Baixada nova?

Responder
travassos
Curioso
Curioso
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Baixada nova?

Mensagem por travassos »

Bom dia ou boa tarde!

Vou mudar um contador de uma moradia antiga para o exterior.

Acontece que o cabo da baixada atual vai diretamente para o contador que está no interior da casa.

Agora como vou colocar a P100 no muro da moradia o cabo da baixada não tem comprimento...

A minha questão é...quem muda o cabo da baixada até à p100...é a EDP ou sou eu?

No caso de ser a EDP a trocar o cabo, cobra por isso ou uma vez que é uma alteração recomendada pela EDP isso é feito sem custo para o cliente?

Obrigado pela atenção!
Travassos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Baixada nova?

Mensagem por joaoosvaldo »

Esse trabalho deve ser executado por empreiteiro credenciado pela EDP e contratado pelo próprio requisitante, isto se o ponto onde o ramal liga à rede for inferior a 30 metros. Desde a portinhola até ao apoio de BT ou Armário de Distribuição, etc..
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
travassos
Curioso
Curioso
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Agradecimento recebido: 5 vezes

Mensagem por travassos »

Sim, desde o apoio BT até à portinhola ficam uns 15 metros. De qualquer forma e uma vez que tenho pedreiro para chumbar a caixa do contador e a portinhola também ele pode colocar o tubo até ao apoio BT e a tal empresa certificada pela EDP só vem enfiar o cabo até à portinhola...certo?
Travassos
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Não faça isso do tubo até ponto onde vai buscar o ramal, amigo visite o site da EDP e veja as medidas a executar com tubagem para a portinhola tem lá todos os dados, e onde param! e contatar empreiteiro conforme o JOAOOSVALDO diz para o reforço ramal cump:
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

Recentemente também fiz uma mudança de contador de interior para exterior, com colocação de P100 e apenas me limitei a deixar o tubo junto à entrada antiga (apesar de ter que se passar nova ponta, atendendo a que esta teria de passar pela P100). As caixas foram colocadas de acordo com a DIT C14-100/N. Fiz o pedido de alteração na EDP e não é preciso pedir nova baixada. (só seria caso se mude o tipo de chegada aérea/subterrânea). Coloquei as caixas de acordo com a DIT, para não ter qualquer tipo de problema, mas no local foi-me dito que a disposição das caixas não era necessário ter a disposição da DIT, pois poderiam estabelecer-se de forma a que não fosse preciso substituir a ponta da baixada. A minha opinião é de que se deve executar o trabalho de acordo com as normas em vigor, pois só assim é não sobra para o instalador.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por damon »

Boas,

Tenho uma duvida a colocar:
Tenho um trabalho onde a entrada aerea vai ser mudada do interior para o exterior da casa: ao seja o contador passa pelo exterior. Vou colocar uma P100 e contador trifasico apesar de ser contador mono conforme o DIT C14/100
A minha duvida é quem deve alterar a entrada aerea? EU ou um empreiteiro da EDP?
e se o cabo torçado LSAv (acho eu) não chegar até a portinhola? o cliente deve pedir nova baixada?
alguem sabe me dizer quanto é que custa uma baixada nova por metros? mais ou menos ;)

Obrigado
borllock
Curioso
Curioso
Registado: 13 set 2014, 18:05
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por borllock »

O que entende por entrada aérea? A P100 no muro pode ser colocada por si ou outra pessoa qualquer, a baixada em si tem de ser feita por empresa qualificada, a EDP já não faz ramais exclusivos, que é o seu caso.
Em relação a valores não sei, mas depende da secção do cabo, mas normalmente para trifásico aéreo é o LXS 4x16 mm2.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por damon »

Boas.
Sim eu sei que posso por a portinhola. Sou electricista. Mas nao posso fazer baixadas, agora sao os empreiteiros da edp. Mas o cabo torcado da entrada aerea deve dar para alimentar a p100 q vou por na fachada ext. Mas posso fazer esye trabalho ou tem de se chamar um empreiteiro edp? Nao se vai acresxentar cabo nenhum, e desligar de um lado e ligar noutro sitio
Cumps
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Na entrada da portinhola é a "EDP"
Na saída da portinhola é o electricista.

Para ligar na entrada da portinhola "alguém" tem que fazer o corte de energia, e é a "EDP"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
borllock
Curioso
Curioso
Registado: 13 set 2014, 18:05
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por borllock »

É como o Mário disse.
Provavelmente não paga nada, se for já e muito bom.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por damon »

sendo assim ligo para a EDP para desligar o cabo ligado ao posto, para fazer o trabalho?
ou deve ir mesmo a EDP para preencher uns documentos? tipo quando vamos pedir a desselagem...
damon
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por damon »

Então quem é me desliga o cabo de alimentação no posto? EDP? ou empreiteiro? ou tem de ser EU? apesar de não ter direito...
Responder

Voltar para “Dúvidas”