Grupo Eletrobomba Submersivel avariada.

Responder
chickenhawk
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 jul 2013, 00:17

Grupo Eletrobomba Submersivel avariada.

Mensagem por chickenhawk »

Boa noite, sou completamente leigo em electricidade por isso venho por este meio vos pedir ajuda na minha situação.

O meu pai tinha uma propriedade que estava dividia em duas partes. Um armazém com camaras frigoríficas e uma segunda parte com estufas. Como se alugou o armazém o meu pai decidiu mandar fazer uma nova baixada para se ter um contador separado. Todo o trabalho foi feito pela EDP.

Como todas as manhas, liga-mos a bomba para tirar água de um furo para um poço e só voltamos passado duas horas para a desligar, qual é o nosso espanto que quando voltamos, não havia nenhuma agua no posso e a bomba estava parada. Ligamos para a companhia a quem compramos a bomba.

Quando o tecnico da companhia chegou explicou que a bomba tinha entrado em desaperto divido a uma troca de fase, o que fez a bomba trabalhar ao contrario e partir toda a parte hidráulica.

Quando falamos com a EDP, esta disse que a toca de fases não é susceptível de causar danos em equipamentos eléctricos, e que neste caso simplesmente a bomba não iria retirar agua.

Também afirmaram que o instalador deveria ter feito testes antes de dos aparelhos entrarem em funcionamento.

Será que me podiam ajudar em atribuir culpas? As culpas será da EDP? Ou a responsabilidade e nossa devido a não ter testado a instalação?

Muito Obrigado desde já pela ajuda.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Grupo Eletrobomba Submersivel avariada.

Mensagem por jaimereis »

neste caso , penso que será 50/50

1º - a EDP não pode trocar as fases das instalações quando lhes dá na mona

2º - o instalador da bomba devia de ter montado juntamente com a bomba um rele sequência de fases, o que é normal fazer-se
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
chickenhawk Escreveu:Boa noite, sou completamente leigo em electricidade por isso venho por este meio vos pedir ajuda na minha situação.

O meu pai tinha uma propriedade que estava dividia em duas partes. Um armazém com camaras frigoríficas e uma segunda parte com estufas. Como se alugou o armazém o meu pai decidiu mandar fazer uma nova baixada para se ter um contador separado. Todo o trabalho foi feito pela EDP. OK, abaixada, porque o quadro e proteções não foi a EDP de certeza.

Como todas as manhas, liga-mos a bomba para tirar água de um furo para um poço e só voltamos passado duas horas para a desligar. Já depois de terem contador separado?

qual é o nosso espanto que quando voltamos, não havia nenhuma agua no posso e a bomba estava parada. Ligamos para a companhia a quem compramos a bomba.

Quando o tecnico da companhia chegou explicou que a bomba tinha entrado em desaperto divido a uma troca de fase, o que fez a bomba trabalhar ao contrario e partir toda a parte hidráulica. Aqui a responsabilidade depende de quem fez o arranque da bomba, após a modificação.

Quando falamos com a EDP, esta disse que a toca de fases não é susceptível de causar danos em equipamentos eléctricos, e que neste caso simplesmente a bomba não iria retirar agua. Eles a tirarem a "agua do capote", mas é verdade que rodando em sentido contrário não tira agua, mas pode entrar em aquecimento, assim como pode desapertar a porca de fixação das turbinas

Também afirmaram que o instalador deveria ter feito testes antes de dos aparelhos entrarem em funcionamento. Mencionado acima

Será que me podiam ajudar em atribuir culpas? As culpas será da EDP? Ou a responsabilidade e nossa devido a não ter testado a instalação? Só depois das respostas

Muito Obrigado desde já pela ajuda.
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
chickenhawk
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 jul 2013, 00:17

Mensagem por chickenhawk »

Estou a ver que a responsabilidade pode ser bastante compartilhada. Antes demais obrigado pelos esclarecimentos.

Sim fomos nós que ligámos a bomba após a instalação do novo contador, como somos tão leigos na matéria pensámos que já estaria tudo bem e que não era preciso fazer mais nada (não e desculpa). A instalação do quadro foi o nosso electricista.

Sendo assim a EDP mentiu ao dizer que a mudança de fase não afecta aparelhos electrónicos? A instalação do rele devia de ser responsabilidade do electricista ou do técnico da bomba? Devia eu de ter pedido a instalação desta?

Obrigado pela ajuda e pelo teu precioso que estão a tirar para responderem as minhas duvidas.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
chickenhawk Escreveu:Estou a ver que a responsabilidade pode ser bastante compartilhada. Antes demais obrigado pelos esclarecimentos.

Sim fomos nós que ligámos a bomba após a instalação do novo contador, E a bomba funcionou bem ?
como somos tão leigos na matéria pensámos que já estaria tudo bem e que não era preciso fazer mais nada (não e desculpa).
A instalação do quadro foi o nosso electricista. Ok, cumpre o regulamento.

Sendo assim a EDP mentiu ao dizer que a mudança de fase não afecta aparelhos electrónicos? Electónicos não, electricos trifásicos (motores)
A instalação do rele devia de ser responsabilidade do electricista ou do técnico da bomba? O electricista fez a instalação eléctrica. O técnico da bomba é que pode aconselhar o que faz falta para proteção da mesma. Seja assimetria de fases, falta de agua etc...

Devia eu de ter pedido a instalação desta? Só se tiveres conhecimentos é que podes pedir, porque não adivinhas que seja necessário

Obrigado pela ajuda e pelo teu precioso que estão a tirar para responderem as minhas duvidas.
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”