ficha electrotecnica
ficha electrotecnica
boas , uma pergunta ao meus colegas da area electrica, pediram me para prencher uma ficha electrotecnica com vista a um pedido de ramal, acham que devo levar algum valor monetario por isso? ja o tinha feito e nunca me tinha ocorrido ,mas com hoje em dia tudo tem valor acho que devo levar um valor ,alguem ja o fez??
obrigado
obrigado
Re: ficha electrotecnica
relacionamento puramente comercial,não ha mais ligação a não ser trabalho.
obrigado
obrigado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Se o relacionamento comercial é bom, eu faria repercutir o valor desse trabalho, nos futuros trabalhos.
Se o relacionamento comercial é bom, eu faria repercutir o valor desse trabalho, nos futuros trabalhos.
land94 Escreveu:relacionamento puramente comercial,não ha mais ligação a não ser trabalho.
obrigado
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Bem não bem assim! vamos a ver se for em Lisboa (noutra cidade não sei) a ficha electrotécnica a pedir o novo ramal tem de levar tambem o termo de responsabilidade.
O técnico tem de arranjar uma empresa credênciada para fazer o ramal! (quem paga deve ser o dono da obra).
Não esquecer que ao passar o termo de responsabilidade é do mesmo a responsabilidade até á montagem do mesmo ramal! embora não seja o mesmo a executar o ramal.
Pergunto aceitar a fazer um pedido de ramal sem fazer a instalação? só se for um familiar mas mandou fazer a instalação a outro técnico?
Agora aceita-se opiniões.
O técnico tem de arranjar uma empresa credênciada para fazer o ramal! (quem paga deve ser o dono da obra).
Não esquecer que ao passar o termo de responsabilidade é do mesmo a responsabilidade até á montagem do mesmo ramal! embora não seja o mesmo a executar o ramal.
Pergunto aceitar a fazer um pedido de ramal sem fazer a instalação? só se for um familiar mas mandou fazer a instalação a outro técnico?
Agora aceita-se opiniões.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
No meu entender deve apresentar um valor pelo trabalho/responsabilidade que vai executar.
-
- Team Apoio
Boas
Nos tempos que correm, apresentar honorários para uma assinatura de uma F.E mesmo com termo de responsabilidade de execução, que não envolve grande risco, pois a responsabilidade é ver se a portinhola está instalada no devido lugar, e tubagem de diametro adequado para receber ramal, as ligações elétricas são da responsabilidade de quem executa o ramal.
A apresentação desses honorários ao cliente pode ser o princípio do fim, de um bom relacionamento comercial.
Eu continuo a dizer que faria repercutir um determinado valor nos trabalhos seguintes, mas cada qual, sabe as linhas com que cose.
Nos tempos que correm, apresentar honorários para uma assinatura de uma F.E mesmo com termo de responsabilidade de execução, que não envolve grande risco, pois a responsabilidade é ver se a portinhola está instalada no devido lugar, e tubagem de diametro adequado para receber ramal, as ligações elétricas são da responsabilidade de quem executa o ramal.
A apresentação desses honorários ao cliente pode ser o princípio do fim, de um bom relacionamento comercial.
Eu continuo a dizer que faria repercutir um determinado valor nos trabalhos seguintes, mas cada qual, sabe as linhas com que cose.
Cpts.
Energy
Energy
- electrotecnico
- Curioso
- Registado: 29 jan 2013, 21:05
Boas colegas
Venho aqui colocar duas questoes:
1º Se eu assinar o termo de responsabilidade de uma instalaçao no dia da vistoria da certiel tenho de estar presente na obra.
2º As caixas de mediçao de terra sao autorizadas dentro da habitaçao logo abaixo do quadro electrico.

1º Se eu assinar o termo de responsabilidade de uma instalaçao no dia da vistoria da certiel tenho de estar presente na obra.
2º As caixas de mediçao de terra sao autorizadas dentro da habitaçao logo abaixo do quadro electrico.

-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
electrotecnico Escreveu:Boas colegas
1º Se eu assinar o termo de responsabilidade de uma instalaçao no dia da vistoria da certiel tenho de estar presente na obra. Tem de estar presente ou fazer-se representar por outro técnico credenciado.2º As caixas de mediçao de terra sao autorizadas dentro da habitaçao logo abaixo do quadro electrico. Pode ficar abaixo ou noutro local, mais inestético
-
- Team Apoio
Boas
Parece-me haver aqui alguma confusão, o termo de responsabilidade de uma instalação é uma coisa.
O pedido de certificação na Certiel é outra, e este é que obriga o Técnico a estar presente, ou se fazer representar no dia e hora marcado para a Inspeção.
A caixa medidora de terra, como já foi dito, pode ficar aonde bem entender, desde que acessivél, até pode ficar na rua.
Parece-me haver aqui alguma confusão, o termo de responsabilidade de uma instalação é uma coisa.
O pedido de certificação na Certiel é outra, e este é que obriga o Técnico a estar presente, ou se fazer representar no dia e hora marcado para a Inspeção.
A caixa medidora de terra, como já foi dito, pode ficar aonde bem entender, desde que acessivél, até pode ficar na rua.
electrotecnico Escreveu:Boas colegas
Cpts.
Energy
Energy