Elevador VS Bateria de Condensadores

Responder
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Elevador VS Bateria de Condensadores

Mensagem por Electro 99 »

Boa tarde companheiros,

Numa das minhas obras em Benguela, durante o funcionamento de um elevador, a bateria de condensadores da obra começou a fazer bastante ruido e de seguida queimou-se uma placa electrónica dos elevadores.

Haverá alguma relação entre o funcionamento dos elevadores e a bateria de condensadores?

De referir que nesta obra existe:

• Um quadro dos elevadores com um relé diferencial (ao qual o quadrista me aconselhou considerar uma corrente diferencial de 1A);
• Um transformador de isolamento (regime de terras IT);
• Uma tensão de rede variável (existe um PT de 400 kVA, com 20/0.4kV).

Por onde poderei começar a procurar o problema?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Elevador VS Bateria de Condensadores

Mensagem por Mário »

Boas
Electro 99 Escreveu: Numa das minhas obras em Benguela, durante o funcionamento de um elevador, a bateria de condensadores da obra começou a fazer bastante ruido e de seguida queimou-se uma placa electrónica dos elevadores. O ruído pode ser, quando entrou (se entrou) em ressonância.

Haverá alguma relação entre o funcionamento dos elevadores e a bateria de condensadores? Sim, pode haver

De referir que nesta obra existe:

• Um quadro dos elevadores com um relé diferencial (ao qual o quadrista me aconselhou considerar uma corrente diferencial de 1A); O porquê de 1 Amp? tem variador de velocidade?. É se tem pode ser dai o problema.
• Um transformador de isolamento (regime de terras IT);
• Uma tensão de rede variável (existe um PT de 400 kVA, com 20/0.4kV).

Por onde poderei começar a procurar o problema?
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por Electro 99 »

Bom dia Mário,

Acho que os pessoal da obra me passou mal a informação... Afinal o que está a fazer bastante barulho aquando do arranque dos elevadores é o transformador de isolamento.

Haverá alguma razão para isto acontecer? Qual é o critério para o dimensionamento dos transformadores de isolamento? Neste caso, tenho um transformador de isolamento de 80 kVA, quando o PT é de 400 kVA com 20/0.4kV.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
Electro 99 Escreveu:
Acho que os pessoal da obra me passou mal a informação... Afinal o que está a fazer bastante barulho aquando do arranque dos elevadores é o transformador de isolamento.
Haverá alguma razão para isto acontecer? Qual é o critério para o dimensionamento dos transformadores de isolamento? Neste caso, tenho um transformador de isolamento de 80 kVA, quando o PT é de 400 kVA com 20/0.4kV.
Como o transformador é 400/400V, pode ser;
Ressonância, por falta de potencia, condensador em excesso e ou harmónicos ou todas juntas.
O transformador está ligado no sentido certo? Triângulo na entrada e estrela na saída?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”