Projecto Luminotecnico - Dialux
Projecto Luminotecnico - Dialux
Boa Tarde!
Estou a usar o software Dialux para realizar o projecto luminotecnico de um apartamento a partir de um ficheiro CAD.
Desenho as diversas salas do apartamento, no entanto so consigo verificar em 3D uma sala de cada vez.
Existe alguma opcao para ver todas as salas ao mesmo tempo
Obrigado!
Estou a usar o software Dialux para realizar o projecto luminotecnico de um apartamento a partir de um ficheiro CAD.
Desenho as diversas salas do apartamento, no entanto so consigo verificar em 3D uma sala de cada vez.
Obrigado!
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Re: Projecto Luminotecnico - Dialux
Olá "muras".muras Escreveu:Boa Tarde!
Obrigado!
Sinceramente não conheço tal função, no entanto podes contornar tal situação, só que é muito chato.
Podes criar uma divisão com o interior de todo o apartamento e depois crias parede a parede usando a função poligno.
Costumo usar muito esta função quando pretendo simular a iluminação de sancas.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
VivA angel_of_diablo,
Ao usar a função poligono o Dialux só me deixa usar esta funcao uma vez. Ou seja inicio o contorno de toda a divisão e depois "fecho o poligono". Não podendo criar outro poligono, ou se crio o anterior é eliminado.
O que sugeres é usando a funcao poligono percorrer toda a divisao \ paredes e depois fechar o poligono. Ou é possivel criar vários poligonos no mesmo desenho?
Obrigado!
Ao usar a função poligono o Dialux só me deixa usar esta funcao uma vez. Ou seja inicio o contorno de toda a divisão e depois "fecho o poligono". Não podendo criar outro poligono, ou se crio o anterior é eliminado.
O que sugeres é usando a funcao poligono percorrer toda a divisao \ paredes e depois fechar o poligono. Ou é possivel criar vários poligonos no mesmo desenho?
Obrigado!
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Olá "muras".muras Escreveu:VivA angel_of_diablo,
Obrigado!
A função que chamei de polígono na verdade chama-se CORPO DE EXTRUSÃO, e podes por quantos tu quiseres.
Às vezes dá um erro se as paredes forem muito finas, mas basta fazer OK com o valor mínimo só para inserir o corpo no desenho e dpois basta editar o corpo com a espessura da parede que pretendes que ele aceita.
O que eu te recomendo, embora não esteja a ver qual a finalidade do mesmo, é criares uma sala única com a dimensão total interior. Depois colocas as paredes, com a função Corpo de Extrusão, para criares as divisões interiores. O mesmo para o tecto se tiveres tectos falsos e tectos reais.
Deixo aqui 3 fotos de exemplo de uso dos Corpos de Extrusão.
- Anexos
-
- Armazém com prateleiras
- Imagem 3.jpg (58.8 KiB) Visto 1162 vezes
-
- Loja com fita de leds nos pórticos e tecto falso.
- Imagem 1.jpg (41 KiB) Visto 1162 vezes
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
VivA angel_of_diablo,
Obrigado pela dica, vai mesmo ao encontro daquilo que pretendia
Abraço
Obrigado pela dica, vai mesmo ao encontro daquilo que pretendia
Abraço
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Como utilizador frequente do Dialux, acho-o muito fácil de usar. Já experimentei outros e não gostei.Nelson Pinho Escreveu:acham que o dialux é o melhor gratuito que há ?
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
winlux não é mais fácil? no dialux usas a versão 3D ou a mais simples?angel_of_diablo Escreveu:Como utilizador frequente do Dialux, acho-o muito fácil de usar. Já experimentei outros e não gostei.Nelson Pinho Escreveu:acham que o dialux é o melhor gratuito que há ?
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Quando falas do "Winlux" referes-te ao WinELux da EEE?Nelson Pinho Escreveu: winlux não é mais fácil? no dialux usas a versão 3D ou a mais simples?
Não conheço Dialux sem ter 3D, mas também não queria.
Uma das vantagens do dialux é poderes importar o teu desenho em .dwg para o dialux e vice-versa, bem como usares várias marcas de luminárias.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
Deve querer dizer o WinElux... Existe uma versão do Dialux light, só com 2D, mas realmente não chega aos calcanhares do 3D.angel_of_diablo Escreveu:Quando falas do "Winlux" referes-te ao WinELux da EEE?Nelson Pinho Escreveu: winlux não é mais fácil? no dialux usas a versão 3D ou a mais simples?
Não conheço Dialux sem ter 3D, mas também não queria.
Uma das vantagens do dialux é poderes importar o teu desenho em .dwg para o dialux e vice-versa, bem como usares várias marcas de luminárias.
O único defeito que aponto é por vezes não se arranjar os plugins que se quer

- angel_of_diablo
- Velha Guarda
A não existência de plugins das luminárias para o Dialux nada tem a haver com o programa, mas sim com os fabricantes.ngp Escreveu: O único defeito que aponto é por vezes não se arranjar os plugins que se quer
Caso não haja os plugins (software dado pelo fabricante) sempre podes solicitar o ficheiro da luminária e adicioná-lo manualmente ao programa.
Também podes usar os plugins de outros fabricantes e colocar as características da luminárias que queres. Uso muito esta técnica para fita de LEDS, ou quando não tenho as potências todas da mesma luminária, simplesmente altero os seus dados (W e Lux).
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
Sim... Isso de alterar é que por acaso ainda não aprofundei muito, mas vou ter de verangel_of_diablo Escreveu:A não existência de plugins das luminárias para o Dialux nada tem a haver com o programa, mas sim com os fabricantes.ngp Escreveu: O único defeito que aponto é por vezes não se arranjar os plugins que se quer
Caso não haja os plugins (software dado pelo fabricante) sempre podes solicitar o ficheiro da luminária e adicioná-lo manualmente ao programa.
Também podes usar os plugins de outros fabricantes e colocar as características da luminárias que queres. Uso muito esta técnica para fita de LEDS, ou quando não tenho as potências todas da mesma luminária, simplesmente altero os seus dados (W e Lux).