Análise de motor trifásico

Responder
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Análise de motor trifásico

Mensagem por Mário »

Boas

Quando estamos a medir um motor eléctrico (45kw) e a pinça não pára quieta com os amperes, o que pode ser?

Depois instalei o analisador da Fluke (434 logger) e verifiquei que os kW andam entre os 42 e 53 e os amp. ficam entre 79 e 94. Harmónicos não há, e a tensão está muito certinha varia só 0.3 decimais. Isto medido na entrada do estrela triângulo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Análise de motor trifásico

Mensagem por ENERGY »

Boas
Curioso por saber a (s) causa (s) que provocam esse sintoma.
Cpts.
Energy
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Registado: 18 out 2009, 01:01

Mensagem por Nelson_1492 »

Boas,

Qual é o tipo de accionamento, tipo de aplicação ?.
Cumprimentos
Nelson
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Nelson_1492 Escreveu:Boas,
Qual é o tipo de accionamento, tipo de aplicação ?.
Compressor Alternativo de dois estágios, transmisão por correias trapezoidais, motor 45Kw rotor em curto-circuito, arranque estrela-triangulo.

Para a semana vou fazer outro tipo de análise.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

os contactores estarão a fazer bom contacto???

num compressor de um cliller, tive uma situação parecida, a tensão certinha , mas oscilação estranha nos amperes...por vezes disparava, muito raramente, o termico...

...substitui os contactores e ficou tudo normalizado...
Jaime Reis
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva!

Já me aconteceu igual. Ao medir a queda de tensão nos contactos do contactor via cerca de 50V. Mudei-os e resolveu o problema.

Porém, era um pouco diferente do que está aqui reportado, a corrente por fases era estável, mas havia uma que tinha menos que as outras duas.

Eu medi-a a tensão directamente nos terminais do motor. Pode haver algum mau contacto e provocar uma queda de tensão e consequentemente a variação na corrente. Ao entre a saída do contactor e os terminais do motor.

Os enrolamentos do motor estão com o mesmo valor de resistência?

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Mais informação, duas imagens.

A imagem "WP_20130820 A.rar" é com analisador, onde se pode verificar as "três correntes" a variarem.

A imagem "WP_20130820_093741Z.rar" é com o osciloscopio, em o canal "A" em tensão simples, e o "D" em corrente.

Cump.
Mário
Anexos
WP_20130820 A1.rar
(3.26 MiB) Transferido 107 vezes
WP_20130820_093741Z.rar
(6.49 MiB) Transferido 113 vezes
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva!

Parece uma variação na carga aplicada ao motor. Será que as correias estão a patinar? Há algum problema no equipamento, para ter sido feita esta análise?

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

O barulho/ruído provocado pelo motor é constante ou também existe flutuação +/- sincronizada com as flutuações da corrente?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

nelmindo Escreveu:O barulho/ruído provocado pelo motor é constante ou também existe flutuação +/- sincronizada com as flutuações da corrente?
Funcionamento normal, não se verifica ruído anormal, nem em vazio nem em carga total, nas duas situações os amperes não param quietos.
A máquina roda com 500 rpm e o motor é de 4 polos
Que recorde, nunca tinha tido um caso em que a tensão fica estável e só os amp. é que flutuam.

Cump.
Mário
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Caso a máquina tenha uma garantia em vigor/contrato de assistência, convinha reportar ao fabricante. Em todo o caso, o responsável da fábrica, ou quem de direito, deve ser alertado para esta situação, pois se avariar, pode alegar que nada foi dito ou feito.

Há alguma máquina, com características semelhantes, que se possa comparar? O que diz o fabricante? É normal para eles?

Atentamente,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

BLima Escreveu:Caso a máquina tenha uma garantia em vigor/contrato de assistência, convinha reportar ao fabricante. Em todo o caso, o responsável da fábrica, ou quem de direito, deve ser alertado para esta situação, pois se avariar, pode alegar que nada foi dito ou feito.
Há alguma máquina, com características semelhantes, que se possa comparar? O que diz o fabricante? É normal para eles?
Atentamente,
Bruno
As máquinas têm muitos anos de serviço (o motor eléctrico é dos anos 70).
Por não ser normal é que se anda nesta situação.

Cump.
Mário
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Mário Escreveu:
BLima Escreveu:Caso a máquina tenha uma garantia em vigor/contrato de assistência, convinha reportar ao fabricante. Em todo o caso, o responsável da fábrica, ou quem de direito, deve ser alertado para esta situação, pois se avariar, pode alegar que nada foi dito ou feito.
Atentamente,
Bruno
As máquinas têm muitos anos de serviço (o motor eléctrico é dos anos 70).
Por não ser normal é que se anda nesta situação.

Cump.
Mário
O rotor não terá algum anel ou barra partida? O circuito pode estar interrompido e pela frequência que muda a corrente parece-se com o escorregamento do motor.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

[/quote]
O rotor não terá algum anel ou barra partida? O circuito pode estar interrompido e pela frequência que muda a corrente parece-se com o escorregamento do motor.[/quote]

Por exclusão de partes, estou à espera de motor para teste. Aí se é do motor...(alguém vai à vida).

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Dúvidas”