Duvida separação circuitos

markoni
Curioso
Curioso
Registado: 29 nov 2010, 18:21

Duvida separação circuitos

Mensagem por markoni »

Caros Colegas,
eis que tenho uma situação em que uma srª tem café com uma piscina arrendado. A água que vai para a piscina, vai do furo da srª ( T + passador + tubagem até à piscina).
Ora a srª quer que o inquilino pague a eletricidade consumida pela bomba aquando da abertura do passador.
Não estou a par de aparelho que me permita resolver esta situação.
Alguem me diz o que preciso de comprar/modificar?

Muchas gracias.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Duvida separação circuitos

Mensagem por Duzia12 »

É instalar um contador e energia elétrico no circuito da bomba!
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
markoni Escreveu:Caros Colegas,
eis que tenho uma situação em que uma srª tem café com uma piscina arrendado. A água que vai para a piscina, vai do furo da srª ( T + passador + tubagem até à piscina).
Ora a srª quer que o inquilino pague a eletricidade consumida pela bomba aquando da abertura do passador.
Não estou a par de aparelho que me permita resolver esta situação.
Alguem me diz o que preciso de comprar/modificar?
Muchas gracias.
Como diz o "Duzia 12" um contador de energia electrica. Mas atenção, não é permitido vender energia electrica.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
markoni
Curioso
Curioso

Mensagem por markoni »

Mas isso vai contar o consumo tanto da casa da srª como o da piscina...
Eu só quero contar o da piscina...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Vai intercalar o contador na alimentação da piscina, por isso só vai contar o consumo feito na piscina.
Se o circuito que alimenta a piscina sair direto do Quadro Elétrico, e existir espaço livre no Q.Elétrico, pode optar por instalar um contador mudular no proprio quadro elétrico, se não tiver espaço, pode instalar na casa da bomba por exemplo.
Aqui fica o link com o tipo de contador.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... vif6UsRz2Q

markoni Escreveu:Mas isso vai contar o consumo tanto da casa da srª como o da piscina...
Cpts.
Energy
markoni
Curioso
Curioso

Mensagem por markoni »

ENERGY Escreveu:Boas
Vai intercalar o contador na alimentação da piscina, por isso só vai contar o consumo feito na piscina.
Se o circuito que alimenta a piscina sair direto do Quadro Elétrico, e existir espaço livre no Q.Elétrico, pode optar por instalar um contador mudular no proprio quadro elétrico, se não tiver espaço, pode instalar na casa da bomba por exemplo.

markoni Escreveu:Mas isso vai contar o consumo tanto da casa da srª como o da piscina...
Caro ENERGY,
isso não me resolve o problema visto que:
A alimentação do poço está ligado ao circuito da vivenda da Srª... a srª e só utiliza água do poço.
Ou seja, Ele arranca por defeito de pressão da água que está a ir tanto para a vivenda como para a piscina.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Mensagem por quero aprender »

não !!!

interrompe por assim dizer o circuito que alimenta a bomba e antes da bomba mete um contador ... e assim só contará quando a bomba arrancar ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se o abastecimento de agua da piscina vier de um poço como diz, a outra solução é colocar uma bomba de uso exclusivo da piscina, alimentada da casa desse inquilino, ou da casa do senhorio, com contador intercalado.
Não seria mais prático o senhorio chegar a acordo com o inquilino e estabelecerem um valor mensal, pois o consumo de energia da piscina será diminuto, em relação à despesa que o senhorio vai ter com as alterações para fazerem a contagem de energia.

markoni Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas

Caro ENERGY,
isso não me resolve o problema visto que:
A alimentação do poço está ligado ao circuito da vivenda da Srª... a srª e só utiliza água do poço.
Ou seja, Ele arranca por defeito de pressão da água que está a ir tanto para a vivenda como para a piscina.
Cpts.
Energy
markoni
Curioso
Curioso

Mensagem por markoni »

é assim, o inqulino abusa...deixa a água a correr..."não é dele...".
Para além disso é um furo e não um poço. o Que lhe falei logo foi cobrar o m3 de água simbolicamente pela eletricidade, colocando um contador de água ao lado do passador.

Apesar de tudo, gracias por tudo!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Instalar contador de agua e fazer repercutir no m3 da agua, o valor da eletricidade gasta nesse m3 de consumo, não será dificil, e é a solução mais economica.
Se o inquilino é abusador, é desligar o circuito da bomba quando este está a utilizar a piscina, durante algumas vezes e este entra nos eixos.

markoni Escreveu:é assim, o inqulino abusa...deixa a água a correr..."não é dele...".
Para além disso é um furo e não um poço. o Que lhe falei logo foi cobrar o m3 de água simbolicamente pela eletricidade, colocando um contador de água ao lado do passador.

Apesar de tudo, gracias por tudo!
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

instalação de contador no circuito da bomba, alimentado por contactor comandado por pressostato instalado no tubo após torneira do tubo de alimentação da piscina.

Atenção à venda de energia!!

ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas "ohmico"
Digamos que a ideia até podia ser brilhante, mas para ser viavél, parece faltar instalar aí algo mais.
Se a bomba estiver a funcionar para a piscina, e o senhorio abrir a agua de sua casa, este pode consumir à vontade, enquanto a torneira do inquilino estiver aberta, pois a energia está a ser contada no contador da piscina, até que a torneira da piscina seja fechada e o pressostato actue e desligue a contagem.
Poderia-se instalar umas eletrovavulas nas canalizações de ambos os consumidores, para impedir que usem agua em simultaneo, mas penso que não seja viavél.

ohmico Escreveu:Boas,

instalação de contador no circuito da bomba, alimentado por contactor comandado por pressostato instalado no tubo após torneira do tubo de alimentação da piscina.

Atenção à venda de energia!!

ohmico
Cpts.
Energy
Texugoelectrico
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2009, 10:45

Mensagem por Texugoelectrico »

Bem, esta solução não seria perfeita mas penso que seria aceitável...

Assim colocava-se dois contadores (de água) à saída do T para a piscina e para a casa do inquilino e, de acordo com a curva característica da bomba poderia-se fazer uma interpolação entre o consumo m3 e a potência que foi exigida à bomba.

Isto não seria perfeito pois não teria em conta perdas de carga e coisas que tais e também não seria possível determinar com exactidão o momento em que ambos estão a consumir mas penso que a conta seria bastante aproximada.

Se a senhora não quisesse até se podia colocar apenas um contador na tubagem que vai para o inquilino, dado que ela só quer saber quanto lhe deve cobrar pela energia consumida, certo?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
Instala um contador para água no circuito que queres contar, (piscina).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas

A melhor solução, ou pelo menos a mais prática/económica, seria a senhoria entrar em acordo com o inquilino.
Caso contrário o inquilino até se pode recusar agora a pagar mais por um contrato já existente, ou pior por represália, até pode passar a consumir mais agua que o normal, e a senhoria passará a ver a sua rentabilidade baixar, etc.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”