Tomadas trifáicas
Tomadas trifáicas
Boas pessoal...
Normalmente costumam meter quantas tomadas trifásicas por circuito (claro está quando não estão definidos equipamentos específicos para elas)...
Normalmente costumam meter quantas tomadas trifásicas por circuito (claro está quando não estão definidos equipamentos específicos para elas)...
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Re: Tomadas trifáicas
Olá ngp.
Quer tenhas equipamentos ou não ligadas a tomadas mono ou trifáicas só podes ter 8.
Cumprimentos.
Quer tenhas equipamentos ou não ligadas a tomadas mono ou trifáicas só podes ter 8.
Cumprimentos.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Pelas RTIEBT sim, mas a filosofia dos 8 pontos de utilização (neste caso tomadas) já vem do RSIUEE (antigo regulamento) e aplicava-se a Locais residenciais ou de uso profissional.
Na minha opinião considero uma regra que deve ser aplicada em todas as instalações. Para não sobrecarregar os circuitos.
Cumprimentos.
Na minha opinião considero uma regra que deve ser aplicada em todas as instalações. Para não sobrecarregar os circuitos.
Cumprimentos.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
angel_of_diablo Escreveu:Pelas RTIEBT sim, mas a filosofia dos 8 pontos de utilização (neste caso tomadas) já vem do RSIUEE (antigo regulamento) e aplicava-se a Locais residenciais ou de uso profissional.
Cumprimentos.
Boas,
este assunto já foi mais que discutido... mas esta da sobrecarga dos circuitos não deixa de ter "piada".
Como é que um circuito de tomadas, tenha ele uma ou n' tomadas, pode ser sobrecarregado se está limitado ao disjuntor que protege o circuito?
O facto de ter mais tomadas não altera em nada a protecção a montante. Claro que estamos a falar de circuitos normais de tomadas (16A).
ohmico
Provavelmente o angel refere-se ao aumento da complexidade (nº de tomadas por circuito) e não á sobrecarga eletrica.
Pelo menos assim o entendi.
Esperemos pelo esclarecimento do proprio.
Um abraço
Pelo menos assim o entendi.
Esperemos pelo esclarecimento do proprio.
Um abraço
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Olá a todos.
ohmico, se colocasses muitas tomadas num circuito de 16A certamente não iria conseguir alimentar todos os equipamentos ligados a elas, pois atingiria rápidamente os 16A. Tem o exemplo das tomadas para máquinas de lavar e secar que devem ser individuais.
É preferível ter várias circuitos de 8 tomadas, distribuidos pelas 3 fases, de modo a garantir a boa exploração da instalação.
Mas cada um faz como compreender melhor, desde que cumpra legislação.
Como projectista não o faço, mas é a minha opinião.
ohmico, se colocasses muitas tomadas num circuito de 16A certamente não iria conseguir alimentar todos os equipamentos ligados a elas, pois atingiria rápidamente os 16A. Tem o exemplo das tomadas para máquinas de lavar e secar que devem ser individuais.
É preferível ter várias circuitos de 8 tomadas, distribuidos pelas 3 fases, de modo a garantir a boa exploração da instalação.
Mas cada um faz como compreender melhor, desde que cumpra legislação.
Como projectista não o faço, mas é a minha opinião.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Técnico Dedicado
Boas,
e porque é que eu não posso instalar 10 tomadas numa sala, para poder mudar os equipamentos para o lado que me der na "real gana" quando me apetecer?
Porque é que acha que tenho de carregar as tomadas todas?
"ohmico, se colocasses muitas tomadas num circuito de 16A certamente não iria conseguir alimentar todos os equipamentos ligados a elas, pois atingiria rápidamente os 16A."??? e se forem só oito?
ohmico
e porque é que eu não posso instalar 10 tomadas numa sala, para poder mudar os equipamentos para o lado que me der na "real gana" quando me apetecer?
"ohmico, se colocasses muitas tomadas num circuito de 16A certamente não iria conseguir alimentar todos os equipamentos ligados a elas, pois atingiria rápidamente os 16A."??? e se forem só oito?
ohmico
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Relativamente à sala não pode ter mais de 8 e isso está no regulamento, a não ser que ponha tomadas duplas, triplas, etc, pois contam como 1.
Mas mesmo assim, e na minha opinião, acho que não devem ser ultrapassados as 8, para além do que disse anteriormente, como pelo seguinte:
1) Quantas mais tiver maior será o comprimento da canalização, pois terão espalhadas por toda a nave num único circuito, o que pode dar problemas com a Queda de Tensão e Lmax permitidos.
2) Prefiro ter 2 circuitos de 8 tomadas e caso uma falhe só afecta essas 8 tomadas, do que ter 1 circuito com 16 e todas serem afectadas, e aqui entra o que disse sobre a exploração da instalação.
O porquê do limite das 8 não sei quem definiu isso, mas deve ter alguma lógica.
Cumprimentos.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
a lógica é exactamente os pontos que referiu, mas é uma recomendação, e não uma imposição, se fôr necessario instalar 9 ou 10, pode! pela razão que o "ohmico" enumerou...angel_of_diablo Escreveu:ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Relativamente à sala não pode ter mais de 8 e isso está no regulamento, a não ser que ponha tomadas duplas, triplas, etc, pois contam como 1.
Mas mesmo assim, e na minha opinião, acho que não devem ser ultrapassados as 8, para além do que disse anteriormente, como pelo seguinte:
1) Quantas mais tiver maior será o comprimento da canalização, pois terão espalhadas por toda a nave num único circuito, o que pode dar problemas com a Queda de Tensão e Lmax permitidos.
2) Prefiro ter 2 circuitos de 8 tomadas e caso uma falhe só afecta essas 8 tomadas, do que ter 1 circuito com 16 e todas serem afectadas, e aqui entra o que disse sobre a exploração da instalação.
O porquê do limite das 8 não sei quem definiu isso, mas deve ter alguma lógica.
Cumprimentos.
Jaime Reis
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Essas 8 tomadas depressa transformam-se em 24 com as triplas que lá vão colocar depois. É por isso que se limitam a 8 apenas. Em locais de uso profissional, não coloco restrições para tomadas de uso geral, tudo depende do uso que irão dar ao local e da localização das tomadas. Se tiver 12 tomadas numa sala, não irei colocar 2 circuitos diferentes com certeza...
Quanto à pergunta inicial, quando instalo tomadas trifásicas em oficinas automóveis, por exemplo, tento não ter mais que 4 tomadas por circuito.
Quanto à pergunta inicial, quando instalo tomadas trifásicas em oficinas automóveis, por exemplo, tento não ter mais que 4 tomadas por circuito.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
-
- Técnico Dedicado
Boas,
este assunto continua a render... qual é o problema de as oito serem transformadas em 32 com triplas, se o circuito está limitado pelo disjuntor?
ohmico
este assunto continua a render... qual é o problema de as oito serem transformadas em 32 com triplas, se o circuito está limitado pelo disjuntor?
ohmico
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Boas,
Continua uma vez que achei que nenhuma das respostas respondiam de facto ao que foi perguntado inicialmente no post.
Quanto à sua resposta, se ler o que escrevi da forma como o escrevi, vai perceber que foi exactamente isso que quis dizer, que não há problema nenhum em ter-se mais de 8 tomadas num circuito, a não ser em habitações onde deve-se ter em conta o limite de 8 tomadas por circuito (deve-se, não se tem que...logo não é uma imposição)!
E mais uma rectificação: 8x3=24 e não 32!!! isto considerando que uma tripla é mesmo uma tripla!
Continua uma vez que achei que nenhuma das respostas respondiam de facto ao que foi perguntado inicialmente no post.
Quanto à sua resposta, se ler o que escrevi da forma como o escrevi, vai perceber que foi exactamente isso que quis dizer, que não há problema nenhum em ter-se mais de 8 tomadas num circuito, a não ser em habitações onde deve-se ter em conta o limite de 8 tomadas por circuito (deve-se, não se tem que...logo não é uma imposição)!
E mais uma rectificação: 8x3=24 e não 32!!! isto considerando que uma tripla é mesmo uma tripla!
José Duarte Pereira
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Desde sempre que o "deve" nas regras é uma imposição. Discutido e mais do que debatido este assunto (deve) e a quantidade (oito) aqui no forum.Duarte82 Escreveu:Boas,
Para relembrar:
801.5.3 — Circuitos finais.
Em locais de habitação, os circuitos finais devem, em regra, ser monofásicos.
Em locais de habitação, cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais do que oito pontos de utilização. Para efeitos da contagem do número de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais) tomadas de 16 A agrupadas num mesmo aparelho, são consideradas como um único ponto de utilização.