anelado MA-F ou MA-M.

Sendo o pavimento desta mesma moradia em Laje de Betão vamos utilizar os tubos VD-F/ERM/Isogris/-F/MC-M. No entanto vamos ter de passar tubagem entre o pavimento e a tomada sensivelmente a 0.2 m de altura e entre o pavimento e o ATI a 1,5 m de altura. Dado que estas distancias são curtas em relação ao restante comprimento da tubagem, penso poderíamos passar tubagem directamente às tomadas e ao ATI do tipo da tubagem do Pavimento, não utilizado a tubagem do tipo anelado nos troços finais.

Outro solução era não passar tubagem no pavimento e passar só nas parede e tectos do tipo gaiola e ai o ITED obriga a instalação de tubo anelado. Mas no entanto consultando as principais marcas do mercado português, encontramos tubo anelado com diâmetro mínimo de 20 uma resistência à compressão de 750N. Até aqui pacifico diria eu. Mas no entanto o manual ITED diz-nos que os tubos tem de cumprir um diâmetro interno mínimo, aqui nasce o problema a meu entender. Quais os fabricantes que temos no mercado que respeitem este requisito nos tubos de secção compatível com os orifícios de entrada dos tubos nas caixas de aparelhagem

Gostaria de saber a vossa opinião do assunto que apresento, para podermos partilhar experiências e todos melhora-mos na nossa actividade diária

Deixo aqui uma pequena tabela com estes cálculos para terem a noção das marcas que pesquisei :
Tudos MA Dint min.bmp
Tudos MA Dint min.bmp (610.21 KiB) Visto 2627 vezes
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”