tipo de cabo e como fazer

jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Been thanked: 2 times

tipo de cabo e como fazer

Mensagem por jose cardoso »

Boas pessoALL,
apesar de as vezes as respostas que aqui aparecem não serem as melhores, queria ver se desta vez vocês me ajudavam.

Preciso de saber como posso fazer uma passagem de cabo e com que tipo de cabo, num tecto de um ginásio de fitness.
o cabo é para ligar colunas de linha de 100 volts, que vão ficar colocadas nos pilares.
o tecto não tem pladur nem qualquer outro tipo de falso, é betão aparente.

tenho de entubar esse cabo? sim?
com que tipo de tubo? VD?

ESSE CABO TEM DE SER 2 X 2,5 MM, E ... FLEXIVEL. não pode ser rígido, e de preferência paralelo, tipo aquele vermelho e preto, mas que esteja dentro das normas.

agradecia a vossa ajuda.

obrigado, e boa praia.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: tipo de cabo e como fazer

Mensagem por ENERGY »

Boas
Aqui vai em anexo algo util e que responde às suas questões e muito mais, calculos, distribuição de colunas, cabos, etc, etc.
O cabo pode ser entubado em tubo, calha técnica, etc.

jose cardoso Escreveu:Boas pessoALL,
apesar de as vezes as respostas que aqui aparecem não serem as melhores, queria ver se desta vez vocês me ajudavam.

Preciso de saber como posso fazer uma passagem de cabo e com que tipo de cabo, num tecto de um ginásio de fitness.
o cabo é para ligar colunas de linha de 100 volts, que vão ficar colocadas nos pilares.
o tecto não tem pladur nem qualquer outro tipo de falso, é betão aparente.

tenho de entubar esse cabo? sim?
com que tipo de tubo? VD?

ESSE CABO TEM DE SER 2 X 2,5 MM, E ... FLEXIVEL. não pode ser rígido, e de preferência paralelo, tipo aquele vermelho e preto, mas que esteja dentro das normas.

agradecia a vossa ajuda.

obrigado, e boa praia.
Anexos
Sistemas_de_Som.pdf
(413.81 KiB) Transferido 174 vezes
Cpts.
Energy
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda

boas,

obrigado pelo PDF, mas isso eu não preciso, pois já estou farto de fazer este tipo de instalações.
O problema, é que normalmente, as faço já depois de passar por la a CERTIEL e mais algumas inspecções, fazer este tipo de cálculos, desenhar colunas de som, medir com programas etc, já são muitos anos.

Fonoclamas e filtros acústicos, foi a "obra" que me catapultou para este "mundo" do audio profissional.

Aqui o problema é que nesta possível obra, o construtor já adjudicou o trabalho de electricidade, e este não quer saber de mais encargos.

o meu problema é:
os pontos de corrente vai ser o electricista que vai ter de os por nos pontos onde preciso, colunas amplificadas, racks com os amplificadores, controladores de iluminação LED, etc.

MAS toda a cablagem de som, tenho de ser eu a tratar dela, e neste momento apenas estou habituado a trabalhar com a cablagem que é "própria " para som.
Acho que não posso colocar aqui marcas, mas trabalho com marcas alemãs, espanholas e mais algumas do top do sector de audiovisuais.

No mês passado deparei-me com uma instalação, onde eu só forneci o material (colunas e amplificadores), e depois fui fazer a ligação das colunas e amplificadores, onde toda a cablagem estava em fio rígido e "daquele" fio verde. ( livre de alogénios etc.)
é esteticamente uma "bosta", eu não sei como é possível este tipo de instalação, será que o electricista não sabia ? ele disse que eram as normas ter de passar aquele cabo.

Tenham santa paciência, mas com tanto arquitecto a não querer ver ate as colunas,(ate já há colunas "invisíveis") não sei como aprovam tal coisa.

RESUMINDO:

só preciso de saber é se há alguma norma para um determinado tipo de cabo, FBBN, FVV, RVK, xpto, etc.
sei que há cabos de cobre electrolítico, etc, mas cabo rígido????

alguém que faça este tipo de instalações?

Obrigado pela leitura desta bíblia.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

jose cardoso Escreveu:boas,

obrigado pelo PDF, mas isso eu não preciso, pois já estou farto de fazer este tipo de instalações.
O problema, é que normalmente, as faço já depois de passar por la a CERTIEL e mais algumas inspecções, fazer este tipo de cálculos, desenhar colunas de som, medir com programas etc, já são muitos anos.

Fonoclamas e filtros acústicos, foi a "obra" que me catapultou para este "mundo" do audio profissional.

Aqui o problema é que nesta possível obra, o construtor já adjudicou o trabalho de electricidade, e este não quer saber de mais encargos.

o meu problema é:
os pontos de corrente vai ser o electricista que vai ter de os por nos pontos onde preciso, colunas amplificadas, racks com os amplificadores, controladores de iluminação LED, etc.

MAS toda a cablagem de som, tenho de ser eu a tratar dela, e neste momento apenas estou habituado a trabalhar com a cablagem que é "própria " para som.
Acho que não posso colocar aqui marcas, mas trabalho com marcas alemãs, espanholas e mais algumas do top do sector de audiovisuais.

No mês passado deparei-me com uma instalação, onde eu só forneci o material (colunas e amplificadores), e depois fui fazer a ligação das colunas e amplificadores, onde toda a cablagem estava em fio rígido e "daquele" fio verde. ( livre de alogénios etc.)
é esteticamente uma "bosta", eu não sei como é possível este tipo de instalação, será que o electricista não sabia ? ele disse que eram as normas ter de passar aquele cabo.

Tenham santa paciência, mas com tanto arquitecto a não querer ver ate as colunas,(ate já há colunas "invisíveis") não sei como aprovam tal coisa.

RESUMINDO:

só preciso de saber é se há alguma norma para um determinado tipo de cabo, FBBN, FVV, RVK, xpto, etc.
sei que há cabos de cobre electrolítico, etc, mas cabo rígido????

alguém que faça este tipo de instalações?

Obrigado pela leitura desta bíblia.
Só por curiosidade "jose cardoso", que tipo de edifício era esse que foi usado cabo verde (livre da halogéneo)?
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda

auditório de escolas secundarias. Alentejo. (posso dizer a cidade?).

Na empresa para onde trabalhei, fizemos mais de 50 escolas, e foi cada frete....
Até telas motorizadas que montamos, a ligação de corrente.... não existia, diziam que a tela tinha comando RF.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

jose cardoso Escreveu:auditório de escolas secundarias. Alentejo. (posso dizer a cidade?).

Na empresa para onde trabalhei, fizemos mais de 50 escolas, e foi cada frete....
Até telas motorizadas que montamos, a ligação de corrente.... não existia, diziam que a tela tinha comando RF.
Não é preciso saber a cidade, só queria confirmar a obrigatoriedade do uso desse cabo.
Pelas RTIEBT, à partida não encontro nada que obrigue a usar esse cabo nas escolas. No entanto, numa escola que fiz (projecto) foi toda feita a cabo verde (livre de halogéneos), por descargo de consciência. Até porque o preço dele relativamente ao XV não é nada de especial.

Tinha também sistema de som (ambiente c/ chamada) e foi feito com esse cabo verde flexível. Foi-nos sugerido isso.
Mas como não percebo nada de som, infelizmente, não sei se é bom ou mau. Só sei que é comum usar-se...
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Em lojas de centros comerciais utiliza-se esse cabo livre de halogeneos multifilar, para instalações de som, e tudo funciona impecavél.
O pessoal não gosta desse cabo, porque o isolamente é terrivél, e descarnar os cabos por vezes é um tormento em relação ao VV, daí a maioria do pessaol detestar trabalhar com esse tipo de cabo.
Cpts.
Energy
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda

boas,
não é o "detestar" trabalhar com esse tipo de cabo, é o "acabamento" quando fica a vista, que esse cabo da.
quando é o cabo paralelo, uso manga helicoidal e fica "bonito" mas com esse cabo, ainda por cima quando é rígido, é uma vergonha, pois o próprio cabo "faz" força na coluna.

Mas o que eu quero é saber, se é de norma (lei) usar esse cabo, se assim for, tenho apenas que o usar , e mais nada.

a minha questão é, se a CERTIEL verifica as instalações de som.
land94
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 dez 2012, 16:50

Mensagem por land94 »

porque não entubar em tubo vd, a vista, seguro com abraçadeiras e pintado a cor ??

espero ter ajudado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas~
A tendência é que as instalações tendem a ser todas executadas com cabos livres de halogeneos, e o som não vai ser exceção.
Se a Certiel inspeciona as instalações de som, nunca dei por isso, mas o cliente, o dono de obra, o projetista, pode impor o uso de tal cabo.
E como a segurança prevalesse em relação à bonitesa nada a fazer.
Nas lojas, as tubagens em tetos e paredes, normalmente são sempre pintadas, portanto não se nota nada, por vezes nem as colunas se vêm, ficam bem disfarçadas.

jose cardoso Escreveu:boas,
não é o "detestar" trabalhar com esse tipo de cabo, é o "acabamento" quando fica a vista, que esse cabo da.
quando é o cabo paralelo, uso manga helicoidal e fica "bonito" mas com esse cabo, ainda por cima quando é rígido, é uma vergonha, pois o próprio cabo "faz" força na coluna.

Mas o que eu quero é saber, se é de norma (lei) usar esse cabo, se assim for, tenho apenas que o usar , e mais nada.

a minha questão é, se a CERTIEL verifica as instalações de som.
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

os sistemas de som, são considerados como especialidades, a Certiel não tem nada a ver com isso, tal como a cablagem dos sistemas de intrusão ou incendios......
.....eles nem olham para isso....
Jaime Reis
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

A Certiel não tem nada a ver com isto, logo a legislação relacionada não obriga. Autoridade Nacional de Proteção Civil é que pode ter uma palavra neste ponto.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

nelmindo Escreveu:A Certiel não tem nada a ver com isto, logo a legislação relacionada não obriga. Autoridade Nacional de Proteção Civil é que pode ter uma palavra neste ponto.
..inteiramente de acordo...
Jaime Reis
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda

jaimereis Escreveu:
nelmindo Escreveu:A Certiel não tem nada a ver com isto, logo a legislação relacionada não obriga. Autoridade Nacional de Proteção Civil é que pode ter uma palavra neste ponto.
..inteiramente de acordo...

e eles (a proteção civil) faz inspeção?

tenho andado a consultar os meus fornecedores, e o cabo que tenho usado também o há em livre de halogénio, mas custa quase o triplo. Mas ai não seria problema, pois ainda não dei orçamento, mas custa mais o cabo que as colunas todas juntas.
Entretanto há um antifogo, de cor laranja, que custa praticamente o mesmo, mas é duro.

Sinceramente não sei o que fazer.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Responder

Voltar para “Dúvidas”