dividir uma fase em duas

Responder
deivisonbr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 jun 2013, 15:27

dividir uma fase em duas

Mensagem por deivisonbr »

galera eu estou com uma duvida, eu estou aqui na minha casa com um motor bi-fásico mais so que eu uso energia monofásica , e acredito que nao só aqui mais em todo local a companhia eletrica cobra uma taxa pra fazer a alteraçao
entao a minha duvida é
sera que é possivel por meios de circuitos eletrônicos ou de alguma outra forma dividir a fase (Y) em duas fazes independentes (X) (Y)?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: dividir uma fase em duas

Mensagem por nelmindo »

deivisonbr Escreveu:galera eu estou com uma duvida, eu estou aqui na minha casa com um motor bi-fásico mais so que eu uso energia monofásica , e acredito que nao só aqui mais em todo local a companhia eletrica cobra uma taxa pra fazer a alteraçao
entao a minha duvida é
sera que é possivel por meios de circuitos eletrônicos ou de alguma outra forma dividir a fase (Y) em duas fazes independentes (X) (Y)?
É possível, mas não recomendado.
O seu motor "bifásico" não é nada mais do que um motor monofásico preparado para funcionar à tensão que existe entre duas fases, aí no Brasil. A técnica mais fácil e "barata", é usar um transformador de potencia superior à do motor. Se o motor for de 1kW, o transformador que ser capaz de alimentar esse motor, logo terá que ser superior a esse valor, podendo chegar a mais 50%, por exemplo 1,5kW/kVA (não estão corretos os cálculos, mas serve para perceber). Um transformador dessa ordem pode bem custar mais do que um motor novo...
Além do mais a razão desse motor ser "bifásico" aí no Brasil, é porque a sua potencia já deve ser considerável, não sendo recomendando ligar à rede monofásica, sob pena de desequilibrar a rede e provocar quebras na qualidade da energia entregue aos restantes consumidores. Além disso precisa de contar que a sua instalação pode não ser capaz de alimentar esse motor.
deivisonbr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

nelminho mais tipo assim
eu queria aprender a tipo fazer essa transformaçao de fase em fases individuais pois eu sei que e possivel so nao tenho a ideia de como se faz isso
tenho um bom conhecimento de eletronica e eletricidade e essa duvida surgiu em minha cabeça quando conheci um rapaz que ele usa energia eólica pra alimentar sua casa e o que sobra ele re-injeta na rede da companhia sem que aja curto entre as fazes dele entao eu gostaria de saber se tem alguem aki que possa me explicar como isso acontece e como ele pega uma fase diferente da rede da companhia e comsegue colocar na mesma frequencia sem q aja encontro de fases
a minha maior duvida e de como dividir uma fase em duas só isso
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

deivisonbr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

vc esta sujerindo para que eu use um transformador para criar uma fase diferente usando a mesma que eu ja tenho?
é isso?
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Mensagem por justme »

deivisonbr Escreveu:vc esta sujerindo para que eu use um transformador para criar uma fase diferente usando a mesma que eu ja tenho?
é isso?

Não, a resposta do nelmindo foi em relaçao a esta questão:
galera eu estou com uma duvida, eu estou aqui na minha casa com um motor bi-fásico mais so que eu uso energia monofásica
Ora para resolver este assunto, não precisa de duas fases mas apenas uma de tensão superior, o que se consegue com um transformador.

Quanto á outra questão:
Sim, é possivel a partir de qualquer fonte de energia (alternada, continua, etc) criar não só duas fases, mas 3, 4, etc
Geralmente isto é realizado com recurso a componentes de eletronica de potencia (tiristores).

Em relação a esta terceira questão:
e o que sobra ele re-injeta na rede da companhia sem que aja curto entre as fazes dele entao eu gostaria de saber se tem alguem aki que possa me explicar como isso acontece e como ele pega uma fase diferente da rede da companhia e comsegue colocar na mesma frequencia sem q aja encontro de fases
Primeiro, é necessario que a frequencia gerada seja a mesma da rede onde se vai "injetar", depois é necessario que a tensão tambem o seja, e por ultimo que haja tambem sincronismo de fase.

Um abraço
Responder

Voltar para “Dúvidas”